Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:3 diz :

 “Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis.”

Se a gente “piscar” corre o risco de começarmos a desconfiar desse alerta que a mãe do Rei Lemuel faz a ele, afinal, não parece que ela coloca a culpa toda na mulher? Não há homens que “destroem rainhas”?

Mas precisamos entender que a bíblia não trata de achar um culpado na relação entre homens e mulheres. Os seres humanos, sem distinção de sexo, são pecadores… e Jesus, homem, morreu pelos pecados de ambos.

Romanos 3:23,24 diz que “ pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,  sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 

Gálatas 3:26-28 diz assim:

Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus. 

O que nos importa aqui é aprendermos o princípio de sabedoria que está sendo ensinado: a importância do exercício da influência materna sobre a próxima geração.

Discursos vitimistas foram feitos sob medida para nos distrair do que é mais importante: Cristo já pagou o preço por homens e mulheres, e agora, foi destruída a inimizade que nos dividia, como diz efésios 2.14

Jesus Cristo é “a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”.

Voltando ao poderoso ensinamento presente neste versículo…

A mãe do rei Lemuel é uma mulher consciente do seu papel de guardiã, de mentora da próxima geração e que não se furta de influenciar seu filho, solteiro, orientado-o a como agir à altura da elevada posição de liderança que ele assumiria.

Ela se posiciona como conselheira de seu filho enquanto solteiro, porque ela sabe que, uma vez casado, seu posicionamento se limitará ao de intercessora.

Que nós também sejamos como essa mãe, que está intencionalmente exercendo seu papel de influência dado por Deus, para direcionar seu filho a viver segundo uma perspectiva de vida alinhada aos propósitos do Senhor para a vida dele. Essa é a mentalidade da guardiã.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriano Lopes

Você precisa se movimentar

Então se levantou ela com suas noras, e voltou dos campos de Moabe: porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o

Leia mais
Devocional
Marcela Gomes

Ninguém jamais viu Deus

“Ninguém jamais viu Deus, se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade.” 1 João 4.12

Leia mais