Menu

Vai e compra um campo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O cenário é de completa tragédia. Por fora da cidade, o cerco do exército inimigo encerra o povo dentro dos muros de Jerusalém. Por dentro, medo, fome, escassez e incertezas assombram quem ainda sobrevive às investidas do incansável adversário. 

Em meio à destruição e diante do cativeiro iminente, uma ordem dada ao profeta parece contrariar qualquer resquício de lógica que ainda pudesse existir: 

– Jeremias, vai e compra um campo. 

Mesmo que parecesse não ter mais saída, que o inimigo estivesse à porta e o fim fosse certo, ainda assim, mesmo sem qualquer expectativa quanto ao futuro, um campo é comprado em tempos de guerra. 

Sem entender o porquê, Jeremias cumpre a ordem. Obedece primeiro, pergunta depois. 

Que fé é essa que faz alguém se mover com tanta certeza contra o natural? Comprar um campo numa cidade condenada é acreditar que existe bonança após a tempestade, que a destruição não é o fim e que depois dessa luta, virá um tempo de reconstrução; é se preparar para o dia da restituição, mesmo que tudo ao redor grite: acabou!  

Vai e compra um campo é uma ordem que contradiz a razão, põe a fé à prova, mas também leva aquele que ousa arriscar e obedecer a um outro nível de relacionamento com o Criador. Depois disso, nada mais será como antes.

Sair do cativeiro e voltar ao campo comprado traz o refrigério à alma e a certeza de que o espanto acabou e de que Aquele que promete restauração quando tudo está desmoronando é fiel para cumprir o que disse. É hora de recomeçar e já se tem de onde partir. Aquele campo antes deserto e sem esperança, pode ser agora o ponto de partida para recomeçar e viver um novo tempo!

Ainda que tudo diga que não, se é Deus quem manda, apenas obedeça. Mesmo sem entender, apenas vai e compra o seu campo. Ouse sonhar apesar das circunstâncias e acreditar que dias melhores virão. Sim, eles virão! Existe uma alegre manhã no final de uma noite de choro, não importa quão longa ela seja. O sol sempre vai despontar no horizonte anunciando que a escuridão acabou e um novo dia está à sua espera. 

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A humildade e sua recompensa

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Pv. 22:4 A humildade tem uma recompensa valiosa. Em um mundo

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Jesus set me free

So, if the Son sets you free, you will be free indeed.  John 8.36 Isn’t it wonderful? We are free! Undoubtedly free.  How motivating and

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Movimento

O mundo está em constante mudança, seja em seus dilemas, seja em suas crenças, seja no seu físico, mas uma coisa que não muda é

Leia mais