A oração clareia a visão de forma maravilhosa, acalma os nervos, determina funções, firma o propósito, suaviza e fortalece o espírito.
S. D. GORDON
A oração devocional é para o nosso próprio crescimento, renovação e comunhão espiritual com Deus. Em Efésios 3.14,16 (ARA), Paulo declara: Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai […] para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais Fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior.
Essa súplica para que o Espírito Santo fortaleça o íntimo do ser é vital para o cristão crescer em sua vida de oração. O termo homem interior usado pelo apóstolo Paulo refere-se à alma — mente, emoções e vontade —, e é nela que as pessoas tomam ciência da sua interação com o Espírito Santo. O homem interior é a única parte que o cristão levará para a eternidade e, por essa razão, ela precisa ser fortalecida pela ação do Espírito de Deus.
A Bíblia ensina que somos um espírito, temos uma alma e moramos em um corpo (1 Tessalonicenses 5.23).
- O nosso corpo é o nosso “eu” físico.
- Nossa alma (nossa personalidade) consiste em mente, vontade e emoção. Às vezes, é chamada de coração nas Escrituras.
- E o nosso espírito é onde Deus literalmente habita (Romanos 8.9:11).
Acima de tudo, a oração é um chamado para ter comunhão com Deus por intermédio do Espírito Santo que habita no homem. Esse é o chamado mais sublime na vida de toda pessoa. Tudo que acontece no íntimo de alguém é um aspecto essencial dessa união com o Senhor.
O amor é outro aspecto que não pode ser esquecido por aqueles que buscam o crescimento em sua vida espiritual e de oração. Além do fortalecimento do homem interior, Paulo também orava para que o amor fosse abundante na Igreja: E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais (Filipenses 1.9).
O maior destino do cristão é crescer em intimidade com Deus por intermédio do Espírito Santo que habita nele, e, conforme está escrito em Romanos 5.5, é o próprio Espírito que derrama o amor nos corações: O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Todas nós queremos profetizar, curar os enfermos, levar as pessoas a Jesus e fazer a oração de fé que libera bênçãos aos outros, mas também queremos “andar no Espírito”, conhecê-lo em nossa vida interior e servi-lo por meio do nosso ministério. Que nosso desejo, todos os dias, seja conhecer a unção do Espírito em nosso coração através de uma vida de oração e de comunhão com Deus.
Que Deus a abençoe!
*Esse texto é parte da obra “MINHAS ORAÇÕES” – PASTORA ELIZETE MALAFAIA