Menu

Questões Existenciais

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Todo ser humano nasce com três vazios interiores: de Deus, de pai e de mãe. O vazio de Deus faz com que toda pessoa se sinta desorientada espiritual, emocional e fisicamente, perdida neste mundo até ter um encontro com o Criador por intermédio de Cristo. A maior de todas as razões para a nossa existência é esse encontro com Deus, a retomada de algo perdido desde o Éden: a comunhão direta com Ele. Esse é o único encontro pessoal que preenche completamente o vazio existencial e faz com que a vida tenha sentido. Viemos do céu e voltaremos para ele!

Depois da presença de Deus, a presença dos pais é também vital para que não haja vazios interiores. É importantíssimo ter na infância as figuras paterna e materna bem definidas, ainda que sejam desenvolvidas por intermédio de avós, tios ou outras pessoas que exerçam autoridade sobre a criança e dediquem amor, afeto, cuidados e atenção a ela.

A afirmação e o exemplo dos papéis sexuais masculino e feminino, a proteção, os cuidados e os vínculos afetivos são fundamentais para o bom desenvolvimento espiritual, emocional e físico da criança, para que se relacione bem consigo mesma, com Deus e com as pessoas. O cuidado dos pais faz com que a criança se sinta amada e valorizada. Esse foi o caso de Jesus, pois mesmo cientes de que Ele é o Filho de Deus, José e Maria cuidaram dEle, deram educação e amor, suprindo Suas necessidades materiais, emocionais e espirituais.

Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:51-52).

É fundamental que desde bebê o ser humano seja estimulado à fé, dependência e obediência a Deus, pois não existe maior vazio interior do que a ausência do Criador. Na verdade, uma pessoa pode se preencher completamente em Cristo, a ponto de não mais sofrer, por exemplo, com o trauma da ausência dos pais. Em outras palavras, embora não seja o ideal, alguém pode viver bem sem os pais devido a circunstâncias diversas, mas não pode ser feliz sem Deus!

Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação. Deus dá um lar aos solitários. (Salmo 68:5,6a).

Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos. (Isaías 49:15,16a).

É da intimidade com Deus pela oração e meditação em Sua Palavra que tiramos forças para o dia a dia, somos curados por Ele dos traumas da vida, vencemos desafios e aprendemos a nos conduzir neste mundo. A Palavra de Deus é paz, alegria, justiça, orientação e consolo no Espírito Santo: Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17).

Somos humanos, limitados e imperfeitos. Portanto, nossos pais cometeram erros, e nós também os cometemos. Deus é o Pai perfeito, criou-nos pelo Seu poder, conhece nossa estrutura e nossas necessidades espirituais, emocionais, físicas e materiais. Por isso, só Ele pode suprir todas as nossas necessidades (Mateus 6:30-34): O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4:19).

As necessidades emocionais

Além dos três vazios interiores com que todo ser humano nasce, há também cinco necessidades emocionais em seus relacionamentos: amor, aceitação, reconhecimento, valorização e pertencimento. Todos esses fatores estão diretamente ligados à inclusão (ser aceito, integrado a uma família, igreja, amigos e sociedade), ao controle (autoridade exercida sobre ele na infância e, mais tarde, exercida por ele em forma de responsabilidade por si e por outros) e à afeição (ser respeitado, estimado, elogiado, valorizado e reconhecido em suas competências).

Quando tudo isso é bem trabalhado na infância e não ocorrem grandes traumas nessa fase da vida, a pessoa tende a se desenvolver de forma mais equilibrada, saudável, a ser autônoma, autoconfiante e com boa autoestima. Entretanto, como já vimos nessa série, todo ser humano foi atingido pelo pecado, o qual adoece não só o espírito, mas também a alma, que é composta pela mente (capacidade intelectual, habilidades pessoais, pensamentos, ideias e memórias), pelas vontades (ou desejos) e emoções (ou sentimentos).

Assim sendo, não existe pessoa cem por cento equilibrada, pois o que nos faz realmente viver no eixo é a comunhão com Deus, a ação curativa de Sua Palavra e a presença do Espírito Santo: Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna (Isaías 26:3-4).

Vivemos em constante aperfeiçoamento até nos encontrarmos com Cristo: Eu lhes escrevi com o propósito de saber se vocês seriam obedientes em tudo (2 Coríntios 2:9); Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6).

Para nos aperfeiçoarmos, é fundamental a meditação e prática da Palavra de Deus no viver diário, a intimidade com Deus em oração e total confiança e a comunhão com os irmãos, que estabelece troca de conhecimentos e colabora para que nosso temperamento e caráter sejam tratados. É nos relacionamentos que aprendemos a amar, perdoar, tolerar, suportar, ser paciente, ter compaixão, enfim, a vivenciar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23).

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – QUESTÕES EXISTENCIAIS”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/livro-no-diva-questoes-existenciai-000480

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

SEM MEDO DO FUTURO

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Déborah Freire

Abraão

Abraão passou por momentos de difícil posicionamento. Deus o manda sair da sua terra e ir para um lugar desconhecido, jamais pisado por ele e

Leia mais