Menu

Vencendo Desafios: O Segredo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O apóstolo Paulo ensinou o segredo para superar os momentos difíceis e as tribulações:

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Efésios 5:15-20

Para enfrentarmos os desafios da vida, temos de compreender qual é a vontade do Senhor. Todas as batalhas espirituais, emocionais, materiais e físicas começam em nossa mente. Por isso, temos de compreender a vontade de Deus, meditar e pôr em prática Sua Palavra, a fim de dominarmos a mente.  

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

2 Coríntios 10:3-5

É fundamental termos a mente de Cristo, para andarmos como Ele andou, agir como Ele agia em Seu ministério terreno. Tudo começa nos pensamentos, são eles que dão origem a emoções, palavras, ações e reações.Ter a mente de Cristo significa ser sensível à voz de Deus e à Sua vontade, nutrindo pensamentos amáveis, humildes, pacíficos, alegres, perdoadores, compassivos, misericordiosos, otimistas, cheios de fé e esperança, pacientes e obedientes a Deus.

Paulo alertou à igreja de Éfeso a não se embriagar com vinho, mas a se encher com o Espírito Santo. Precisamos nos encher do Espírito Santo para não sermos dominados pelas emoções e vontades próprias:

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.

Romanos 8:5-8

É preciso deixar o Espírito Santo agir em nosso viver para enfrentarmos fortalecidos na força do Senhor todos os desafios, termos pensamentos e atitudes de paz e alegria independentemente das circunstâncias. Paulo entendeu que a insensatez ou maus pensamentos levam a emoções e atitudes contrárias à Palavra de Deus no dia a dia e na  adversidade. Por isso, alertou: “Não fiquem fora de si, não se deixem levar por vinho ou coisa alguma que deixe vocês sem o controle da mente”.

Temos de ter cuidado com o que vemos, ouvimos e falamos, com tudo aquilo que nos influencia. A nossa fonte é a Palavra de Deus, e não a Internet, os filmes ou os programas de TV criados por aqueles que não creem nem amam a Deus. Não somos deste mundo, estamos aqui de passagem cumprindo um propósito divino, e temos diariamente de nos encher do Espírito Santo para não sermos contaminados pelo espírito de carnalidade desta terra:

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Provérbios 4:23

Não seja demasiadamente apegado às coisas deste mundo. Aprenda a desfrutar das bênçãos que Deus nos concede, mas não seja materialista, egocêntrico, egoísta e individualista. Estamos deixando um legado para as próximas gerações enquanto Jesus não voltar. O alerta do apóstolo Paulo vale para nós hoje.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 João 2:15-17

Vamos nos encher do Espírito Santo para agirmos de forma digna diante de Deus e das pessoas, glorificando o Senhor com o nosso viver; para que nossa alma fragilizada pelo pecado seja controlada por Jesus, e não por emoções negativas:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Gálatas 5:22-23

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA –Vencendo Desafios. Adquira a obra integral em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-vencendo-desafios-000484

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

SEM MEDO DO FUTURO

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Suporte a perseguição

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”. Mateus 5:10 Como cristãos, precisamos viver o que Jesus

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

“Eis que tudo se fez novo”

Cada pessoa neste mundo alimenta desejos escondidos de coisas realmente novas. A rotina é entediante e pode conduzir à mediocridade. Sonhamos permanentemente com renovação. Quando

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Believe who you are in God

“Let us therefore come boldly to the throne of grace, that we may obtain mercy and find grace to help in time of need.” (Hebrews

Leia mais