Menu

Vai e compra um campo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O cenário é de completa tragédia. Por fora da cidade, o cerco do exército inimigo encerra o povo dentro dos muros de Jerusalém. Por dentro, medo, fome, escassez e incertezas assombram quem ainda sobrevive às investidas do incansável adversário. 

Em meio à destruição e diante do cativeiro iminente, uma ordem dada ao profeta parece contrariar qualquer resquício de lógica que ainda pudesse existir: 

– Jeremias, vai e compra um campo. 

Mesmo que parecesse não ter mais saída, que o inimigo estivesse à porta e o fim fosse certo, ainda assim, mesmo sem qualquer expectativa quanto ao futuro, um campo é comprado em tempos de guerra. 

Sem entender o porquê, Jeremias cumpre a ordem. Obedece primeiro, pergunta depois. 

Que fé é essa que faz alguém se mover com tanta certeza contra o natural? Comprar um campo numa cidade condenada é acreditar que existe bonança após a tempestade, que a destruição não é o fim e que depois dessa luta, virá um tempo de reconstrução; é se preparar para o dia da restituição, mesmo que tudo ao redor grite: acabou!  

Vai e compra um campo é uma ordem que contradiz a razão, põe a fé à prova, mas também leva aquele que ousa arriscar e obedecer a um outro nível de relacionamento com o Criador. Depois disso, nada mais será como antes.

Sair do cativeiro e voltar ao campo comprado traz o refrigério à alma e a certeza de que o espanto acabou e de que Aquele que promete restauração quando tudo está desmoronando é fiel para cumprir o que disse. É hora de recomeçar e já se tem de onde partir. Aquele campo antes deserto e sem esperança, pode ser agora o ponto de partida para recomeçar e viver um novo tempo!

Ainda que tudo diga que não, se é Deus quem manda, apenas obedeça. Mesmo sem entender, apenas vai e compra o seu campo. Ouse sonhar apesar das circunstâncias e acreditar que dias melhores virão. Sim, eles virão! Existe uma alegre manhã no final de uma noite de choro, não importa quão longa ela seja. O sol sempre vai despontar no horizonte anunciando que a escuridão acabou e um novo dia está à sua espera. 

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Comprometidos com o Evangelho

Desde há muito somos conhecidos como evangélicos, ou seja, como pessoas que creem no Evangelho, que aceitam o Evangelho, seguem-no, com ele se identificam e

Leia mais
Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

O Cristianismo plagia mitos antigos?

Entre as muitas perguntas que recebemos, uma das que mais ocorrem quando investigamos o caráter original do pensamento cristão diz respeito à alegação de que

Leia mais