Menu

Davi do sucesso ao pecado, do reinado ao fracasso, das ruínas às mãos de Deus.  

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Leitura Base: 2 Samuel 11

É muito comum tomarmos decisões sem pensar nas consequências das nossas escolhas. Para muitos, e até para nós mesmos, o que vale na hora de tomar as decisões é o prazer ou satisfação momentânea que aquilo vai nos trazer. Por sermos uma geração muito imediatista, raramente pensamos sobre o futuro e as consequências das nossas decisões, tornando muito mais fácil cair em tentação e pecar. 

Apesar de eu ter citado essa geração como exemplo, nós vemos casos de decisões tomadas por impulso e imprudência desde antiguidade. A história de Davi e o adultério com Bate-Seba é um dos exemplos que demonstram que escolhas inconsequentes resultam em fracasso e como lidar com as consequências dessas escolhas. 

Muitos conhecem a história de Davi que saiu de pastor de ovelhas ao palácio, porém nem tudo em sua vida foi perfeito, apesar de ser um homem segundo o coração de Deus (1Sm 13.14; At 13.22). Uma escolha mal feita trouxe a ruína para sua família durante muito tempo. 

O contexto afeta a escolha? Sim! 

A Bíblia fala em 2 Samuel 11.1 que Davi deveria estar na guerra “…no tempo em que os reis costumam sair para a guerra […] Davi ficou em Jerusalém”. Enquanto os soldados guerreavam para manter o povo protegido, Davi negligenciou suas obrigações, ficou em casa descansando e passeando pela varanda. Nesse pequeno trecho que já conseguimos aprender que “pequenas” decisões erradas criam um contexto para grandes pecados. 

Em 2 Samuel 11.2 vemos que, por negligência, Davi ao olhar pela varanda de sua casa avistou uma mulher, que era muito bonita, tomando banho (daqui pra frente é só ladeira abaixo, galera). Davi agiu de forma descuidada, estava onde não deveria estar, olhou algo que não deveria olhar e cobiçou uma mulher que não era sua. Penso que talvez, pelas grandes conquistas que obteve nos capítulos anteriores Davi se deixou levar pelo ego e não vigiou, esquecendo que a carne é fraca (Mt 26.41; 1Co 10.12).

A história do adultério de Davi nos ensina como é importante cuidarmos da nossa vida espiritual, vigiando a todo tempo, para não fazermos escolhas erradas. Davi subestimou a sua natureza pecaminosa, se esquecendo de que ainda era um pecador e precisava vigiar.

O que Jesus ensina em Mateus 5.27-32 deve ser levado em conta por nós, para não fazermos escolhas iguais às de Davi, sempre vigiando para não cairmos em tentação e evitar fazer escolhas que nos conduzam à ruína.

Dá para tomar decisões erradas sendo um homem segundo o coração de Deus? Sim! 

Assim que Davi cobiçou Bate-Seba, esse desejou subiu ao seu coração fazendo com que ele mandasse buscá-la e deitou-se com ela cometendo adultério. Essa escolha resultou em outras escolhas erradas, na tentativa de esconder seu pecado. As consequências desses atos acompanharam a família de ambos durante gerações.

As consequências das nossas escolhas chegam mesmo? Sim, independentemente do tempo. Na vida, as escolhas erradas que fazemos, sempre terão suas consequências. A Bíblia nos diz que aquilo que semearmos, isso ceifaremos (Gl 6.7,8). 

O povo podia ter ignorado o que Davi e Bate-Seba fizeram, mas Deus que conhece os nossos corações e todas as coisas, sabia o que eles haviam feito. Nada ficou escondido do Senhor, que no tempo dEle enviou até Davi o profeta Natã, para o advertir (2Sm 12.1-15).

Davi demonstrou-se arrependido pelo que fez e foi perdoado (2 Sm 12.13), mas ainda assim teve de enfrentar as consequências de seus atos. Primeiro, foi a morte do filho que Bate-Seba estava gerando (2 Sm 12.15,18). Depois, surgiram outras consequências. O Senhor, por meio do profeta Natã, disse que a espada jamais se afastaria da casa de Davi. Assim como Urias foi morto de forma violenta, também a violência não se afastaria da casa do rei. Um tempo depois, seu filho Absalão, assassinaria seu próprio irmão Amnom como vingança por ter estuprado a irmã deles, Tamar (2Sm 13.1-36). O desenrolar disso, mais tarde, fez com que Joabe matasse Absalão (2Sm 18.14-15).

A história de Davi e Bate-Seba, de suas escolhas erradas e consequências trágicas, permaneceu por todo esse tempo, como um alerta para todo cristão na hora de fazer suas escolhas. Para todas as escolhas erradas, existe um preço a ser pago e ele pode ser alto demais, como foi o caso de Davi e Bate-Seba. Então querido (a) leitor (a), tome cuidado com suas escolhas. 

Se sou perdoado, ainda assim terei que arcar com as consequências? Sim!

O perdão foi declarado logo depois de Davi reconhecer sua culpa (2 Sm. 12.13). Já aprendemos que Davi colheu consequências por causa de suas culpas. Isso nos mostra que ser perdoado não significa que não receberemos as consequências dos nossos atos. No Salmo 51, escrito por Davi quando o profeta Natã foi falar com ele, encontramos sua confissão de forma detalhada, na qual ele reconhece sua culpa. Davi mostra a certeza de que Deus pode perdoar e restaurar sua vida, trazendo de volta a alegria da salvação (Sl 51.12).

Se por um lado, a história de Davi serve como alerta de como podemos cair nas tentações e ruína espiritual, por outro lado, mostra que por maior que seja a nossa culpa, mesmo que seja na proporção da culpa de Davi (que aliás foi grande viu?), ou até maior, aprendemos sobre a grandeza da misericórdia de Deus. Podemos entender a profundidade das palavras do profeta Jeremias: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lm 3.22-23).

Agora que você aprendeu sobre Davi e Bate-Seba, avalie sua vida e veja onde você tem errado com o Senhor. Converse com O Pai, seja sincero (a) ao pedir perdão e se disponha a abandonar o pecado. Não se esqueça de agradecer pela misericórdia do Senhor, pois graças a ela, nós temos a oportunidade de sermos perdoados. 

Graça e paz, até a próxima!

Publicações Relacionadas

InterBible
Larissa Silva

Sabedoria – parte III

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” – Provérbios 4:23 Estes dias estive parando

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Sabedoria – parte II

“A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso!” Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos,

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Sabedoria – parte 1

“O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes

Leia mais

Outras Publicações

NPC
Evanildo Santos de Lucena

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA

Palavra introdutória Você pode estar se perguntando: o que este assunto tem a ver comigo? Tem tudo a ver, pois política é uma ciência relacionada

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

What do you prioritize?

But seek first his kingdom and his righteousness, and all these things will be given to you as well. Matthew 6:33 NIV It’s hard for

Leia mais