Menu

Retire suas sandálias

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Temos que cuidar das nossas ações à luz da Palavra, dos nossos  relacionamentos e da nossa espiritualidade, pois é plenamente possível o crente cair  em tentação e perder a salvaçãoi. Digo mais: o crente pode pecar e perder-se para  sempre, em que seu relacionamento e aliança com Deus podem ser rompidos, dando  lugar ao pecado e a transgressãoii. O livro de Ezequiel deixa claro que o juízo de  Deus atingirá aqueles que se afastam de sua Justiça. Portanto, subjazemos ao Reino  de Deus e Sua Justiça, para que sejamos lembrados e abençoadosiii.

No mundo natural, assim como no espiritual, somos seres limitados e sem  astúcia diante do Poder de Deus. Eu e você precisamos reconhecer quão  insignificantes nós somos. Necessitamos mais e mais do poder vivificante do  Consolador por meio da Sua presença. Somente Ele pode findar o seu inverno e  permitir a primavera entrar na sua vida! Devemos buscar Sua Presença a cada  dia, usando a fé como instrumento inseparável de batalha. A fé em Cristo Jesus é  imputada e atribuída por Deus ao pecador, como justiça. Por meio da Justiça de  Deus percebemos como Ele é justo. É essa Justiça, do Deus justo, que justifica os  pecadores!

Para que nossos pecados sejam justificados, primeiro, precisamos  reconhecê-los e decidir não os praticar maisiv. Quem faz isso, rejeita o pecado em  sua vida e reconhece que necessita de Jesus para ser salvo. O Espírito Santo nos  conduz ao verdadeiro arrependimento e nos leva a mudança real de vida. Falando  nisso: Você já se arrependeu dos seus pecados hoje?

Se nós não nos arrependermos dos nossos pecados e não os abandonar,  podemos morrer neles, e teremos como resultado a segunda morte, a morte eternav.  Por isso, precisamos cuidar para não naufragar na fé e perecer eternamentevi. Na  epístola paulina para Timóteo o naufrágio na fé assume necessariamente o  significado de irreversibilidade, de derrota final. Que não naufraguemos nas águas  profundas da morte!vii

Mas aquele que crê não será salvo? Sim, quem crer será salvo!viii Mas, o  significado total da passagem de Marcos 16.16 é de que aquele que crer e  perseverar na fé será salvo, e, aquele que perseverar na incredulidade será  condenado. Não temos o controle do nosso tempo de vida. Por isso, devemos lutar  diariamente contra o pecado e reconhecer e adotar os fundamentos bíblicos como  um estilo de vida, integrando-os em nossas vidas como nossos próprios  fundamentos. Vemos isso na primeira carta de Paulo aos Coríntios: Se aquilo que  alguém edificar sobre os fundamentos permanecer, esse receberá recompensaix.

Nossos fundamentos são como sandálias que trajamos. As sandálias são um  artefato que usamos para percorrer os terrenos do nosso dia comum, algo que seja  aderente à realidade do homem. Nesta analogia, quero dizer que as sandálias são  amarradas pelas correias da realidade puramente humana, incluindo sua natureza  pecaminosax

Para reconhecermos nossos pecados, precisamos retirar nossas “sandálias”  e aceitar integralmente o Cristo. Precisamos anular e esquecer nossos  fundamentos caídos, como nossas emoções, desejos carnais e pensamentos  perversos. Quando Deus pede para Moisés retirar suas sandáliasxi; quando Deus  pede para Josué descalçar suas sandáliasxii; e quando João Batista diz que não é  digno de desamarrar as sandálias de Jesusxiii, Ele quer dizer, nos dois primeiros  momentos citados, que, para acessar o terreno de Deus e assumir um real  relacionamento com o Eterno, precisamos abandonar nossos próprios fundamentos.  Quando João Batista diz que não é digno de desamarrar as correias das sandálias  de Jesus, ele reconhece que os fundamentos de Deus são inabaláveis e  permanentes. Retire suas “sandálias” e adentre ao terreno de Deus, integralmente!xiv

i Colossenses 2.8

ii Ezequiel 18.24

iii Mateus 6.33

iv Atos dos Apóstolos 3.19

v Salmo 89.30-35

vi 1 Timóteo 1.18,19

vii Salmo 69.14

viii Marcos 16.16

ix 1 Coríntios 3.14

x Romanos 5.12

xi Êxodo 3.5

xii Josué 5.15

xiii Lucas 3.16

xiv Apocalipse 3.16

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Falso Profeta

Quem será o Falso Profeta? Eminentes teólogos e expositores da Bíblia declaram que, depois de Cristo, as duas maiores personagens no panorama profético dos últimos

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

A Bíblia e eu

Lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho. Viva e eficaz. O meu prazer de dia e de noite. Martelo que esmiúça a

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Believe who you are in God

“Let us therefore come boldly to the throne of grace, that we may obtain mercy and find grace to help in time of need.” (Hebrews

Leia mais