Existem quatro pilares que formam a base intelectual, moral, ética, social, emocional e espiritual de todo ser humano. A primeira é a família, na qual o ser humano recebe os primeiros afetos, sente-se pertencente, valorizado e amado, aprende sobre hierarquia, papéis sexuais de macho e fêmea, generosidade, solidariedade, companheirismo, cumplicidade, altruísmo, limites, disciplina, educação, cultura, responsabilidades e relacionamento interpessoal, entendendo que há direitos e deveres a todos os seres humanos.
A segunda base é a escola, na qual ocorre o desenvolvimento intelectual, as primeiras relações interpessoais fora da família, a continuidade do aprendizado sobre hierarquia, limites, disciplina e responsabilidade, bem como a aquisição de novos conhecimentos intelectuais.
A terceira base é a igreja, onde a criança conhece a Bíblia, aprende a ter fé, a se relacionar com Deus e com os irmãos em Cristo. Infelizmente, alguns pais tentam depositar sobre a escola e a igreja a responsabilidade de educar os filhos, mas isso é impossível. A educação é aprendida no lar, e, mesmo que os pais tentem terceirizar essa tarefa, a criança pautará seu comportamento no que observar nas ações dos pais, pois a criança aprende pelo exemplo. Lembre-se: uma atitude vale mais que mil palavras!
Se conviver em um lugar onde impera descaso, frieza, desunião, deslealdade, brigas, gritarias, fofocas, maledicência, irresponsabilidade, falta de cuidados e de diálogo, será essa a base de formação psíquica e espiritual da criança e a forma como se expressará socialmente, ainda que a escola e a igreja realizem um bom trabalho de colaboração para a boa formação sócio-educacional e espiritual dela. Portanto, muito cuidado, pais! Muitos transtornos mentais se originam na própria família.
A quarta base de formação do ser humano é a sociedade, na qual ele reflete seus valores éticos, morais, educacionais, culturais, históricos e espirituais, enfim, todo o aprendizado absorvido ao longo da vida. Tal qual ocorre na família, toda pessoa precisa se sentir pertencente a um grupo, um povo, uma história e cultura, o que só é adquirido na sociedade. É nela que o ser humano expressa seus aprendizados, talentos, seu caráter, temperamento e personalidade. Nela, a pessoa se realiza profissional e familiarmente, contribui e dedica-se para o bem de todos.
Os quatro pilares da formação intelectual, educacional, ética, moral, emocional e espiritual do ser humano apresentam uma característica comum: a troca. Em todos eles, a pessoa desde cedo aprende que precisa doar-se (e não só receber), interagir, ter relacionamentos saudáveis, influenciar e deixar-se ser influenciada positivamente, obedecer a deveres e respeitar o direito do outro. É pela troca de afeto, de conhecimento e pela mútua ajuda que o ser humano amadurece e se torna útil.
Quem não aprende desde cedo sobre a troca afetiva e corporativa passa a vida como uma sanguessuga, insaciável, egoísta, individualista e autovitimizadora, pois sempre espera que todos cedam e realizem suas vontades.
Se você percebe que houve falha em algum pilar de sua formação, ainda há tempo de corrigi-lo. Busque na Palavra de Deus a orientação moral, ética, emocional e espiritual para o seu viver e, se preciso for, busque ajuda com um bom terapeuta cristão para ajudá-lo a desfazer conceitos errados, maus hábitos e distorções psicológicas. Deus criou você para ser bênçãos em sua casa, no seu trabalho, na sociedade e onde você for!
*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – QUESTÕES EXISTENCIAIS”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-no-diva-questoes-existenciai-000480