Menu

Por que Deus quis matar Moisés logo após tê-lo escolhido?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

No livro de Êxodo há um episódio muito curioso em relação à vida de Moisés. Por que Deus quis matá-lo se tinha acabado de escolhê-lo para tirar o povo da escravidão no Egito? Isso não faz sentido. Por isso, é importante analisar o texto para compreender o que realmente aconteceu, qual foi o motivo que levou Deus a tomar essa atitude para com Moisés. Em primeiro lugar,veja o que está escrito:

“Estando Moisés no caminho, numa estalagem, encontrou-o o SENHOR e o quis matar” (Êxodo 4.24).

Não se sabe ao certo como Deus quis matar Moisés, porém, está claro que de alguma forma que Zípora, percebendo o que deveria ser feito, tomou uma atitude:

“Então, Zípora tomou uma pedra aguda, cortou o prepúcio de seu filho, lançou-o aos pés de Moisés e lhe disse: Sem dúvida, tu és para mim esposo sanguinário” (Êxodo 4:25).

Essa intervenção de Zípora deixa claro o motivo do desagrado de Deus. Note que Zípora realiza a circuncisão em seu filho Gérson, usando um instrumento cortante. A circuncisão, apesar de ainda não existir na lei de Deus escrita, era praticada pelo povo de Deus por conta da ordem de Deus a Abraão:

“Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado” (Gênesis 17:10).

Os fatos do texto mostram que Moisés e Zípora não haviam cumprido a ordem de Deus nem cumprido a aliança abraâmica, pois a circuncisão deveria ser realizada nos meninos ao oitavo dia de nascido. Uma observação importante é que, tanto Moisés quanto Zípora, eram descendentes de Abraão,  Moisés através de Isaque, filho de Sara e Zípora, através de Midiã, filho de Quetura. Portanto, a circuncisão não era estranha para nenhum dos pais. Ao que parece, pelo forte “puxão de orelha” de Zípora em Moisés, essa negligência partiu dele: “Assim, o SENHOR o deixou. Ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão” (Êxodo 4.26).

De acordo com Hamilton (2017, p. 140), há pouca informação bíblica sobre os instrumentos usados na circuncisão. Zípora usou uma “pedra afiada” (ṣōr) e, em Josué 5.2, é usada a expressão “faca de pedra” (ḥarbôt ṣurîm). Recentemente, comprovou-se que naquela época a pedra era melhor que o ferro, porque evitava infecções. Hoje, com o avanço das tecnologias, os instrumentos são esterilizados e não possuem ferrugem, contudo, há aproximadamente 4.000 anos atrás, a situação era bem diferente. 

Mas por que Deus foi tão severo a ponto de querer matar Moisés? Uma das explicações mais claras sobre essa questão é a relevância grandiosa que Deus dá ao testemunho de seus servos. Moisés, sendo um servo de Deus, deveria observar detalhadamente as exigências de Deus. Ele precisava ser o exemplo. Jesus sempre criticou os religiosos de sua época os chamando de hipócritas, porque ensinavam o que era correto, mas eles mesmos não praticavam seus ensinamentos. Como Moisés iria proclamar as verdades de Deus aos outros, não era permitido por Deus que sua vida fosse uma coisa e suas palavras outra. Tudo deveria estar alinhado com a vontade do Senhor. Entretanto, Moisés não observou um ponto importante que deveria ter observado: a circuncisão de seu filho.

Para MacDonald (2011, p. 56), antes de pedir que outros lhe obedecessem, o próprio Moisés tinha de aprender o significado da obediência. De acordo com o texto, Moisés não havia circuncidado o filho, possivelmente para agradar Zípora. Por causa disso, Deus quis matar Moisés, talvez por meio de uma doença fatal. Porém, Zípora circuncidou o filho e, com isso, salvou a vida do marido, a quem chamou de “esposo sanguinário” (ou “marido de sangue”, NVI). Esse acontecimento, somado à aparente falta de fé de Zípora, pode ter sido a razão de Moisés tê-la enviado junto com os dois filhos de volta a seu sogro Jetro (Êx 18.2-3).

Moisés recebeu revelações grandiosas e tinha uma proximidade muito grande com Deus. Isso lhe foi dado como bênção e, por isso, a cobrança seria também grande, como Jesus ensina: “(…) mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão” (Lucas 12:48).

Isso explica o nível de exigência maior para Moisés. Mais tarde, inclusive, Deus não permitiu que Moisés e Arão entrassem na terra prometida por causa de uma desobediência, mostrando claramente o nível alto de exigência para com eles.

Sendo assim, fica evidente nessa ocasião, que Deus quis matar Moisés, deixando claro que sua missão era extremamente relevante, o que exigiria dele uma dedicação à altura dessa grandiosa missão. Em seguida, Moisés e Arão seguem para o Egito para cumprirem a missão de Deus. Portanto, Deus quer que seus servos sejam santos para usá-los sempre da melhor forma possível.  Deus não precisa de nós, somos nós que precisamos dele. Moisés aprendeu isso de forma clara.

REFERÊNCIAS

Brannan, R. Léxico Lexham da Bíblia Hebraica. Bellingham, WA: Lexham Press, 2020.

Hamilton, V. P. Êxodo. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2017.

MacDonald, W. Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento. 2. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

Publicações Relacionadas

Temas Difíceis da Bíblia
Erivelton Nunes

O que a Bíblia diz sobre o Hamas?

Desde os últimos atos terroristas empreendidos contra o Estado de Israel no dia 7 de outubro, pelo grupo terrorista, autodenominado HAMAS. Muita informação distorcida está

Leia mais

Outras Publicações

Our Faith
Verônica de Souza

Jesus is the way back to God

“I am the way and the truth and the life. No one comes to the Father except through me.”  John 14.6 The scripture teaches us

Leia mais
Devocional
Felipe Rodrigues

Um dia comum

Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, o sacerdote de Midiã. E ele conduziu o rebanho para trás do deserto, e chegou

Leia mais
Teologia
Jonas Barbosa

Inteligência Financeira (Parte I)

“Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza.” Deuteronômio 8.18 Inteligência financeira, em primeira análise,

Leia mais