Menu

ENCONTROS COM JESUS, QUE MUDARAM A VIDA DE UMA  MENINA E DUAS MULHERES.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Introdução:

Jesus veio ao mundo com propósito, e nós sabemos que Ele começou o exercício de seu ministério com cerca de 30 anos, conforme Lc 3.23.

Realizou coisas grandiosas e inexplicáveis. As sagradas Escrituras nos informam, em Jo 21.25 “que se fossem escrever tudo o que Jesus tinha feito, nem o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam”.

Foram milagres, ensinamentos e lições que mudaram as vidas de muitos. Vejamos os exemplos de 2 mulheres e 1 menina que Jesus ressucitou, restaurou honra, restituiu saúde, acrescentou a fé e mudou suas vidas para sempre. 

1. A MULHER COM UMA HEMORRAGIA

 (Mt 9.20-22; Mc 5.25-34; Lc 8.43-48)

Essa mulher foi curada por Jesus de um sangramento no útero, fluxo de sangue contínuo, que a acometia havia doze anos; mesmo tendo sido tratada por vários médicos, gastando todos os seus recursos, ela não melhorava, só piorava cada vez mais. Este problema, de acordo com a Lei Mosaica, a tornava uma mulher impura.

No Evangelho de Marcos 5.25, quando Jesus passava com uma grande multidão, essa mulher atingiu o objetivo de alcançar e tocar nas vestes de Jesus, a partir de algumas atitudes que competiam a ela.

Ela estava informada do que estava acontecendo. Não era alienada. O seu problema não a impedia de saber o que estava acontecendo. Ela sabia que Jesus iria passar naquela região.

Ela foi até Jesus, lutando contra seu problema de estar impura, estando enfraquecida pela perda continua de sangue pelo periodo de 12 anos, tendo que romper uma grande multidão que a impedia de chegar perto do mestre.

Com ela, aprendo que o milagre começa com as ações humanas. Aquelas que nos competem. As nossas atitudes atraem a atenção de um Deus reativo. Finalmente, ela toca nas vestes de Jesus.

No mesmo instante, Jesus sentiu um toque e que dele saía virtude e logo disse “quem tocou em minhas vestes”? E Jesus disse para aquela mulher, “Filha, tua fé te curou. Vá em paz. Seu sofrimento acabou”.   

Lições da passagem para nossas vidas:

O que Jesus diz pra você, é que sua fé tem poder de te curar, te salvar e libertar.

Que nossa fé alcança Jesus e nos dá acesso a um tempo de intimidade com Ele. E quem não quer ser íntimo de Jesus, não é mesmo?

2. A FILHA DE JAIRO

(Mt 9.18-26; Mc 5.21-43; Lc 8.40-56 )

Jesus cura a Mulher do Fluxo de Sangue enquanto está a caminho da casa de Jairo para orar por sua filha, que está muito enferma.

A Bíblia vai dizer que Jairo era um homem de grande importância. Era um dos principais da Sinagoga. Enquanto Jesus ainda falava à mulher que foi curada de hemorragia, alguns empregados de Jairo disseram a este: “a sua filha está morta, porque ainda incomodas o mestre”? Mas Jesus tão logo ouviu e disse: “Não temas, crê somente”.

Antes mesmo de ver a menina, Jesus declarou: “ela não está morta, mas dorme”, o que lhe rendeu muita zombaria. Jesus porém, tendo feito sair todos, entrou onde a menina estava deitada e disse-lhe: “Talita cumi” que, traduzido é: “Menina, a ti te digo, levanta-te”. E imediatamente ela se levantou. 

Lições da passagem para nossas vidas:

O que Jesus diz é: Filha, não tenha medo, levanta-te. Não se preocupe com zombarias ou ofensas, seu sonho não está morto, ele apenas dorme, e no tempo do Senhor, o que Ele tem preparado para ti irá se realizar. Tão somente creia sem reservas, obedeça e continue nutrindo sua fé. O sonho não acabou, apenas está em processo! Ele é contigo.

Ele também vai colocar para fora do quarto as pessoas que estavam envolvidas mas não tinham solução: empregados, curiosos, carpideiras e até alguns dos seus discípulos. Ele não vai permitir que curiosos, pessimistas, pessoas que não tenham a solução para seu problema, façam parte de sua conquista. Confia no Senhor. Tão somente creia.

3. A MULHER SAMARITANA

(Jo 4.1-26)

Em Jo 4.13, uma mulher samaritana, moradora de Sicar, em Samaria, encontrou Jesus à beira de um poço e creu nele como salvador e Messias.

Jesus diz para ela: “Qualquer que beber dessa água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. Jo 4.13-14

A expressão “se fará nele uma fonte de água a jorrar” faz-nos lembrar de Is 12.3 que diz: “Com alegria vocês beberam da fonte da salvação”.

Curiosidades da mulher samaritana:

– Mulher de vida ilícita, vivia com um homem que não era seu marido. (Jo 4.18)

– Discutiu com o próprio Jesus temas ideológicos e conflitantes da época. (Jo 4.20-24)

– Por meio dela, muitos samaritanos creram em Jesus e se tornaram discípulos. (Jo 4.39-42)

Lições da passagem para as nossas vidas:

Para alcançar os pecadores é preciso amá-los e achegar-se a eles, assim como Jesus, sendo judeu, se achegou a uma mulher samaritana.

Só assim aqueles que perecem sem salvação terão acesso à palavra que liberta. Oportuno mencionara passagem de Marcos 16.15 que diz: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”.

As três passagens mencionadas acabam por se complementar. Com a sua fé você alcança uma intimidade com Jesus, e Ele diz para nós: “Filha, filho, tua fé te cura”.

Quando temos intimidade com Ele, Deus nos fala: “Levanta-te”. E logo nos dará uma água que aponta para vida eterna. Uma água que saciará a sede de nossas necessidades, ansiedades e medos.

Bibliografia:

Estudos Bíblicos;

Bíblias NVT e KING JAMES (com estudos Holman)

Publicações Relacionadas

InterBible
Larissa Silva

Sabedoria – parte III

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” – Provérbios 4:23 Estes dias estive parando

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Sabedoria – parte II

“A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso!” Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos,

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Sabedoria – parte 1

“O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes

Leia mais

Outras Publicações

Teologia
Antônio Orestes

Profetize e viverás!

A fé libera a palavra profética. No Salmo 116, podemos observar que o salmista se encontra em uma situação de grande dificuldade. Ele começa dizendo

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais