Menu

Por que Deus faz Promessas? – Parte II

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Eu ouvi esta lição de um amigo há muito tempo e não mais esqueci: “toda promessa está pautada no caráter de quem prometeu”.

Existem três fontes de realização de promessas: o diabo, o ser humano e Deus.

O diabo – As promessas do diabo se baseiam na mentira, pois seu caráter está fundado no engano. Jesus disse acerca do caráter de Satanás:

“Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. João 8:44 ARC

Assim, acreditar no inimigo é acreditar nas suas armadilhas. A única coisa a qual se atribui a paternidade dele é a mentira!

O ser humano – Toda pessoa tem a capacidade de prometer algo. Todavia, o ser humano está envolto numa coisa chamada falibilidade: quantas vezes você disse que iria fazer, dar ou pegar alguma coisa, mas as circunstâncias não deixaram? Às vezes prometemos aos outros que iremos a tal lugar, mas não conseguimos cumprir por fatores alheios à nossa vontade.

Imagine o seguinte, um homem em novembro de 2019 prometeu a esposa e filhos que iriam viajar em abril de 2020 para a Europa: visitariam a Itália e Franca, comprariam presentes caros… Ele contava com um dinheiro que ainda receberia em março de 2020. Sabe o que aconteceu? Veio a pandemia do covid-19 e ninguém o pagou, as fronteiras foram fechadas e eles tiveram que ficar em casa!

Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.  O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” Tiago 4:13-15 NTLH

DEUS – Quem é Deus? Eu gosto do conceito do Dr. Morris Cerrullo: Deus é “aquele que precisa ser acreditado como tendo características sobrenaturais”. Se toda promessa está baseada no caráter de quem prometeu. Quais são os traços do caráter de Deus? Ele é Santo, leal, fiel, capaz e etc.

Uma coisa que precisamos colocar em nossa mente é que Deus não conhece dificuldade como já falamos acima. Jamais se esqueça: Deus não tem compromisso com o problema e sim com a promessa!

Portanto, independente da situação, o Senhor cumprirá sua Palavra.

Não importa quão difícil seja ele é fiel!

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. Marcos 13:31 ARC

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?”. Números 23:19 ARC

Nenhuma das boas promessas que o Senhor fez à família de Israel ficou sem se cumprir. Tudo que ele tinha dito se realizou (Josué 21:45 NVT)!

Alguém declarou que existem três coisas que Deus nunca viu:

  • Um pecador arrependido que ele não possa perdoar.
  • Um Deus maior que Ele.
  • Um problema que ele não possa resolver.

De fato, o que Deus não poderia fazer na tua vida visto que não há impossível para ele? Veja o que a Bíblia diz sobre isso:

“Sei que podes fazer todas as coisas, e ninguém pode frustrar teus planos’. Jó 42:2 NVT

“Pois nada é impossível para Deus”. Lucas 1:37 NVT

Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”. Isaías 43:13 ARA

E como viver as promessas de Deus?

Antes de falarmos sobre como vivê-las, uma coisa que sempre aflige muita gente é quando parece que não vai acontecer. O que fazer quando as promessas parecem que não vão chegar?

Primeiro, certifique-se de que o que você espera vem de Deus. Como?

Entenda que Deus não contraria sua Palavra. Jr 1.12

Deus nos guia pela paz. Cl 3.15

Deus geralmente testifica em nós, através do seu Espírito Santo. Rm 8.16

Que bom que você chagou até aqui! Na parte III desse artigo, vamos falar sobre tempos diferentes para diferentes tipos de promessas. Nos vemos lá!

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

O Cristianismo plagia mitos antigos?

Entre as muitas perguntas que recebemos, uma das que mais ocorrem quando investigamos o caráter original do pensamento cristão diz respeito à alegação de que

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

Calebe considerava as pessoas

Apesar de não compartilhar a opinião da maioria, Calebe aprendeu a considerar as pessoas e a respeitar as diferenças individuais. Vamos isso em Josué 14.8,

Leia mais