Menu

Os “dias” da criação são literais ou representam eras?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Alguns afirmam que o dia em hebraico significa “era” e assim concluem que Deus levou algumas ‘eras’ para criar o mundo. No entanto, a palavra dia no hebraico יוֹם (yôm) significa uma unidade de tempo do pôr do sol até o próximo pôr do sol; incluindo manhã e noite. Portanto, um período de 24 horas. Contudo, a palavra yom até pode significar um período maior que 24 horas, mas vamos seguir as regras da hermenêutica bíblica para analisar um pouco mais de detalhes.  Veja alguns exemplos do dia-a-dia:

CumprimentoUsoHebraicoTransliteração
Bom diaAté meio-dia (boa manhã)            בוקר טובboker tov
Bom diaO dia todoיום טובYom tov
Boa tardeDepois do meio-dia até as 17:00hצהריים טוביםTzoraiim tovim
Boa noiteNo início da noite (na chegada)            ערב טובErev tov
Boa NoiteNo final da noite (na saída)לילה טובLayla tov  

Yom pode realmente referir-se a um período de mais de 24 horas. Mas no caso dos dias da criação, nem de perto isto pode ser considerado, pois quando a palavra yôm vem acompanhada de um “número definido”, refere-se indiscutivelmente a um dia de 24 horas. Isto ocorre nos dias da semana mencionados em Gênesis. Vejamos:

“Houve tarde e manhã, o primeiro dia” (Gn 1:5);

וַֽיְהִי־עֶ֥רֶב וַֽיְהִי־בֹ֖קֶר י֥וֹם אֶחָֽד

“Houve tarde e manhã, o segundo dia” (Gn 1:8);

וַֽיְהִי־עֶ֥רֶב וַֽיְהִי־בֹ֖קֶר י֥וֹם שֵׁנִֽי

“Houve tarde e manhã, o terceiro dia” (Gn 1:13);

וַֽיְהִי־עֶ֥רֶב וַֽיְהִי־בֹ֖קֶר י֥וֹם שְׁלִישִֽׁי

“Houve tarde e manhã, o quarto dia” (Gn 1:19);

 וַֽיְהִי־עֶ֥רֶב וַֽיְהִי־בֹ֖קֶר י֥וֹם רְבִיעִֽי

“Houve tarde e manhã, o quinto dia” (Gn 1:23);

וַֽיְהִי־עֶ֥רֶב וַֽיְהִי־בֹ֖קֶר י֥וֹם חֲמִישִֽׁי

“Houve tarde e manhã, o sexto dia” (Gn 1:31); וַֽיְהִי־עֶ֥רֶב וַֽיְהִי־בֹ֖קֶר י֥וֹם הַשִּׁשִּֽׁ

“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gn 2:3)

יְבָ֤רֶךְ אֱלֹהִים֙ אֶת־י֣וֹם הַשְּׁבִיעִ֔י

De acordo com Timothy Keller, o autor do livro de Gênesis descreve a criação do mundo por Deus como sua obra. Descreve o projeto de criação do cosmo no período de uma semana regular de trabalho. Portanto, a Bíblia em seu idioma original corrobora a ideia de um período definido. Por isso, guarde essa “fórmula”:

Número definido + a palavra hebraica Yom (dia) = dia de 24 horas

Deve-se ressaltar também outros fatos importantes que nos impedem de crer que Deus tenha criado o mundo em “eras” ao invés de criá-lo em “dias”. A própria redação da narrativa indica o curto espaço de tempo, a rapidez da criação, ou a momentaneidade dos fatos. Por exemplo, “Faça-se a …”,  “Produza a terra…”, entre outras expressões textuais. Isto está em plena harmonia com o que o salmista expressou no Salmo 33.6 e 9: “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles… Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”.

O fato de as plantas, a relva, a folhagem terem surgido no terceiro dia, e continuarem vivendo nos dias subseqüentes da criação, servindo de alimento para os animais, comprova que estes dias eram de fato dias solares. Primeiro porque no dia imediato surgiu o Sol, segundo porque os animais criados no quinto e sexto dias precisavam de vegetação para sobreviverem. Atente-se, sobretudo, para este fato, que é da mais alta importância. No terceiro dia surgiram as plantas, ao passo que os animais surgiram no quinto dia. Ora, as plantas que dão flores dependem dos insetos para reproduzirem, pois eles lhes transferem o pólen. As plantas fanerogâmicas só se reproduzem pela polinização, e esta é feita pelos insetos. Como estas plantas poderiam esperar eras pelos insetos? A verdade é que esperaram apenas um dia, o quarto, pois, no quinto já havia insetos que trabalharam na polinização. Esta é a lei da natureza em vigor desde a criação, como é a reprodução animal. De acordo com Clarke, mudas de trevo vermelho foram levadas, certa vez, da Inglaterra para a Austrália. Um mês depois, morreram. Por quê? Faltou a polinização. Com outra remessa de mudas de trevo, trouxeram também as abelhas polinizadoras. Dessa forma, o resultado foi excelente, havendo reprodução abundante.

Os versos falam que a semana da criação era composta de “tarde e manhã”, e não de “milhares de anos”. Um aspecto importante a destacarmos para que não “encontremos contradições” na Bíblia é observar e compreender o que está escrito em 2 Pedro 3.8 que diz: “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.” Pedro não está dizendo que cada dia da criação equivale a mil anos pelas seguintes razões:

  1. Ele não estava falando da criação do mundo, mas da volta de Cristo. Por isso, o argumento dele é o de que o Senhor sabe melhor que ninguém o dia que tem de voltar;
  2. A conjunção comparativa – como (como mil anos) está apenas comparando um dia de 24 horas com mil anos porque Deus é eterno e, para Ele, não faz diferença um dia de mil anos. Pedro não usou o termo “um dia é mil anos”. Portanto, ele comparou um dia com mil anos e não afirmou que um dia é mil anos.

A palavra yôm pode ter um sentido elástico, mas no caso de ser acompanhada por um numeral, não pode ter outro significado a não ser o de um dia composto por 24 horas. Se cada dia da criação fosse equivalente a eras, as plantas teriam morrido sem o sol e sem os insetos polinizadores que foram criados depois. Como as plantas aguentariam tanto tempo sem a luz do sol e sem os insetos para efetuarem sua polinização?

REFERÊNCIAS

Brannan, R. Léxico Lexham da Bíblia Hebraica. Bellingham, WA: Lexham Press, 2020.

Keller, Timothy; Leary Alsdorf, Katherine. Como integrar fé e trabalho. Vida Nova. Edição do Kindle.

Publicações Relacionadas

Temas Difíceis da Bíblia
Erivelton Nunes

O que a Bíblia diz sobre o Hamas?

Desde os últimos atos terroristas empreendidos contra o Estado de Israel no dia 7 de outubro, pelo grupo terrorista, autodenominado HAMAS. Muita informação distorcida está

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Caroline Leal

Para viver o tempo da honra

As pessoas costumam pensar que o tempo da honra tem seu ápice quando todos estão nos vendo. Porém, o tempo da honra que vem de

Leia mais
Devocional
Felipe Rodrigues

BALAQUE X DEUS

O rei Balaque, movido pela certeza de que poderia alterar o curso da história do povo de Israel envia mensageiros até um profeta chamado Balaão,

Leia mais