Menu

Relacionamentos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Deus criou macho e fêmea de cada espécie animal para que se reproduzissem e formassem lindos bandos. Depois, olhou para o homem e viu que não era bom que estivesse só. Então, providenciou uma companheira para que dessem prazer um ao outro, formassem família e vivessem em alegria com os filhos (Gênesis 2:18-25).

O próprio Deus é de relacionamento, daí estar contido na figura do Pai, do Filho e do Espírito Santo desde a formação do mundo: Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gênesis 1:2 – grifo meu). Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26 – grifos meus).

Deus ama a comunhão, a partilha, por isso passeava no Éden e conversava com Adão e Eva (Gênesis 3:8). O Senhor nos criou para os relacionamentos, a fim de que, com nossas diferenças, formássemos parcerias, crescêssemos e contribuíssemos uns com os outros em relacionamentos saudáveis. Somos à imagem e semelhança de Deus, não nascemos para viver isolados, autossuficientes e egoístas. Ninguém nasceu para viver numa “ilha”, seja ela em forma de um apartamento, em um escritório até tarde da noite, trancados em um quarto ou de outra forma qualquer. O ser humano sozinho e sem comunicação adoece, enlouquece, torna-se amargo, crítico, invejoso e infeliz. Fomos criados para trocar afeto, informações, doar-nos e receber. Isso é vida!

Nascemos para compartilhar, daí o sucesso imediato das redes sociais! Nada, contudo, substitui o contato pessoal, a boa e velha conversa olho no olho, a troca de ideias e informações que vão além da superficialidade. É assim que aprendemos e crescemos! O individualismo contemporâneo quer fazer as pessoas acreditarem que podem ser felizes se tão somente obtiverem sucesso pessoal e dinheiro. Isso é mentira, veja quantas pessoas com tais características se suicidam anualmente em todo o mundo!

Somos essência, imagem e semelhança de Deus, que é criativo e ama a comunhão. O ser humano tem em si um vazio que só pode ser preenchido por Deus e pelos relacionamentos saudáveis com o próximo. Precisamos compartilhar nossos sonhos com alguém, dividir nossa vida, viver em grupos, comunicar-nos, trocar afeto e informações, precisamos nos doar e ser participativos para que nos sintamos valorizados e úteis.

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2:10

Todo relacionamento se baseia no tripé movimento, participação e comunicação, e isso significa dizer que você não pode viver de modo estático, precisa mover todas as áreas da sua vida física, material, emocional e espiritual. O que você tem feito de diferente para sair da acomodação? Quais atitudes proativas tem tomado para mudar situações em seu casamento, família, ministério, trabalho ou em qualquer outra área de seu viver? Saia da zona de conforto, movimente-se para que seus relacionamentos também mudem!

A participação diz respeito a cooperação e doação. Hoje, as pessoas criticam muito, mas  ajudam pouco. O individualismo leva muitos a vivenciar o dito popular “cada um por si, Deus por todos”. Precisamos aprender a viver em equipe, a pensar no outro e nas gerações futuras! Quais atitudes participativas você tem tomado para que a pobreza material, emocional e espiritual de nosso país sejam extintas? Você tem contribuído socialmente para que haja melhor qualidade de vida hoje e no futuro? Tenha certeza de que tudo o que plantar em palavras e atitudes hoje afetará o futuro de sua família, igreja e sociedade. Sempre haverá um retorno, uma colheita da semeadura que fizermos, pois isso é bíblico (Gálatas 6:7).

O terceiro elemento do tripé do relacionamento é a comunicação, que significa tornar comum ou conhecido o que se quer expressar, é comunicar com ação! Para isso, é preciso haver um emissor (aquele que fala), um receptor (o que escuta) e uma mensagem (o que se diz). Portanto, para que haja comunicação tem de haver duas ou mais pessoas dando atenção umas às outras.

Muitos ouvem, mas não escutam, não compreendem porque não dão atenção real e, consequentemente, impedem que aconteça alguma transformação. Quando a mensagem comunicada é perfeitamente entendida, ela é trabalhada, ampliada, praticada e difundida. Em outras palavras, a comunicação estabelece não só a mensagem inicialmente transmitida, mas promove reflexão, ampliação de ideias e crescimento.

Todo relacionamento também tem por base a hierarquia, as ordenanças e o respeito. Veja que desde o princípio Deus elegeu líderes e designou leis a serem cumpridas por Seu povo. O nosso Deus é organizado, e nossos relacionamentos também devem expressar esses princípios.

Um outro segredo para um relacionamento saudável é aceitar a singularidade do outro, as diferenças, entendendo que somos únicos para Deus. Será que isso seria individualismo? Não, isso é individualidade, porque somos indivíduos, temos marcas, características e dons únicos. O individualismo é egoísta e egocêntrico, enquanto a individualidade é o autoconhecimento, a autoestima e a personalidade de cada um.

Aprendemos uns com os outros e crescemos com as singularidades com que Deus nos dotou. Somos seres inteiros que, juntos, podem realizar grandes obras. Veja que lindo exemplo é o átomo: ele apresenta partículas distintas e específicas que juntas formam algo poderoso! E se juntarmos vários átomos? Que “explosão”! Assim somos nós na família, na igreja, no trabalho ou onde estivermos dispostos a reunir forças por meio dos relacionamentos.

Querido leitor, este estudo é para quem quer se descobrir e procurar ser melhor a cada dia, aprendendo a se relacionar, a aceitar o outro e a interagir de modo saudável. É para todo aquele que deseja ter um bom relacionamento consigo mesmo, com Deus, com os pais, o cônjuge, os filhos, parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, irmãos da igreja, enfim, um bom convívio social e com todas as pessoas. Você aprenderá princípios que, se postos em prática, irão torná-lo alguém capaz de ter e levar paz, alegria e sabedoria por onde for, e inspirar confiança, segurança e amor.

Pegue um caderninho de anotações e, a partir de agora, prepare-se para se ver como diante de um espelho. Anote tudo aquilo que lhe saltar aos olhos ou Deus falar ao seu coração. Abra a mente para aprender e deixe que venha à tona tudo aquilo que precisa ser encarado de frente para que você resgate a autoconfiança, a sabedoria, o bom senso e a habilidade de desfrutar bons relacionamentos, sendo bênção a outros e recebendo destes acréscimos ao seu viver.

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – RELACIONAMENTOS”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-relacionamentos-000474

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DO PAI NOSSO

Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

CONVITE À PERFEIÇÃO CRISTÃ

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORANDO COMO CONVÉM

Uma das razões pelas quais não recebemos respostas às nossas orações é que pedimos, mas realmente não esperamos receber. Se você quer orar como convém,

Leia mais

Outras Publicações

NPC
Adriana Goulart

Um breve olhar sobre a linguagem neutra

A fragilidade dessa proposta já fica exposta de imediato no título: ‘Linguagem Neutra e Não-binária’. Se houvesse um pouco mais de credibilidade nessa ideia, seus

Leia mais
Teologia
Ana Clara Sterque

Vestindo-se de feminilidade

A feminilidade comunicada através da roupa Deus se importa com suas vestimentas! E para confirmar esse nosso apontamento, vamos analisar três textos bíblicos: Vista roupas

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Rispa e a dor do recomeço

Talvez, aquele fosse mais um dia como outro qualquer. Uma mulher em casa, na companhia de seus filhos, envolvida nos afazeres do dia a dia.

Leia mais