Menu

Joana: uma mulher ousada e humilde

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Joana era esposa de Cuza, um oficial de finanças de Herodes Antipas (governador a serviço do Império Romano em Israel). Logo percebemos, então, que, com ousadia, ela não temia expor-se. Provavelmente, seu esposo também era um servo de Deus, pois, do contrário, não permitiria que ela participasse da caravana evangelística, tampouco que auxiliasse no sustento da obra de Deus. 

Ao converter-se ao evangelho, Joana foi curada por Jesus de alguma enfermidade ou, como Maria Madalena, liberta de espíritos malignos. Isso fica claro em Lucas 8.2, que nos informa que as mulheres seguidoras de Jesus e sustentadoras da obra evangelística e social que o grupo realizava haviam sido libertas ou curadas. 

E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças; Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios (Lucas 8.2).

Joana, que, certamente, era rica, não se importava de misturar-se ao menos favorecidos e oprimidos para ajudar na obra, com seus recursos financeiros e talentos. Ela seguia com aquela caravana, deixando para trás sua provável casa confortável e sua vida abastada. 

Você seria grata a Jesus a tal ponto de agir como Joana? Deixaria, por um tempo, a segurança de seu lar para pregar o evangelho e estaria disposta a sustentar missionários dedicados completamente à missão de salvar vidas no nome do Senhor Jesus?

Posso imaginar Joana, uma mulher rica, mas humilde e devotada à obra de Deus. Há muitas formas de ajudar. Nem todas nós podemos contribuir financeiramente, mas todas temos algum talento que, se posto à disposição do Reino de Deus, tornara-se uma ferramenta para que muitos descubram que é possível viver em paz, ser feliz, liberto, ter uma conduta digna e os problemas resolvidos pela graça do Senhor. Pergunte a Deus como você pode ser útil em Sua obra, e Ele a orientará.

Repare que Joana e as demais mulheres não acompanharam Jesus e seus discípulos em apenas uma viagem a uma cidade. Como vimos, partindo da Galiléia, elas foram caminhando (ou seja, a pé, como de costume na época) 193 quilômetros até Jerusalém, em uma trajetória certamente cansativa e longa.

O Grupo levou, no mínimo, dez dias para concluir o percurso, visto que parava nas cidades para curar, libertar e pregar sobre o Reino de Deus. Enquanto Jesus e os discípulos operavam milagres, as auxiliadoras investiam seus recursos financeiros, comprando o que era necessário e dando testemunho do poder restaurador do Senhor. 

Joana, um exemplo de ousadia e humildade, ensina-nos a romper barreiras e a ser, de fato, gratas a Deus, oferecendo-lhe o melhor: nossos recursos, nossa força, nossa vida.

*Este texto é parte da obra “VIVENDO COM OUSADIA”  – PASTORA ELIZETE MALAFAIA”. 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-vivendo-com-ousadia-elizete-000460

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

SEM MEDO DO FUTURO

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Não desista!

“Esforça-te e tem bom ânimo […]” Js. 1.6 Quantas vezes durante a nossa vida nos deparamos com situações que nos fazem temer, começamos a pensar

Leia mais
Temas Difíceis da Bíblia
Erivelton Nunes

Haverá salvação na Grande Tribulação?

Entre os dispensacionalistas é recorrente a pergunta se haverá salvação durante o período da grande tribulação. Antes de responder objetivamente a esta pergunta, faz-se necessário

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Our Prayers Should Be Aligned With God’s Will

Prayer is the most important thing a Christian can do. God has countless ways to communicate with us. We, however, have only one single way to talk to Him, prayers. How can we say we know God if we do not invest enough time and effort to strengthen this relationship? What does He want from you and how can you fulfill His expectations?

Leia mais