O apóstolo Paulo ensinou o segredo para superar os momentos difíceis e as tribulações:
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Efésios 5:15-20
Para enfrentarmos os desafios da vida, temos de compreender qual é a vontade do Senhor. Todas as batalhas espirituais, emocionais, materiais e físicas começam em nossa mente. Por isso, temos de compreender a vontade de Deus, meditar e pôr em prática Sua Palavra, a fim de dominarmos a mente.
Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2 Coríntios 10:3-5
É fundamental termos a mente de Cristo, para andarmos como Ele andou, agir como Ele agia em Seu ministério terreno. Tudo começa nos pensamentos, são eles que dão origem a emoções, palavras, ações e reações.Ter a mente de Cristo significa ser sensível à voz de Deus e à Sua vontade, nutrindo pensamentos amáveis, humildes, pacíficos, alegres, perdoadores, compassivos, misericordiosos, otimistas, cheios de fé e esperança, pacientes e obedientes a Deus.
Paulo alertou à igreja de Éfeso a não se embriagar com vinho, mas a se encher com o Espírito Santo. Precisamos nos encher do Espírito Santo para não sermos dominados pelas emoções e vontades próprias:
Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
Romanos 8:5-8
É preciso deixar o Espírito Santo agir em nosso viver para enfrentarmos fortalecidos na força do Senhor todos os desafios, termos pensamentos e atitudes de paz e alegria independentemente das circunstâncias. Paulo entendeu que a insensatez ou maus pensamentos levam a emoções e atitudes contrárias à Palavra de Deus no dia a dia e na adversidade. Por isso, alertou: “Não fiquem fora de si, não se deixem levar por vinho ou coisa alguma que deixe vocês sem o controle da mente”.
Temos de ter cuidado com o que vemos, ouvimos e falamos, com tudo aquilo que nos influencia. A nossa fonte é a Palavra de Deus, e não a Internet, os filmes ou os programas de TV criados por aqueles que não creem nem amam a Deus. Não somos deste mundo, estamos aqui de passagem cumprindo um propósito divino, e temos diariamente de nos encher do Espírito Santo para não sermos contaminados pelo espírito de carnalidade desta terra:
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
Provérbios 4:23
Não seja demasiadamente apegado às coisas deste mundo. Aprenda a desfrutar das bênçãos que Deus nos concede, mas não seja materialista, egocêntrico, egoísta e individualista. Estamos deixando um legado para as próximas gerações enquanto Jesus não voltar. O alerta do apóstolo Paulo vale para nós hoje.
Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:15-17
Vamos nos encher do Espírito Santo para agirmos de forma digna diante de Deus e das pessoas, glorificando o Senhor com o nosso viver; para que nossa alma fragilizada pelo pecado seja controlada por Jesus, e não por emoções negativas:
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Gálatas 5:22-23
*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA –Vencendo Desafios. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-vencendo-desafios-000484