Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:10 diz:

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.”

Que coisa incrível! Uma mulher que sabe reconhecer o valor de uma outra mulher!

A mulher virtuosa descrita em Provérbios 31 nos é apresentada como uma mulher de alto valor. Ela é rara como uma pedra preciosa. Por isso o texto questiona: “quem a achará?”. Uma mulher que reúne tantas qualidades! Físicas, espirituais, emocionais, intelectuais…  

Diante disso podemos nos sentir tão expostas à sobrecarga de comparações, expectativas e críticas externas (e internas) que corremos o risco de identificarmos como uma ameaça quando vemos o brilho de outra mulher. Quem está diante de uma ameaça tende a assumir um comportamento defensivo.

Mas essa guardiã, sabia silenciar seu crítico interno e valorizar o exemplo de outra mulher.  

A mãe do rei Lemuel qualifica essa outra mulher como virtuosa. Virtude, no original significa força, poder, eficiência, fartura, exército, habilidade. Uau! Definitivamente essa não é uma mulher fragilizada.

A cultura secular, tem o seu modelo de mulher “empoderada”: Ela é principalmente emancipada de suas responsabilidades junto à sua família e confrontadora em relação aos homens.

O modelo empoderado feminista considera a mulher fraca quando assume seu posicionamento de mulher na família enquanto guardiã no lar, mãe e esposa. Chega a dizer que esses papéis são um produto cultural idealizado por homens que desejam manter as mulheres em lugar de subordinação e opressão e perpetuar a situação de privilégio masculino. Uma visão de mundo pautada na rivalidade e na divisão. E isso reflete a cegueira no entendimento dos incrédulos que formularam essas conclusões, fruto da morte espiritual de pessoas que rejeitaram a luz da instrução bíblica.

A feminilidade, ou seja, aquilo que é próprio das mulheres, tem sido a décadas associado à fraqueza e à debilidade pelos valores seculares feministas.

Porém, à luz da revelação bíblica, essa mulher, a mulher virtuosa, nos é apresentada como uma mulher de alto valor: um modelo que parece evocar todos os elementos que nos tornam sublimes como mulheres. Como linhas que tecem a linda tapeçaria da mulher que teme ao Senhor: confiabilidade, bondade, disposição de cuidar, capacidade de planejamento e de execução do funcionamento da casa, do mundo dos negócios e dos cuidados consigo mesma. Generosidade, atenção com os que sofrem, sem falhar com as necessidades dos seus compõe uma linda trama, onde aparece ainda o carinho, a delicadeza e a estima. Ela evoca não por ser bonita exteriormente, mas por ser guiada por Deus, entre os seus e entre os que a cercam: respeito, elogios e admiração.

Vamos a partir de agora nos inspirar nessa linda composição para nos firmarmos como mulheres que temem ao Senhor e que são por Ele guiadas!

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Larissa Silva

Do outro lado

Do outro lado da grade, existe alguém que nos espera. O evangelho não é só amor, e eu preciso te contar que você vai falhar,

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

I am who I am

In Scripture, a person’s name often means his character or ability, or mission — especially when God gives the name. God changed Abram’s name to

Leia mais