Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:6 diz :

“Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito“

A angústia é algo amargo. Tristeza, insegurança, culpa, mal-estar, pressão no peito e até mesmo dor… a Bíblia chama de angústia. 

Salmos 118:5 diz “Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade.”

Aqui fala de homens embriagados pelo vinho, mas há pessoas embriagadas com muitas outras coisas: sucesso, poder, fama, soberba, orgulho…  Lucas 21. 34 diz:  Tenham cuidado! Não deixem seu coração se entorpecer com farras e bebedeiras, nem com as preocupações desta vida. Não deixem que esse dia os pegue desprevenidos.

É preciso olhar os angustiados com misericórdia. Será que você já compreendeu o papel que o vício exerce? Não apenas o vício em bebida, mas em jogos de azar, pornografia, compras, drogas ilícitas, sexo, dentre outros. O vício se estabelece em corações sobrecarregados de angústia, como um anestésico. Muitas vezes essas pessoas precisam muito da nossa misericórdia, mais até do que do nosso julgamento porém, muitas vezes, nossa tendência é usar a crítica no lugar da compaixão. Nós, cristãos, temos em Deus alívio e consolo para o nosso sofrimento, e por isso, o desespero não encontra lugar. Mas, a pessoa angustiada, desesperada muitas vezes encontra “refúgio” em comportamentos que na verdade são fugas, porque dá a elas a sensação de anestesia emocional. Mas esses são também comportamentos  autodestrutivos.

Essa guardiã incentiva o seu filho a ter compaixão por aqueles que estão angustiados.

Porém, tolerar violência, agressões não está incluído em comportamentos que expressam compaixão. O Deus que odeia o divórcio, também odeia aquele que se veste de violência. Malaquias 2:16 diz:  “Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz: Eu odeio o divórcio e os homens violentos”.

Se você conhece uma mulher em situação de violência doméstica, ou se você é essa mulher, busque uma rede de apoio e denuncie!

Não há justificativa para a violência contra a mulher.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Aline Brum

ABRE-TE

“E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua

Leia mais