Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:23 diz:  Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde se senta com as demais autoridades.

Somente era possível esse homem ser respeitado na porta da cidade porque ele era respeitado da porta de casa para dentro também.

A mulher virtuosa era forte o suficiente para auxiliar o seu marido, dedicando sua vida a promove-lo e não se sentir diminuída por isso.

Ela é uma ezer, uma auxiliadora, e não sente pena de si mesma, nem fica ressentida pela honra que seu marido recebe. Quando ele é honrado, ela se sente honrada também.

Débora era esposa de Lapidote. Jael era esposa de Heber, um queneu.

Quando Débora se “levanta como mãe em Israel”, não foi em uma atitude de disputa ou rivalidade com Baraque. Ela não toma o lugar de Baraque na guerra contra o exército liderado por Sísera, mas se posiciona como uma incentivadora, uma encorajadora, uma auxiliadora para Baraque.

Deus compartilhou com as mulheres algo que é particular Dele. Deus também é ezer!  Ezer é ser um forte auxílio, socorro.

Salmos 33. 20 diz: Nossa esperança está no Senhor;   ele é nosso auxílio e nosso escudo.

A palavra aqui traduzida como auxílio, no original é ezer, a mesma palavra utilizada em  Gênesis para se referir ao propósito de Deus ao criar a mulher: ser uma ezer para o homem.

Salmos 115:9 diz: Ó Israel, confie no Senhor;  ele é seu auxílio e seu escudo!

Mais uma vez, Deus referindo-se a si mesmo como Ezer do seu povo. Tanto homens quanto mulheres foram feitos à imagem e semelhança de Deus.

Deus criou na família uma força de cooperação entre os sexos, e não de rivalidade. É uma força que depende da Unidade. Nenhum reino dividido contra si subsiste. A casa dividida contra si mesma também não prospera.

A mulher guardiã sabe que foi criada por Deus para ser uma ezer. E é uma ezer que ele vai usar. Não somos fracas quando vivemos o propósito para o qual fomos criadas. Nós mulheres, somos o forte socorro que Deus vai usar para promover os assuntos de interesse do seu Reino.

Essa mulher não estava competindo com o seu marido. Ela sabia seu valor. Ela conhecia seu propósito. Sua mente estava alinhada com suas ações e o respeito ao seu marido, a honra que ele recebia às portas da cidade não a fazia se sentir ameaçada.

Publicações Relacionadas

Devocional
André Batalhão

Ovelhas entre lobos

Quando Jesus envia os discípulos em missão, Ele não lhes promete facilidade, mas verdade. Suas palavras são diretas: “Eis que eu os envio como ovelhas

Leia mais
Devocional
André Batalhão

Fé que persevera

“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça,

Leia mais
Devocional
Déborah Freire

O ponto final

Pronto. Agora quero fazer algo por ela! Mas o quê? Um filho.Se considerarmos a narrativa bíblica, veremos que a sunamita não pediu nada em troca

Leia mais

Outras Publicações

Sem categoria
Veronica Guimarães

Fidelidade e lealdade de Rute

Rute, uma mulher moabita, é um exemplo inspirador de fidelidade e lealdade. Apesar de ser uma estrangeira, Rute demonstrou amor e compromisso para com sua

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

You Are Wanted

I want to encourage you to stop and think about how wonderful it is to be loved and wanted by God. This means we can relax, breathe and receive His love. We can think about it, thank Him for it, and watch for the ways His love shows up in our daily lives. God shows His love for us in so many things, both big and small, but we’re often unaware of it. Let’s make it a habit to start to look for the all the things He does for us day in and day out.

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

God of new opportunities

Let us then approach God’s throne of grace with confidence, so that we may receive mercy and find grace to help us in our time

Leia mais