Menu

Joquebede uma mulher ousada e criativa

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Joquebede foi uma mulher ousada e criativa que não se entregou às adversidades de sua época. Diante da atrocidade do rei (que ordenara a morte de todo hebreu recém-nascido), Joquebede escondeu seu filho por três meses. Podemos imaginar o quão difícil isso foi, pois bebês sentem cólicas, choramingam e até deixam um certo cheirinho gostoso no ar!

Até aquele ponto, Joquebede estava sendo ousada, mas precisava avançar! Você já reparou como há pessoas que parecem ser “ousadas pela metade”? Elas começam bem, agem pela fé, mas com o tempo, olham para as circunstâncias, são tomadas pelo medo ou desânimo e abandonam o propósito que as levaria à vitória plena. São “cristãs enfervescentes”, pois se parecem com alguns remédios que, postos na água, entram em efervescência, agitam-se, mas, no fim, são dissolvidos e desaparecem!

Joquebede precisava de um plano completo que salvasse a vida de seu filho. Ela sabia que, a qualquer momento, seu bebê seria descoberto pelos guardas do rei e, cruelmente, afogado no rio Nilo! Durante aqueles três meses, podemos imaginar o quanto ela pediu ajuda ao Senhor, suplicou-lhe sabedoria e orientação. Ele a ouviu e deu-lhe a ideia que salvaria não só o seu filho mas também a sua família e a própria nação israelita. 

O Senhor sempre nos dá escape quando oramos e confiamos nele: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” (Mt 7.7). Ele não nos desampara; ao contrário, aos que buscam, dá sabedoria, criatividade e ousadia para agir da forma correta no tempo certo!

Usando sua criatividade, então, Joquebede pôs seu filho em um cesto bem vedado, providenciando, assim, um lugar seguro para ele. Você tem cuidado de seus filhos? Tem providenciado para eles um lar digno, roupas quentes para o inverno e tudo mais que precisam para crescerem em bem física, emocional, e espiritualmente? É obrigação dos pais se colocarem em segundo plano para suprir as necessidades dos filhos menores. 

Joquebede pôs seu bebê em um cesto porque tinha um plano: fazer com que o rio o levasse para longe e seu filho fosse encontrado por alguém que cuidaria dele. Talvez ela soubesse que a filha de faraó descia para se banhar, por isso pôs o menino à margem do rio Nilo.

Quantas pessoas agem por impulso sem que, de fato, tenham um planejamento e uma estratégia! Tomam atitudes precipitadas, como deixar o emprego, comprar ou vender algo e a até casar-se, e geram problemas para si mesmas e seus familiares. Não estamos sozinhos no mundo. Nossas ações podem produzir bênçãos ou sofrimentos. A ousadia que vem do alto é acompanhada de sabedoria, planejamento e atitudes coerentes, que não promovem o mal: em vez disso, trazem alegria, paz e prosperidade. 

Em lugar de dar ouvidos ao que os ímpios ensinam como estratégias infalíveis para o sucesso ou dar atenção a crendices e superstições, leia a Palavra de Deus, confie nela, ore ao Senhor, pondo diante do Seu altar todos os seus anseios, questionamentos, medos e indecisões, e Ele honrará sua fé e a orientará. Não tenha medo de coisa alguma, pois, com o Senhor como escudo, nada poderá atingir você. Confiante no nome poderoso de Jesus e guiada por Deus, aja com criatividade, ousadia e planejamento.

Sua família agradecerá! 

*Este texto é parte da obra “VIVENDO COM OUSADIA”  – PASTORA ELIZETE MALAFAIA”. 

Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-vivendo-com-ousadia-elizete-000460

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Joana: uma mulher ousada e humilde

Joana era esposa de Cuza, um oficial de finanças de Herodes Antipas (governador a serviço do Império Romano em Israel). Logo percebemos, então, que, com

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

Uma mulher Insubstituível

Você consegue pensar em alguém assim, insubstituível? Talvez movidas pelos laços de família, lembremos-nos de nossos pais, filhos e outros familiares, mas quantas de nós

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Paulo Maskote

Faça sua mala e suba!

Hospede-se na montanha por um tempo… Maria quando soube que estava grávida precisou ausentar-se de Nazaré por um tempo… não era um “adeus” – era

Leia mais
Teologia
Eliseu Fernandes

Conhecimento de Deus

Introdução No Éden, se buscou o conhecimento de maneira errada, porque nenhum conhecimento verdadeiro se adquire pela desobediência de Deus, e o gosto amargo do

Leia mais