Menu

Saúde: Vida Completa e Bons Hábitos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Vida completa

Jesus disse que o diabo está no mundo para roubar, matar e destruir (sonhos, projetos, saúde, bons desejos, caráter e tudo mais que diz respeito à vida do ser humano nesta terra e na eternidade). Mas Jesus completou: Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente (João 10:10b).

No grego, a palavra utilizada para se referir à “vida física” é bios, mas nessa passagem bíblica a palavra utilizada por Jesus para “vida” foi zoe, que significa vida completa, plena e abundante em todas as dimensões do ser humano, ou seja, em seu corpo, alma e espírito. Quando Jesus é de fato o Senhor, Ele gera vida em todas as áreas, completa o viver independente das circunstâncias, distancia-nos cada vez mais da mentalidade e dos padrões distorcidos e pecaminosos deste mundo para que sua zoe (vida) seja abundante em nós e sejamos cheios do Espírito Santo.

Somos parte do Corpo de Cristo, a Igreja; somos santuário ou templo do Espírito Santo, que habita em nós. Que motivos mais precisamos para cuidar do espírito, da alma e do corpo? Deus deseja que tenhamos saúde espiritual, mental e física, tem provisão e promessas para todas essas áreas do nosso viver e deseja que sejamos realizados e saudáveis em todas elas, pois Ele tem prazer em habitar em um corpo saudável e puro, física, emocional e espiritualmente (Romanos 12:1- 2).

Bons hábitos

Os hábitos são padrões comportamentais adquiridos desde a infância, desenvolvidos ao longo da vida e praticados constantemente. Eles são a disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de uma atitude, uso ou costume.

As particularidades de nossa personalidade, nosso temperamento, nossa educação e nosso aprendizado são diretamente refletidas em nossos hábitos, que demonstram nosso caráter e refletem nossos conceitos. O problema é que os hábitos adquiridos podem ser bons ou ruins, dependendo da experiência e assimilação de cada um.

Um viver saudável está diretamente ligado a bons hábitos físicos, intelectuais, emocionais e espirituais adquiridos principalmente na infância, como cuidar da higiene pessoal e da alimentação; ter responsabilidade e respeito ao próximo; entender a importância da vida com Deus e ter plena confiança nEle, dentre muitos outros.

Para acabar com maus hábitos, é preciso haver esforço pessoal, meditação constante na Palavra de Deus, substituição da mentalidade do mundo e de atitudes erradas pela mente de Cristo, participação constante na igreja e em grupos sociais que edifiquem e contribuam para a formação de novos e bons hábitos, oração, determinação, perseverança e vontade de agradar e amar a Deus (Romanos 12:1-2).

Você quer experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus? Não se conforme com os padrões do mundo, não molde seus hábitos e seu caráter pelo que a maioria das mídias hoje ensina, ao contrário, transforme e renove sua mente pela Palavra de Deus e você será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, que dá frutos na estação própria, e prospera em tudo o que faz (Salmo 1:3).

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – SAÚDE”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-saude-000482

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

CUIDADO COM AS PALAVRAS

A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua […] contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DE BATALHA ESPIRITUAL

A Bíblia declara em Efésios 6.10,12: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Porque não temos que lutar contra

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

BELEZA SINGULAR

O coração alegre aformoseia o rosto. (Provérbios 15.13) Nenhum cosmético do mundo tem um efeito melhor para tornar alguém formoso do que o bom humor

Leia mais

Outras Publicações

NPC
Gilson Paulo

O cristão e a política

A palavra política está desgastada e, por muitos, foi “demonizada”. Isto reflete, de certa forma, o descrédito que marca a classe política do nosso país.

Leia mais
Sala dos Professores
Vera Cristina

Medo, tô fora!

O medo é um dos instintos de preservação humana, válido em determinadas circunstâncias para proteger aquele que sofre ameaça, perigo iminente. O medo normalmente está

Leia mais