Menu

Dia da Bíblia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Pois vocês, pela viva e eterna Palavra de Deus, nasceram de novo como filhos e um Pai que é imortal e não de pais mortais” (1 Pedro 1:23)

A busca pelo saber é privilegiada quando aplicamos a boa leitura. Com isso, aumentamos nosso conhecimento e a nossa capacidade interpretativa sobre o assunto que buscamos. Analogamente, nosso conhecimento é construído por etapas, como a construção de um livro.

            Usualmente para a confecção de um livro seguimos algumas etapas como: inspiração, ideias, personagens, enredo e outros. Algumas vezes, o autor se dedica anos para alcançar seus objetivos e tornar a sua obra organizada, atraente ou cativante. Entretanto, todo esse esforço regado a erudição e destreza na escrita, não garante o sucesso. A pergunta é: por quê?

De uma forma simplista, a resposta seja porque os mais belos propósitos de escrita de um livro são humanamente limitados, e podem resultar em transformações pontuais na vida das pessoas. Tais transformações, variam em nível forma e essência. Além disso, os assuntos se esgotam e não conseguem transpor barreiras ordinárias.

            Há um livro que fora escrito por ao menos 40 autores de culturas distintas em diferentes épocas que nem mesmo conheceram, mas preservaram registros comuns que testificam um poder nunca manifesto em qualquer outra literatura. Nós chamamos este livro de BÍBLIA. Uma compilação de livros sagrados que contém reais escritos que proporcionam de forma atemporal uma literal transformação na vida do homem.

A Bíblia como nenhum outro livro, tem o poder de mudar história daqueles que leem e praticam o Evangelho, porque de fato, seu poder age no campo do extraordinário e sobrenatural, proporcionando ao homem experiências duradouras e marcantes. Trata-se de uma fonte inesgotável que emana alimento contínuo, saudável e sem reservas, chegando ao mais profundo do interior humano envolvendo completude na abordagem de todos os assuntos.

            É por essas e outras razões que todo segundo domingo do mês de dezembro, é um dia memorável para aqueles que preza pelo livro Sagrado. Afinal, estamos fazendo menção ao acesso que temos a Voz de Deus em forma de escrita. É intimamente glorioso saber que temos disponível aquilo que é o bem mais valioso de todos os tempos. Esse livro, sempre foi e será destaque e sucesso absoluto. Mesmo em meio a conflitos e guerras, ninguém nunca conseguiu ofuscar o real propósito da qual foi direcionada a Palavra.

A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade sendo em sua totalidade inspiração divina. Isso está atestado no registro da carta de Paulo a Timóteo “Pois toda a escritura sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações” (2 Tim. 3 – 16:17).  

Segundo Sociedade Bíblica do Brasil, são mais de 3,9 bilhões de cópias da Bíblia pelo mundo, sendo traduzida em aproximadamente três mil idiomas e dialetos. Nunca na história uma obra foi capaz de romper gerações com tamanho impacto. Ela é uma referência para milhares de outras obras, sendo a base sólida de pensadores nos mais variados campos de conhecimento. A Bíblia carrega consigo uma autêntica credibilidade. Ela é inerrante e pura em verdade. Isso é evidenciado no salmo 12:6 “As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada”. É totalmente possível confiar na inteireza das palavras desse livro, pois estas nunca falharam, não falham e jamais falharão. O Evangelista Billy Graham afirmava que “a Bíblia é mais atual que o jornal de amanhã”. Isso é uma prova diária que podemos descansar em suas palavras sem medo.

Aqueles que praticam os ensinamentos e instruções bíblicas, conseguem desenvolver uma melhor qualidade de vida. Essa é uma riqueza geracional que deve ser compartilhada para a benção constante dos nossos filhos, por exemplo. Isso fica nítido ao lermos a instrução do próprio Deus ao Seu povo em Deuteronômio 6:7 “Tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentando em tua casa, e andando pelo caminho e ao deitar-se e ao levantar-te”.

            A Bíblia deve ser um livro de consumo diário sem reservas. Ela deve ser estudada com dedicação para boa compreensão e interpretação. Por meio dela, podemos reconhecer que apenas através do sacrifício de Jesus Cristo somos salvos e perdoados. Não estamos nessa terra apenas existindo, mas sim cumprindo um propósito maior do Senhor para todos nós, como afirmado em 2 Pedro 2:9 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas par a sua maravilhosa luz”.

Façamos do DIA DA BÍBLIA uma reflexão. Esse livro foi (e ainda é) desejado por muitas pessoas que infelizmente foram privadas do seu acesso por diversos motivos. Em muitos casos, alguns puderam ter apenas acesso parcial e restrito de seus conteúdos. Valorize o acesso ao texto bíblico! Que esse dia, nos faça lembrar que temos acesso ilimitado e irrestrito ao maior canal da voz de Deus nas diversas versões e traduções com um único sentimento: gratidão a Deus por esse tempo! Valorize esse momento e seja abençoado pelo Senhor a cada meditação nessa Palavra. Feliz Dia da Bíblia!            

Publicações Relacionadas

Teologia
André Galvão

REFLEXÕES E REFUTAÇÕES CARNAVALESCAS

Qual é a primeira imagem que o nosso cérebro nos revela quando mencionamos apalavra “carnaval”? A resposta pode não ser única, mas, certamente, está circunscrita

Leia mais

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

A PAZ VERDADEIRA

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Leia mais