Menu

Saúde: Vida Completa e Bons Hábitos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Vida completa

Jesus disse que o diabo está no mundo para roubar, matar e destruir (sonhos, projetos, saúde, bons desejos, caráter e tudo mais que diz respeito à vida do ser humano nesta terra e na eternidade). Mas Jesus completou: Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente (João 10:10b).

No grego, a palavra utilizada para se referir à “vida física” é bios, mas nessa passagem bíblica a palavra utilizada por Jesus para “vida” foi zoe, que significa vida completa, plena e abundante em todas as dimensões do ser humano, ou seja, em seu corpo, alma e espírito. Quando Jesus é de fato o Senhor, Ele gera vida em todas as áreas, completa o viver independente das circunstâncias, distancia-nos cada vez mais da mentalidade e dos padrões distorcidos e pecaminosos deste mundo para que sua zoe (vida) seja abundante em nós e sejamos cheios do Espírito Santo.

Somos parte do Corpo de Cristo, a Igreja; somos santuário ou templo do Espírito Santo, que habita em nós. Que motivos mais precisamos para cuidar do espírito, da alma e do corpo? Deus deseja que tenhamos saúde espiritual, mental e física, tem provisão e promessas para todas essas áreas do nosso viver e deseja que sejamos realizados e saudáveis em todas elas, pois Ele tem prazer em habitar em um corpo saudável e puro, física, emocional e espiritualmente (Romanos 12:1- 2).

Bons hábitos

Os hábitos são padrões comportamentais adquiridos desde a infância, desenvolvidos ao longo da vida e praticados constantemente. Eles são a disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de uma atitude, uso ou costume.

As particularidades de nossa personalidade, nosso temperamento, nossa educação e nosso aprendizado são diretamente refletidas em nossos hábitos, que demonstram nosso caráter e refletem nossos conceitos. O problema é que os hábitos adquiridos podem ser bons ou ruins, dependendo da experiência e assimilação de cada um.

Um viver saudável está diretamente ligado a bons hábitos físicos, intelectuais, emocionais e espirituais adquiridos principalmente na infância, como cuidar da higiene pessoal e da alimentação; ter responsabilidade e respeito ao próximo; entender a importância da vida com Deus e ter plena confiança nEle, dentre muitos outros.

Para acabar com maus hábitos, é preciso haver esforço pessoal, meditação constante na Palavra de Deus, substituição da mentalidade do mundo e de atitudes erradas pela mente de Cristo, participação constante na igreja e em grupos sociais que edifiquem e contribuam para a formação de novos e bons hábitos, oração, determinação, perseverança e vontade de agradar e amar a Deus (Romanos 12:1-2).

Você quer experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus? Não se conforme com os padrões do mundo, não molde seus hábitos e seu caráter pelo que a maioria das mídias hoje ensina, ao contrário, transforme e renove sua mente pela Palavra de Deus e você será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, que dá frutos na estação própria, e prospera em tudo o que faz (Salmo 1:3).

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA – SAÚDE”. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-saude-000482

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

CUIDADO COM AS PALAVRAS

A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua […] contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DE BATALHA ESPIRITUAL

A Bíblia declara em Efésios 6.10,12: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Porque não temos que lutar contra

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Larissa Silva

Vozes

“E Eli, ouvindo a voz do grito, disse: Que voz de alvoroço é esta? Então, chegou aquele homem a grande pressa, e veio, e o

Leia mais
Inauguração Fábrica EBD
Adriana Goulart

A Importância de dar Crédito ao Autor

Esse é um assunto que precisa da nossa atenção. Enquanto professores, investigamos, pesquisamos, lemos muito para que possamos reunir informações e construir o conhecimento que queremos levar aos nossos alunos. No entanto, pouco de nós damos crédito aos autores que nos ajudaram na construção de nosso repertório. Vamos falar sobre isso?

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

Eu no seu lugar

Qual de nós não ouviu isso: “AAAH!!! EU, NO SEU LUGAR…” . Tenho pensado um bocado sobre isso nos últimos dias. A questão não é

Leia mais