Menu

O agir de Deus e a potencialidade da nossa fé

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O que significam a ação de Deus e as potencialidades humanas? Antes de responder a esta pergunta, vamos ler os versículos de 1 a 9 do capítulo 1 do livro de Josué para entender melhor esses conceitos:

E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo. Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

Nesta passagem riquíssima de ensinamentos, vemos claramente Deus entrar em ação para levar Josué a usar seu potencial. Neste caso específico do sucessor de Moisés, vemos Deus agir para encorajar um homem que estava assustado diante de desafios imensos.

Quanto maiores eles forem, nossa tendência é achar que só Deus pode agir. Se Deus não o fizer, “não tem jeito”, nada acontecerá a nosso favor. É o que pensamos muitas vezes.

O fato é que quanto maiores forem os nossos problemas e nossos objetivos, maior será a dependência que criamos em relação a Deus. Como consequência, achamos que não conseguiremos nada sem a intervenção divina. Mas a verdade é que Deus não despreza o ser humano que Ele criou. Ele o fez com um potencial — você tem talentos e capacidades. Deus jamais menosprezaria Sua própria criação!

Assim, gostaria que você repetisse algo comigo para gravar, memorizar. Comecei a aprender a memorizar a partir dos seis anos de idade com o meu pai. Veja como é fácil: repita algo importante em voz alta porque assim você fala e ao mesmo tempo ouve. Experimente, repetindo a ideia central deste livro: Para que eu tenha uma vida vitoriosa, dependo da ação de Deus e do meu potencial.

O que é a ação de Deus?

A ação de Deus consiste na intervenção que vai além do que é possível realizar com o potencial humano. Ela ocorre basicamente no momento em que Deus afirma: “Agora eu assumo o controle”. Em Gênesis 1.1, temos um exemplo claro: No princípio, criou Deus os céus e a terra.

O que mais pode representar a grandeza da obra de Deus do que a Criação? Ela realmente vai além do potencial humano e pertence à esfera sublime e ilimitada da ação de Deus.

Outro exemplo importante é o dilúvio. Somente Deus poderia decidir que era a hora de varrer do mundo a iniquidade. E quem mais poderia criar um plano de preservação da vida em seu estado mais puro, por meio de uma arca construída em terra firme, diante de descrença e balbúrdia? Somente Deus.

Por que Deus precisa agir?

A existência de Deus se manifesta claramente em Suas ações. De acordo com a Bíblia, todo o universo pode ser afetado pela ação de Deus ou por seres autorizados por Ele. Existem dois tipos de ações de Deus: as fundacionais (a criação do universo e da terra em especial), e as ativas (que consistem na sustentação de tudo o que produz o contínuo fluir da vida e das operações do universo).

A Bíblia mostra que Deus é o Criador e o sustentador de tudo, mantendo o universo sob controle. Ele faz com que os fatos naturais se combinem, de forma suave e coerente, sustentando a operação espiritual que interage com o mundo material, produzindo suas ações sobre a natureza e as pessoas. Isto nos ajuda a entender um pouco sobre Deus e o Seu modo de ser, Sua onipresença e onipotência. Além disso, torna mais claro o porque de existir um tão famoso “jeito de Deus operar”.

O que é o potencial humano?

O ser humano não imagina que as limitações ao seu potencial são impostas por sua própria atitude e pela sua fé. As fronteiras do nosso potencial estão em nossa estrutura espiritual e intelectual. “Podemos ir até onde chega a nossa fé”, seria uma boa definição do que é o nosso potencial.

É normal que a maioria de nós não consiga perceber até onde vai a nossa potencialidade. Mas, à medida que temos consciência da potencialidade humana que existe em nós, podemos fazer realizações na vida material e espiritual. Para muitos, esse potencial permanece sufocado, porque a comunhão com Deus está limitada.

*Este texto é parte da obra “A AÇÃO DE DEUS E AS POTENCIALIDADES HUMANAS”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-a-acao-de-deus-e-as-potenciali-000498

Publicações Relacionadas

Outras Publicações

Devocional
Sheyla Cabral

Jesus veio trazer vida

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”  (João 10.10b) As palavras de Jesus confortam qualquer coração angustiado, porque quando o que Ele

Leia mais
Devocional
Renata Santana

Refulja!

Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Is 60.1 Somos chamados para brilhar! Nada que brilha com

Leia mais
InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Encontre o descanso em Cristo!

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” Mateus 11.28 Nos dias de hoje, é muito comum

Leia mais