Menu

Por que Deus faz Promessas? – Parte I

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

As promessas de Deus

Uma das coisas que têm grande impacto sobre a nossa vida quando estamos passando por problemas, crises ou circunstâncias incomuns como a pandemia do coronavírus é se lembrar do que Deus prometeu. E foi o que me motivou durante minhas incertezas. As promessas geram esperança no espírito, ânimo na alma e vigor no corpo. Não é à toa que em meio a destruição de Jerusalém, o profeta Jeremias declarou: Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. Lamentações 3:21 NAA

Mas o que são promessas?

É uma declaração que alguém faz comprometendo-se a dar, fazer ou deixar de fazer a outrem.

Algumas vezes promessa e profecia parecem se fundir sendo difícil separar.

A Bíblia é um livro de promessas.

O substantivo promessa ou promessas aparece 61 vezes na Bíblia. O verbo prometer e suas flexões, 21 vezes. O que dá um total de 82 vezes segundo a Concordância Exaustiva de Joshua. Todavia, a maioria dos estudiosos concordam que há milhares de promessas na Bíblia explícitas ou implícitas, algumas já cumpridas outras ainda se cumprirão.

Vejamos algumas promessas:

  • De um Salvador Gn 3.15
  • De cura Ex 15.26
  • De proteção Extraordinária Sl 91
  • Presença de Deus Mt 28.20
  • Provisão sobrenatural Ml 3.10
  • Resistência contra o mal. Is 54.17
  • Espírito Santo Jl 2.28

Diante dos textos supracitados surge a seguinte pergunta:  

Por que Deus nos faz promessas?

Por que Deus quer nos levar a confiar em sua Palavra!

Uma das formas de Deus agir é através de sua Palavra. Pela Palavra ele criou o mundo. Pela Palavra Ele sustenta o mundo. E pela Palavra Ele salvou o mundo. João 1.1 diz: “no princípio era a palavra a palavra estava com Deus e a palavra era Deus”.

Logo, ainda que aparentemente você não tenha nada, mas se deu te deu uma Palavra você tem tudo, pois a Escritura diz: Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4 ARC

Então, acredite no que Deus falou!

Por que Deus quer revelar um pouco do seu incomensurável poder.

Quando Deus decidiu criar a nação de Israel ele o fez por meio de um casal: Abraão e Sara. Entretanto, esta história parece de início engraçada, pois ambos eram velhos e Sara estéril. Porém, este era o propósito de Deus, mostrar para Abraão seu grande poder.

Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gênesis 18:14 ARC

Não há nada que Deus não possa fazer, mesmo que pareça que já passou o tempo, Deus pode! Difícil é uma coisa que só existe no nosso dicionário!

Deus quer nos guiar!

O terceiro motivo pelo qual Deus nos faz promessas tem um caráter didático e orientador. Pois toda promessa carrega dentro de si uma direção. Deus nunca vai te mostrar um avião para você entrar num submarino. 

Promessas são como um GPS que te mostram para onde você deve ir. José estava bem no Egito, mas ele sabia que o futuro era Canaã, por causa da promessa.

E disse José a seus irmãos: Eu morro, mas Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó. Gênesis 50:24 ARC

Portanto, procure estar no lugar que Deus te quer, pois quando você estiver no lugar que Deus te quer, o que Ele quer para você irá te alcançar!

As promessas de Deus são âncoras para nós!

Muitas vezes na vida após receber as promessas de Deus somos golpeados por adversidades e lutas. E algumas vezes até cogitamos desistir. Tem situações em que o diagnóstico médico é negativo, a perda de amigos e familiares parece ser impossível de suportar, mas é nessas horas que nos lembramos do que Deus falou e isso nos dá firmeza. Os navios costumam, desde eras passadas, a serem equipados com uma âncora para ganhar estabilidade em meio ao agito do mar. Assim, quando não sabemos para onde ir as promessas nos equilibram em meio ao sofrimento. “a qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu”. Hebreus 6:19 ARC

“Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança”. Lamentações 3:21 ARC

 Logo, você pode declarar: “Como será, eu não sei, mas sei que vai dar certo. Eu tenho certeza disso, pois foi Deus que prometeu!”

O salmista disse: “Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor”.

Salmos 118:17 ARC

É por isso que Deus as vezes nos dá promessas antes das adversidades, para que quando os dias maus chegarem, tenhamos Esperança!

Na parte II desse artigo, iremos falar sobre o seguinte tema: Toda promessa está baseada no caráter de quem prometeu. Até lá!

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

NPC
Dérek Nascimento

Diga não ao aborto! 

Perspectiva Bíblica Como se vê, demasiados são os argumentos fora do campo estritamente religioso. Entretanto, como é uma série direcionada especialmente para os cristãos, como

Leia mais