“Se és o Filho de Deus… […]”.
Mateus 4:3;
“[…] Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”.
Gênesis 3:1
Muitas pessoas costumam, em suas pregações, citar esses dois textos para apontar as similaridades entre as tentações de Adão e Eva e Jesus. A Bíblia traz uma comparação entre Adão e Cristo, ao afirmar que “da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:22). Hoje, no entanto, quero trazer uma visão similar, mas um pouco diferente acerca das passagens de Gênesis 3 e Mateus 4.
O tema é o mesmo: tentação, cujos finais foram bem diferentes. Enquanto Adão e Eva preferiram acreditar no que a serpente lhes dissera, Jesus ficou com a verdade de Deus que, antes mesmo que ele fosse ao deserto para lá ficar quarenta dias em jejum, lhe disse após seu batismo: “[…] Este é o meu filho amado, de quem eu me agrado” (Mateus 3:17). Adão e Eva também tinham uma identidade! Antes de criar o homem, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Mas, diante da voz de Satanás, que coloca dúvida em nossos corações quanto ao que o Senhor nos afirma, o que escolhemos ouvir?
Atualmente, vemos uma geração perdida em seus próprios vazios. Querendo ter tudo, acabam não tendo nada, pois o que precisam não podem ganhar por mérito próprio: é providência divina, é a graça de Deus que resgata o propósito inicial do homem.
A voz do diabo ecoa cada vez mais nas mentes dos jovens e adolescentes, que a Bíblia diz serem fortes, pelo fato de a Palavra de Deus permanecer em seus corações. E foi exatamente por isso que Jesus venceu sua tentação.
Nós também somos testados todos os dias, e fica a pergunta: como está seu coração em relação ao que o Senhor diz sobre você? Se ainda duvida da sua identidade, medite em Efésios 1 e tenha a convicção de que você é escolhido, perdoado e amado por Deus. Ele entregou seu Filho para morrer em seu lugar, tudo isso só para te reaproximar dEle. Creia!