Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:18 diz:  Certifica-se de que seus negócios sejam lucrativos; sua lâmpada permanece acesa à noite.

O fato da mulher virtuosa de provérbios 31 ser dedicada ao lar não a impede de estar engajada em seus empreendimentos. Ela não está simplesmente buscando uma ocupação para “passar” o tempo, mas, ela se certifica que seus negócios sejam lucrativos, que sejam rentáveis.

Ela conhece a qualidade daquilo que realiza: ela administra bem o seu negócio lucrativo!

Quem disse que dinheiro não é coisa de mulher?

Como já foi dito, a organização administrativa e financeira da Oikos era responsabilidade das mulheres… de onde surgiu o termo “oikonomia” (administração doméstica) origem da palavra “economia”.

Se alguém te disser que mulher não sabe administrar dinheiro, saiba que não foi da Bíblia que ela tirou isso. 

O texto bíblico diz “Sua lâmpada permanece acesa à noite…”. A diligência dessa guardiã não se limitava as questões da casa e de sua responsabilidade com seu empreendimento. Mesmo quando todos iam dormir ela reconhecia seu compromisso em relação ao seu marido.

1 Coríntios 7:5 diz: Não privem um ao outro de terem relações, a menos que ambos concordem em abster-se da intimidade sexual por certo tempo, a fim de se dedicarem de modo mais pleno à oração. Depois disso, unam-se novamente, para que Satanás não os tente por causa de sua falta de domínio próprio. 

A esposa é a única mulher em todo mundo que pode, legitimamente, satisfazer as necessidades sexuais do seu marido. A mulher virtuosa não era negligente com isso.  A mulher que se posiciona como guardiã em sua casa entende que sexo é um assunto estratégico para a sua família. A vida sexual ativa e satisfatória fecha brechas contra satanás que somente oração e jejum não fará.

Uma queixa muito presente na fala de mulheres hoje em dia é a falta de desejo sexual por parte do homem, e isso pode ser um sintoma de que a mulher esteja funcionando de maneira masculina na relação.

São características do masculino: Agressividade, Objetividade, Razão e Competitividade

Essas são mulheres que não pedem nem sabem receber ajuda. Elas Buscam fazer mudanças no marido usando crítica e confronto, muitas vezes se posicionando como mãe do marido, e não como auxiliar. É provedora, controladora… É uma mulher sobrecarregada, que se sente tensa a maior parte do tempo.

Quanto mais feminina uma mulher, mais “masculino” será o homem. Quanto mais “masculina” for uma mulher… menos masculino o homem será.

Isso pode até mesmo, impactar em confusão na identidade sexual dos filhos.

A mulher virtuosa, como uma guardiã, sabia usar sua feminilidade de maneira intencional e tinha uma vida sexual ativa e satisfatória.

Por hoje é só, nos vemos amanhã!

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

O primeiro homem (Homo sapiens)

Quem foi o primeiro homem? Reflexões como essa faziam parte das indagações (para alguns, “divagações”) teológicas e filosóficas desde os primeiros registros históricos. Porém, após

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Onde estão os pregadores?

Onde estão os pregadores plenamente comprometidos com a essência do Evangelho de Cristo, capazes de ministrar o trigo da Palavra sem o joio das imaginações

Leia mais