Menu

A convivência do casal

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Alguns ainda procuram encontrar a “metade da laranja”. Ledo engano pois Deus nos fez seres inteiros, com educação, hábitos, gostos, visão de mundo, temperamento, personalidade, caráter e até a medida de fé diferenciados. Somos seres singulares! No casamento ocorre sim, uma soma, não de duas metades, mas de dois inteiros que se tornam um inteiro maior ainda. Evidentemente, se ocorre esse somatório de dois indivíduos inteiros e singulares, surgirão problemas de adaptação, ajustes inevitáveis, o exercício do amor, do perdão, da empatia, da paciência, da temperança, de ouvir o outro e ceder (por amor). Isso só é possível quando o casal põe o seu “eu” na cruz, na total dependência da vontade de Deus.

Existem quatro tipos básicos de temperamento: o colérico, caracterizado pelo espírito impetuoso e de liderança; o sanguíneo, amável, sonhador e comunicativo; o fleumático, observador, fácil de se relacionar, gentil e sábio por natureza, e o melancólico extremamente sensível e amigo. 

Cada temperamento apresenta também características negativas: o colérico costuma exagerar em seus ímpetos e facilmente pode ser grosseiro e egocêntrico; o sanguíneo  pode se perder em suas conversas divagações,  tornando-se irresponsável; o fleumático pode demorar tanto a reagir; que se torna um procrastinador do que tem de ser feito; o melancólico pode prender-se excessivamente ao passado (nostalgia) e aos seus sentimentos e aos dos outros, causando-lhe grande tristeza.

Outro fator importante: ninguém apresenta um só tipo de temperamento. O que temos é a mistura de dois ou três, havendo sempre a prevalência de um com características externas mais marcantes. Por que estou falando tudo isso? Porque é comum entre os casais ignorar essas diferenças de temperamento e tentar impor ao marido ou à esposa as características de temperamento um do outro. 

Ora, se Deus nos criou diferentes, por que tentar igualar todas as pessoas?

Há tremenda beleza e utilidade na singularidade! Precisamos perceber essas características positivas e negativas uns nos outros para valorizarmos o que há de melhor em cada temperamento e agirmos com sabedoria em relação ao que possa causar brigas. Por exemplo, pessoas mais teimosas, corrigidas na medida certa, sem terem a personalidade e autoestima aniquiladas, tornaram-se grandes líderes, negociadores e profissionais de sucesso. Tudo depende da forma como o cônjuge lida com a situação.

Na verdade, todos os pontos negativos do temperamento humano, quando trabalhados à luz da Palavra de Deus, podem se tornar habilidades úteis e positivas. Já se sabe, por exemplo, que até a raiva, em vez de ser contida, ignorada ou enterrada, deve ser usada como energia propulsora para mudança de situação, superação e realização de sonhos. Uma pessoa com raiva com alguma injustiça no trabalho, deve usar essa emoção para investir mais em seu potencial profissional, estudando e se capacitando para conquistar um emprego e cargo melhor. 

Não existe cônjuge perfeito. Todos os seres humanos mentalmente normais apresentam pontos positivos e negativos em seu temperamento e personalidade. Desperte o melhor de seu cônjuge! Incentive seu marido ou sua esposa a ser feliz, a realizar e conquistar! Há sonhos que só são alcançados com fé, amor, motivação, incentivo, otimismo, sabedoria e colaboração do cônjuge. Seja parceiro, companheiro, incentivador de seu cônjuge, creia que o sucesso dele será também o seu!

Por outro lado, não anule os seus sonhos. Paralelamente, lute por eles, compartilhe-os com seu cônjuge para que ele também incentive você a concretizar desejos. Quando marido e mulher são parceiros e cúmplices, os dois crescem juntos, sem competitividade, sabotagem, inveja ou ciúme, e se realizam juntos, utilizando como ferramenta o melhor do temperamento de cada um, o amor, a cumplicidade, a solidariedade, a fé e esperança em Deus. 

Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA ELIZETE MALAFAIA –  VIDA CONJUGAL”  – PASTORA ELIZETE MALAFAIA. 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-no-diva-vida-conjugal-000566

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

SEM MEDO DO FUTURO

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus

Leia mais

Outras Publicações

Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Não te canses

Não te canses de crer, porque somente os que permanecem firmes em sua fé alcançam a plenitude das bênçãos prometidas por Deus. Não te canses

Leia mais
Devocional
Aline Brum

O DIA DAS PEQUENAS COISAS

Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas?… (Zacarias 4:10) De forma geral, o ser humano, tem um certo impulso de querer mais. Nada demais

Leia mais