Quão precioso e deleitável para nossa alma é encontrar o capítulo cinco do Evangelho de Marcos, quando procedemos à nossa leitura devocional.
Bem que poderíamos chamá-lo de o capítulo da vitória sobre os desafios impossíveis. Os enfermos de corpo e alma encontram em seus versículos um lenitivo superior e uma luz que se abre no fim do túnel de sua desesperança.
O capítulo relata 3 milagres muito especiais operados pelo poder sobrenatural de Jesus Cristo, milagres que envolvem um senhor, uma senhora e uma jovenzinha. O senhor estava possuído por demônios; a senhora estava gravemente enferma e desenganada dos médicos e a jovem estava morta.
Demônios, doenças incuráveis e morte sempre desafiaram a humanidade, ao longo dos milênios. Problemas de ontem, de hoje e de sempre. Desafiaram também Jesus, mas foram por Ele vencidos.
O homem era acusado de deficiências mentais; a senhora sofria a discriminaçao social e legal; a jovem fora despedida da vida terrena e seu corpo estava prestes a ser conduzido ao cemitério.
Este capítulo deixa claro que o Senhor Jesus possui soberania total sobre todos os problemas que ocorrem nesta vida.
À medida que navegamos nas águas profundas da descrição dos fatos estampados em Marcos 5, nos maravilhamos com o operar divino do Mestre Querido.
Jesus atuou como Psiquiatra Divino, como Divino Cirurgião e como Pediatra Eterno.
Estimulo o meu leitor ou leitora a tomar algum tempo na observação dos detalhes de cada milagre, nas circunstâncias que os cercam e nos movimentos, tanto de Jesus quanto dos Seus circunstantes.
O homem era dominado por uma legião de demônios que o martirizava; a mulher se encontrava exaurida, estressada e tomada de desesperança, pois havia se consultado com todos os médicos possíveis, sem resultado algum. Os pais da menina, extremamente abatidos, suplicavam o milagre da ressurreição.
Um milagre aconteceu com uma pessoa que estava caminhando sem destino; outra, com alguém que foi em direção ao Mestre e o terceiro, na casa da paciente.
Em dois casos houve uma multidão que assistiu todo o episódio do milagre. No terceiro, apenas um grupo reduzido de pessoas. Jesus sabia quando a multidão deveria ser privilegiada com o testemunho de Suas operações, mas também sabia quando a mesma multidão se convertia em impedimento espiritual.
A jovem recebeu o milagre, estando fora de si; a mulher, tocando a Jesus por trás e o gadareno enquanto sofria sob o efeito aterrador dos demônios. Nos 3 casos, prevaleceu a autoridade de Cristo, aliada a sua inexcedível misericórdia.
O endemoninhado foi curado de longe; a mulher do fluxo foi curada por haver tocado Jesus e a jovenzinha ressuscitou depois que Jesus a tocou.
O gadareno vivia em miséria, a menina era filha de pessoas abastadas e a mulher havia empobrecido por ter usado sua fortuna com médicos e hospitais.
Jesus venceu os desafios em todas as áreas: social, física, emocional e espiritual.Milhares de pessoas atualmente experimentam os mesmos problemas que envolviam os personagens de Marcos 5.
É salutar poder informar que Jesus continua o mesmo. Seu poder não muda. Sua compaixão é igual.
Basta crer Nele e ir em sua direção.
Com certeza o milagre acontecerá outra vez.
Texto original disponível em: http://prgeziel.blogspot.com/2010/11/tres-grandes-desafios-vencidos-por.html