Menu

O Homem de Dores

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Só um Deus sofredor pode ajudar”.

Dietrich Bonhoeffer

Há tempos o homem se inquieta com a reação de Deus ao seu sofrimento. Como um Deus bondoso permite as catástrofes e atrocidades que assolam toda a humanidade?

Em seu livro “A pergunta que não quer calar”, mais uma vez, Philip Yancey aborda a questão que envolve Deus e o sofrimento. Apesar de não encontrar uma reposta pronta para tal pergunta, “Onde está Deus quando sofremos”? o autor faz algumas reflexões que derramam um pouco de luz sobre nossas trevas de inquietação.

Poderia discorrer aqui sobre os vários argumentos apresentados no livro, mas destaco o que mais me tocou: Yancey nos chama atenção para o fato de que ‘nenhuma outra religião tem esse modelo de Deus’, que tenha descido e vindo sofrer entre os homens. Quando o mundo em caos clama a Deus por socorro, Ele envia o que tem de melhor: Jesus é a reposta de Deus para o sofrimento humano!

“Por uma razão qualquer, Deus escolheu responder as agruras da condição humana não brandindo uma varinha mágica que fizesse o mal e o sofrimento desaparecerem, mas absorvendo isso pessoalmente. ‘Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós’ (Jo.1.14). Diante do sofrimento, não bastam palavras. Precisamos de algo mais: a palavra que se fez carne é a prova concreta de que Deus não nos abandonou”. (P. Yancey)

Jesus nos mostra que “o caminho redentor passa pelo sofrimento e não ao redor dele”. Ele bebeu do cálice até a última gota. Experimentou o sofrimento até a morte. Aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e por isso temos um Sumo Sacerdote que se compadece de nós nas nossas fraquezas. O autor da nossa Salvação foi aperfeiçoado na dor. Isso nos garante a certeza de um Deus que se identifica com nossas agruras e aflições, não só porque é onisciente, mas porque também experimentou pessoalmente o sofrimento; o homem de dores sabe o que é padecer.

“Num mundo moderno que pressupõe que Deus está ausente, Cristo é Deus gritando: Estou aqui”!

Christian Wiman

YANCEY, Philip. A Pergunta que não quer calar. Tradução Almiro Pisetta. 1.ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2015.

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

When God’s Timing is Taking Too Long

We all want good things to happen in our lives, but too often we want it now…not later. When it doesn’t happen that way, we are tempted to ask, “When, God, when?” Most of us need to grow in the area of trusting God instead of focusing on the “when” question. If you’re missing joy and peace, you’re not trusting God. If your mind feels worn out all the time, you’re not trusting God.

Leia mais