Menu

Esteja debaixo da proteção do seu líder

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Os líderes são parte importante da bênção. Eles podem mostrar-lhe coisas que você não está vendo e dizer se você está bem espiritualmente para assumir um relacionamento. Por isso, é importante receber o apoio e o conselho de seus líderes.

Atente bem para este conselho: “Coloque-se debaixo da proteção de seu líder”. Não significa que seu líder deva colocar-se por cima de você. Sabe por quê? Porque essa decisão tem de ser sua. É você quem deve querer desfrutar dessa bênção.

Uma experiência que tenho vivido de forma muito clara é esta: os jovens que procuram seus líderes para aconselhamento e andam debaixo de seus conselhos têm êxito na vida sentimental.

Um grande sinal de que alguém está mal espiritualmente é quando se afasta de sua liderança. E isso é exatamente o que o inimigo quer: que você afaste-se de pessoas que podem dar-lhe direção espiritual em suas decisões.

Em Provérbios 11.14, está escrito: “Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança.”

Pense nisto: Deus deixou algumas decisões importantes para tomarmos em uma época complicada da vida, entre mais ou menos 17 e 21 anos. É, geralmente, nesse tempo que estamos pensando e definindo duas grandes conquistas: com quem casar e a profissão que seguiremos.

São decisões que vão acompanhar-nos pelo resto da vida.

Agora, você acha que uma pessoa que está prestes a tomar decisões tão sérias precisa de um mentor espiritual para aconselhá-la? Eu creio que sim.

Por que você acha que Josué destacou-se tanto nos dias de Moisés?

A Bíblia diz: “E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda.” (Êxodo 33.11)

Josué estava por perto, aprendendo, recebendo instruções e, por isso, tornou-se um líder de sucesso.

Atualmente, os jovens tornaram-se independentes demais. Eles trabalham, pagam as contas, podem comprar desde celulares até seus próprios automóveis. Por consequência dessa independência, eles pensam que não devem satisfação a ninguém e, assim, tornam-se presas fáceis, o que pode vir a ser um problema.

A grande verdade é que muitos não querem aproximar-se dos líderes, porque sabem que eles irão cobrar responsabilidade, vida santa e comunhão com Deus. Mas se esquecem de que isso resultará em grandes bênçãos.

Talvez você diga: “Minha igreja é muito grande, e não há oportunidade de conviver muito com meu pastor”. Tudo bem, mas você pode aproximar-se de seu líder de jovens, de seu discipulador, de seu professor de escola dominical ou de outro pastor auxiliar. A mesma unção que está na vida de seu pastor fluirá em sua vida por intermédio deles.

Paul Hoff, em seu livro O Pastor como Conselheiro, traz, como exemplo, o seguinte diálogo:

— Pastor, sinto-me muito nervosa e não durmo bem — disse uma jovem de 21 anos.

O pastor respondeu:

— Você está preocupada com alguma coisa não é, Suzana? Certamente você está tendo muito em que pensar, porque faltam menos de três semanas para você casar-se com Carlos. 

Quando este demonstrou interesse em namorá-la, resolveu consagrar sua vida ao ministério pastoral. Matriculou-se no instituto bíblico no qual Suzana estudava, logo, conquistou o coração da moça e comprometeu-se em casar-se com ela.

Mas, com o tempo, Suzana começou a notar que a espiritualidade de Carlos necessitava de profundidade. E ela fez a si mesma a seguinte pergunta: “Será que Carlos resolveu dedicar-se ao ministério somente para casar-se comigo?”

Ela começou a notar também que ele era imaturo e desequilibrado emocionalmente. O rapaz não conseguia manter-se por mais de dois meses em um mesmo emprego. Diante da situação, ela resolveu refletir muito sobre esse assunto e passou a dizer a si mesma: “Ele mudará”. Faltando quatro semanas para a data do casamento, Carlos gastou todo o seu dinheiro comprando um velho automóvel.

A partir dessa atitude, ele teve de assumir pesadas prestações mensais até saldar a dívida.

— Não temos onde viver, não temos móveis nem os demais utensílios domésticos e parece que teremos de viver com o que eu ganho —

disse Suzana — agora vejo o quanto errei ao ter concordado em casar com ele!

O pastor:

— Mas, Suzana, você ainda tem tempo para corrigir o que parece um erro.

Suzana:

— Tenho refletido muito sobre isso, pastor, mas já enviei todos os convites de casamento. O que meus parentes e amigos irão pensar?

O pastor:

— Bom, o casamento de um crente é algo permanente. Se você cometer um erro agora, terá de sofrer as consequências pelo resto da vida. Você não acha que seu futuro é mais importante do que a opinião de seus parentes e amigos?

Suzana:

— É sim, pastor. Sei que devo acabar meu noivado com Carlos, mas creio que não poderei suportar a vergonha e as fofocas que surgirão. Será que não existe uma solução menos traumatizante para o meu caso? Não sei o que fazer.

O pastor:

— O que você acha da ideia de expor suas dúvidas a Carlos e adiar por um tempo indeterminado a data do casamento? Em seguida, você envia uma nota aos convidados informando-lhes sobre sua decisão. Não é necessário explicar o motivo. Assim, você terá tempo para tomar uma decisão mais correta.

Suzana:

— Excelente sugestão, pastor. Muito obrigada. É isso o que farei.

Suzana falou com seu noivo, e os dois decidiram adiar o casamento. No final de seis semanas, eles terminaram o noivado. Carlos abandonou os estudos no seminário, e Suzana escreveu ao seu pastor, agradecendo-o pelo fato dele a ter encorajado a realizar o que ela sabia que era necessário.

Fazer de seu líder parte de sua vida é proteção para você. Creia nisso! Queira que ele saiba com quem você está namorando, peça para ele orar sempre por você, peça conselhos, peça para ele colocar as mãos sobre sua cabeça e abençoá-lo(a). Você só tem a ganhar com isso.

Não sei como é seu relacionamento com seus líderes (pastor, discipulador…), mas é importante que você ore com eles a respeito desse assunto! DEUS pode usar Seus líderes nesse processo de confirmação.

Ore: “Senhor Jesus, obrigado pelos líderes que tens dado a mim. Tu tens colocado cada um deles sobre minha vida para ser bênção. Dá-me sabedoria para absorver os conselhos dados por eles. Que eu seja humilde e submisso(a) para que o Teu nome seja glorificado em minha vida. Amém!”

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Onde estão os pregadores?

Onde estão os pregadores plenamente comprometidos com a essência do Evangelho de Cristo, capazes de ministrar o trigo da Palavra sem o joio das imaginações

Leia mais
InterBible
Anna Clara Germano

Relacionamento com Deus

Ter um relacionamento com Deus é algo muito importante na vida de todo cristão. Buscar a comunhão e aumentar a intimidade com ele a cada

Leia mais