Menu

Geração de Finéias

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A ira do Senhor havia se acendido contra Israel e uma praga corria no meio deles pois haviam se lançado nos braços das filhas de moabe na prostituição e também aceitado o convite para render-se a seus deuses. O cenário era de morte misturado com lamentações, o barulho que se ouvia era o choro do povo na frente da tenda da congregação e, para somar ao caos em que se encontravam, um isrealita agora estava trazendo a vista de todos para o meio do povo uma moabita… Exatamente aquela que conquistou Israel e irou a Deus. 

Mas, no meio dos lamentos do povo se encontrava ali também um jovem chamado Finéias. Ele estava ouvindo o choro de perto mas não deixou com que isso tomasse conta de suas emoções. Ele sabia que lamentação somada com lamentação nunca resultariam em nada. Sua percepção estava voltada para a brecha que poderia ser capaz de mudar o que estava acontecendo à sua volta.

A palavra vai dizer que Finéias: “Vendo isso…levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança, foi após o homem israelita até o interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e a mulher, a ambos pelo ventre; então a praga cessou.” (Nm 25:7-8). Essa atitude fez com que Deus recebesse o ato de Finéias como uma expiação pelo povo, cessando a praga. 

Eu creio que a minha geração será uma geração de Finéias inconformados por estarem passando pela praga, e que serão a resposta para o fim da lamentação de muitos.  

Uma geração de Finéias que não são indiferentes ao que está acontecendo ao seu redor, mas sabem que a ferramenta de transformação que o cenário precisa pode ser exatamente a lança que está em suas mãos. 

Uma geração de Finéias que não entram no senso comum e dizem: “A situação está ruim e só vai piorar!” mas entendem que a “situação ruim” na verdade é exatamente o cenário certo para zelar pela santidade de Deus e glorificar o seu nome. 

Uma geração que ao ver a praga avançar e fazer mais uma vítima não permaneça igual, mas que esteja atenta às brechas que podem ser a oportunidade de fazer a diferença e salvar uma vida. 

A resposta de um cenário que parece não mudar, está exatamente na atitude que um Finéias pode tomar! Deus conta com uma geração interessada em fazer cumprir a sua vontade para um tempo como esse. 

Publicações Relacionadas

Devocional
Déborah Freire

A inquietação

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”

Leia mais
Devocional
Paulo Maskote

E quando for a sua vez?

Sempre gostei de observar os detalhes do episódio em que Deus se acendeu numa sarça para atrair o até então, genro do Jetro. Para terra

Leia mais
Devocional
Adriana Goulart

Ore pelo que restou

“Portanto, ore pelo resto que ficou” Is.37.4 O cenário é desfavorável: o reino do Norte foi levado cativo e agora o opressor vem marchando em

Leia mais

Outras Publicações