Menu

Os professores ideais são os que se fazem de pontes

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

                                                           “Os professores ideais são os que se fazem de pontes, convidam os alunos a atravessarem e depois, tendo facilitado a travessia, desmoronam-se com prazer, encorajando-os a criarem suas próprias pontes.” 
                                                                      Nikos Kazantzakis


O Dr. Augusto Cury, em uma de suas memoráveis palestras, disse que “educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”.
A educação é um ofício, que proporciona muita alegria e orgulho, mas pode, também, constituir um desafio ou provocar apreensão. Pois, no processo ensino-aprendizagem, o mestre, o professor tem sobre si a tarefa de operar mudanças no mundo por meio da prática pedagógica e da educação transformadora. Cabe a ele a responsabilidade de levar seus alunos a descobertas que os conduzirão ao progresso e ao crescimento pessoal. Educar é ampliar a visão sobre tudo que cerca a vida de uma pessoa. Tratando-se da vida cristã, a educação reveste-se de uma importância muito maior. No AT há um imperativo (Dt 6.1-11) e no NT Jesus faz um alerta muito sério (Mt 22.29 e Jo 5.39).

Nunca se sabe o que serão os alunos que hoje passam pela mão do professor. Sabemos, no entanto, que instintos não controlados inevitavelmente arrastam à ruína. Ilustra muito bem essa verdade o exemplo de um mestre, que ensinou em uma escola secundária por dez anos. Nesse período, diz ele que ensinou, sem saber, entre outros alunos, a um assassino, a um pastor evangélico, a um pugilista, a um ladrão e a um imbecil.

O assassino era um menininho quieto que se sentava na primeira fila e fitava-o com pálidos olhos azuis; o pastor evangélico, sem dúvida, era o aluno mais popular da escola, tinha papel principal na peça de teatro de sua série; o pugilista sentava-se preguiçosamente junto à janela e, de vez em quando, soltava uma gargalhada rouca que espantava a todos; o ladrão era um sujeito alegre com uma canção em seus lábios e o imbecil, um animalzinho de olhos mansos, procurando as sombras.

O assassino cumpre pena na penitenciária estadual, o pastor morreu; o pugilista perdeu um olho em uma luta; o ladrão, quando fica na ponta dos pés na janela da prisão, pode ver a janela da sala de aula; o imbecil de olhos meigos bate a cabeça à parede de um hospício. Todos esses alunos, em certa época, estiveram na sala de aula, sentados em gastas carteiras e olharam seriamente quem, ironicamente, lhes ensinava as rimas dos sonetos e como explicar uma oração complexa, isso não os ajudou muito.

Nessa ilustração evidencia-se a importância do papel desenvolvido pelo professor em seu contato com as mentes ávidas por aprender algo relevante que os salve dos infortúnios da vida e faça-os vencer nos diferentes meios por onde transitarão.

O mestre deverá lidar com crianças, adolescentes, jovens e adultos; essa tarefa exige que conheça suas linguagens, aplique corretamente os princípios da pedagogia, da psicologia e da didática, pesquise novos métodos de ensino e, por fim, selecione e ajuste os recursos instrucionais disponíveis à faixa etária de seus alunos. Por tudo isso, são necessários dedicação e um forte amor pelo ensino.

DEDICAÇÃO e AMOR pelo que faz são reflexos do que se denomina VOCAÇÃO. Vocação é aquilo que somos chamados a ser e a realizar, como pessoas, tanto coletiva como individualmente. Há situações na vida, em que somos quase obrigados a realizar tarefas das quais não gostamos ou nas quais não temos nenhum prazer. Mas, quando falamos de vocação para toda a vida, de sonhos, projetos e realização pessoal, sinceramente devemos desconfiar fortemente, com convicção, daquilo a que nos dedicamos sem o mínimo prazer ou alegria.

Mesmo sabendo que a realidade nem sempre combina com seus ideais, o professor nunca deixa de acreditar na concretização de seus sonhos.

Os alunos são diferentes. Alguns são tartarugas – muito lentos; outros são elefantes – têm muita dificuldade; há aqueles que se assemelham a coelhos – são velozes; ou mesmo a pássaros – voam.

O professor ou educador que efetivamente tem consciência de sua missão educativa, não só conhece seus alunos, mas também sabe – ou esmera-se em saber – como ir ao encontro de suas aspirações e necessidades.

Foi pensando por longo tempo no que está dito acima que eu me descobri professor. Convertido a Cristo aos 15 anos de idade, já no início de minha fé sentia uma forte atração pelo pendor educacional, mas não tinha, ainda, preparação nem maturidade espiritual suficiente para entender a chamada para o quinto ministério apresentado por Paulo aos efésios – o de mestre. Passariam 10 anos até que eu entendesse a chamada e tomasse coragem, isso mesmo, coragem de assumir que o meu lugar no corpo de Cristo era lecionando a Palavra de Deus.

Os anos iniciais de minha incorporação à força terrestre, ministrando instrução aos soldados corroborou em mim a convicção de que o que me preenchia – e preenche – é atuar como um instrumento de ensino na casa de Deus. Assim, fui em busca de preparação para tal. Cursei a licenciatura plena em Letras, o que me proporcionou galgar uma posição melhor na carreira militar e exercer em tempo integral o magistério nos Colégios Militares espalhados pelo Brasil. Paralelamente a isso, na igreja, Deus preparou pessoas para reconhecer minha chamada ministerial e proporcionar oportunidades para o exercício pedagógico junto ao departamento de ensino. Louvo a Deus pela vida de cada um que, ocupando uma posição de liderança na área do ensino cristão, não se furtou a abrir espaço para que outros pudessem ombrear com eles, sem nenhum sentimento de superioridade ou monopolização. Aqui, homenageio o professor pastor Fernando Besler Monteiro a quem denomino de “abridor de portas”.

Posso dizer, com orgulho, que a carreira que está proposta a um professor, de maneira geral, e, particularmente, a um professor cristão, não está livre de percalços, incompreensão, angústias e tantos outros desafios, mas também não falta alegria, satisfação do dever cumprido, recompensas imensuráveis e intangíveis advindas daqueles que são a razão da existência de um professor: os alunos.

Como o guardião dos portais do amanhã, o mestre cristão deve encarar o ensino da Palavra de Deus não como uma obra pesada e incômoda, e, sim, como uma gloriosa oportunidade – o meio humano mais eficiente para se criar e desenvolver o caráter do ser humano e projetá-lo para a eternidade. Além de, só a ele, ser endereçada a palavra: Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente (Daniel 12.3).

As palavras do professor só chegam até onde as projeta a força propulsora de sua vida. Emerson (filósofo e poeta) afirmou que “o que mais importa não é o que aprendemos, e, sim, com quem aprendemos”. A influência inconsciente é mais poderosa do que a consciente.

Concluo essa reflexão com um texto, que me chegou pelas mãos de uma aluna do Ensino Médio:

Ser professor é ser artista, malabarista,
pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo …
É ser mãe, pai, irmã, avó, avô …
Só ??? É ser palhaço, estilhaço, espantalho, bagaço …
É ser ciência e paciência, é ser informação, é ser ação.
É ser bússola, farol, é ser luz, sol.
Impele para o bem, impede o mal.
Incompreendido ? … E muito.
Defendido ? … Pouco.
Seu filho passou ? Claro, é um gênio. Não passou ?
Também, o professor não ensinou …
Para que ser professor ?
É um vício ou vocação ?
É uma e outra coisa. É ter nas mãos o mundo de amanhã.
É ter nas mãos o mundo e não ter nada.
Amanhã seus alunos se vão … E ele, o mestre de mãos, tendo partido o
coração,
olhos voltados para sua estrela-guia recebe novas turmas,
novos olhinhos ávidos de cultura … e ele, o professor,
mestre, vai despejando, com toda ternura o saber,
a orientação, nas cabecinhas novas, que amanhã
luzirão no firmamento da pátria.
Fica a saudade, a amizade …
O pagamento real ? Só na eternidade.

Feliz dia dos professores!!!!!!

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriana Goulart

Odre de lágrimas

“Contaste os meus passos quando sofri perseguições. Recolhe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro”?  Sl.56.8 A certeza de

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

Na dependência de Deus

Uma das características fundamentais para alcançarmos as bênçãos de Deus é colocar-nos na dependência dele. Quando Neemias ouve os relatos a respeito da miséria do

Leia mais
Teologia
Carlos Queiroz

Jesus, o Messias prometido

        A pessoa de Jesus é vista por muitos historiadores e cientistas da religião da era pós-moderna apenas como uma figura histórica de grande relevância

Leia mais