Menu

Uma Videira Frutífera – O que Significa ser Podada?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.” (Salmos 128.3)

Poda significa corte, diminuição, redução. Fisicamente, é um processo voltado para o crescimento da planta, onde um jardineiro corta os ramos inúteis de uma planta.

Na vida espiritual, essa figura é usada para o processo de limpeza aos quais Deus nos submete, a fim de que amadureçamos e cresçamos espiritualmente.

A poda em geral acontece por meio de circunstâncias adversas que expõe aquilo que há no nosso coração. 

No processo natural de poda, ramos e folhas são cortados. Folhas podemos considerar os elementos humanos. As folhas em uma árvore cumprem um propósito muito importante para a planta, pois são responsáveis pela fotossíntese, que é um processo que garante a sobrevivência da planta, gerando nutrientes para ela própria. A planta capta luz solar, e transforma em alimento, em energia química. 

Podemos considerar folhas como aspectos da vida humana que sustentam naturalmente nossa existência. Folhas fazem parte da nossa vida e são importantes. Mas, há momentos em que elas travam o nosso crescimento.

Dá pena ver uma planta podada, naturalmente consideramos uma “maldade”… a planta estava tão bonita, mas agora seu aspecto parece desfigurado.

Muitas vezes nos sentimos assim… desfiguradas pelos processos que o Senhor nos coloca. Coisas que são importantes para a nossa vida humana são negadas, cortadas, reprimidas, suprimidas. 

Porém a poda potencializa o uso dos nutrientes retirados do solo, garantindo frutos saudáveis e muito mais saborosos.

É o fruto que leva a semente e alimenta a outros. O fruto é o propósito da árvore, a sua reprodução. As “folhas” dos resultados humanos que nos impressionam, quando são tudo que temos a oferecer, são desprezados por Cristo.

O fruto não é o que é exposto em um púlpito, ou por meio necessariamente de um “ministério”. Não é uma roupa que visto, um vocabulário que assumo, ou palavras que falo. É aquilo que vivo. O fruto é a evidência externa de algo que acontece internamente: permanência em Cristo + limpeza.

Estamos ansiosas em sermos usadas por Deus e dispostas para isso, e, Deus está correspondendo a esse desejo nos desafios cotidianos da nossa vida com Deus que precisa ser vivida em tempo de comunhão íntima com Deus, leitura da Palavra e aceitação do nosso processo de santificação.

As folhas da realização humana não geram vida espiritual. Sem vida espiritual, sem fruto espiritual. Você não reproduzirá o que não tiver.


“Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade.”
João‬ 15:8‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Publicações Relacionadas

Teologia
André Galvão

REFLEXÕES E REFUTAÇÕES CARNAVALESCAS

Qual é a primeira imagem que o nosso cérebro nos revela quando mencionamos apalavra “carnaval”? A resposta pode não ser única, mas, certamente, está circunscrita

Leia mais

Outras Publicações

Inauguração Fábrica EBD
Elizete Malafaia

O Livro dos Sonhos

O ser humano não vive sem sonhar, sem desejos saudáveis que o motivem a criar, conquistar e se realizar espiritual, emocional, material e fisicamente. Somos

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Joana: uma mulher ousada e humilde

Joana era esposa de Cuza, um oficial de finanças de Herodes Antipas (governador a serviço do Império Romano em Israel). Logo percebemos, então, que, com

Leia mais