Menu

Vida com Deus e a religiosidade

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Um engano

Precisamos fugir de um equívoco que sempre afastou o ser humano da real vida com Deus: a mera religiosidade. Isso pode acontecer até entre os cristãos. Repare que, enquanto esteve neste mundo, Jesus criticou severamente o viver dos religiosos de sua época, chamou-os de falsos, sepulcros caiados (branquinhos e lindos por fora, mas podres por dentro) e condutores cegos, pois não tinham qualquer intimidade com Deus nem demonstravam o Seu amor, vivendo de aparências (Mateus 23).

Jesus dizia sempre: “Eu vim cumprir a vontade de meu Pai, vim estabelecer Seu Reino neste mundo” (João 5:30; 6:38;), e Ele espera que também anunciemos a Jerusalém celestial, a cidade do Deus vivo, a igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus (Hebreus 12:22-23 – leia também Mateus 28:18-20; 1 Pedro 2:5).

Jesus deixava claro que cumprir a vontade de Deus significa estar disposto a abrir mão das vontades humanas, ser humilde e obediente aos mandamentos de Deus e Lhe servir: Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele (João 14:21).

Jesus não era um religioso hipócrita, que pregava uma coisa mas vivenciava outra. Ele agiu como ensinou, pois Se sacrificou na cruz para cumprir o plano de salvação de Deus: “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome!” (João 12:27-28).

A nova aliança que temos em Cristo torna-nos cartas dEle, escritas não em tábuas ou com tinta, mas com o Espírito Santo em nossos corações, pois a letra mata, mas o Espírito vivifica (2 Coríntios 3:2-6). Em outras palavras, estar preso a legalismos pode levar apenas ao ativismo religioso, sem gerar comunhão com Deus, a qual é fruto de mútuo amor, amizade e cumplicidade entre Deus e o ser humano.

Religiosidade, ritos, ativismo e tudo o que denominamos demais nos afasta da liberdade e espontaneidade que deve haver em Cristo (Gálatas 5:1). Vida com Deus é intimidade do coração humano ligado diretamente ao coração do próprio Deus, e para isso não há regras, lugares específicos, horas marcadas nem coisa alguma criada por homens, apenas a sinceridade, humildade, vontade de buscar ao Pai por intermédio de Jesus, conhecê-Lo mais e mais, obedecer-Lhe, adorá-Lo e agradar-Lhe.

Quem anda com Deus aprende a confiar-Lhe todo o viver, sabendo que não adianta ficar preocupado e ansioso por coisa alguma (Filipenses 4:6-7), ao contrário, devemos confiar que Ele cuida de tudo por Seu maravilhoso favor (Mateus 6:25-34). A intimidade com Deus nos faz andar em paz e santidade (Hebreus 12:14) mesmo diante das aflições do mundo (João 16:33), faz-nos estar alegres na salvação (Salmo 39.5; 51:12), vivendo com contentamento (Filipenses 4:1- 19) e atentos à Sua voz (Hebreus 3:7; 4:1-13).

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. (Jeremias 29:11-13)

*Este texto é parte da obra “NO DIVÃ COM A DRA. ELIZETE MALAFAIA –VIDA COM DEUS. Adquira a obra integral em https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-no-diva-viva-com-deus-000478

Publicações Relacionadas

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

AS BOAS NOVIDADES

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. (Lucas 1.19 ARA) Assim como

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

ORAÇÃO DA MÃE

Pai querido, amo muito o Senhor. Peço perdão a Ti por todos os erros que cometi como mãe perante minha filha e com ela. Ajuda-me

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

SEM MEDO DO FUTURO

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Sheyla Cabral

Jesus ensinava vivendo

“Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os Seus discípulos aproximaram-se dEle. E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:” Mt 5.1-2

Leia mais
InterBible
Larissa Silva

Identidade no Senhor

Aquilo que Deus declarou sobre nós!A nossa identidade não está firmada em rótulos, em estereótipos ou em pessoas. A nossa identidade está condicionada à nossa

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Nem sempre os opostos se atraem

Os opostos se atraem. Com certeza, você já ouviu essa frase inúmeras vezes. Apesar de haver muita verdade na mesma, precisamos esclarecer que nem sempre

Leia mais