Qual o significado do termo Apocalipse?
A palavra apocalipse, do vocábulo grego apokalúpsis, significa revelação. Revelar é remover o véu, trazer à luz o que estava oculto, tornar conhecido encoberto.
Assim, a primeira frase em Apocalipse define o conteúdo do livro: Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer. Então, Apocalipse é a revelação do Senhor Jesus sobre as coisas que irão acontecer antes, durante e depois da Sua volta a terra.
Quem escreveu Apocalipse?
O autor divino de Apocalipse é Jesus, mas o escritor/redator humano do texto é apóstolo João, a quem o Senhor revelou as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto (Ap 1.1b,2).
Além dessa referência a João como escritor do texto, há outras em Apocalipse 1.9 e 22.8, e as alusões ao Antigo Testamento e à literatura judaica extrabíblica que impregnam Apocalipse sugerem que a pessoa que escreveu esse texto com autoridade profética era um judeu. Também existem paralelos entre o Evangelho de João e o Apocalipse. Assim, é amplamente aceito que ambas as obras foram escritas realmente pelo mesmo autor: João.
Em que local foi escrito Apocalipse?
João, cujo nome significa favor de Deus ou agraciado por Deus, escreveu essa carta apocalíptica em Patmos, uma pequena ilha grega, a 97km a sudoeste de Éfeso, no mar Egeu, e a 55 Km da costa da Turquia, na Ásia Menor.
A palavra Patmos significa mortal. A ilha, foi usada como um lugar de exílio pelos romanos. Segundo uma tradição preservada por Ireneu, Eusébio, Jerônimo e outros, o banimento de João aconteceu entre 91 e 95 d.C., no ano décimo quarto do reinado de Domiciano. E João teria sido libertado após 18 meses pelo imperador Nerva (96—98 d.C.), retornando para Éfeso, a fim de reassumir sua liderança lá.
O próprio João informa onde estava quando escreveu essa carta (e a razão de sua estadia naquela ilha): Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (Ap 1.9).
A quem se destina a mensagem em Apocalipse?
Na época em que foi escrita, destinava-se especialmente às sete igrejas da Ásia (provavelmente fundadas por Paulo em suas viagens missionárias). Mas, devido à linguagem simbólica, ao conteúdo apocalíptico e escatológico e à autoridade profética da mensagem, durante os séculos que se seguiram ela foi lida e compartilhada com os cristãos de outras regiões, com todos os que esperavam um novo céu uma nova terra.
Tendo em vista que, segundo a maioria dos intérpretes bíblicos, as sete igrejas representam os diversos tipos de igrejas e os problemas por elas enfrentados ao longo das épocas, o Apocalipse é destinado a toda a Igreja de Cristo, a todos aqueles que aceitaram a obra vicária do Senhor Jesus e aguardam o Messias verdadeiro.
A mensagem em Apocalipse foi escrita tanto para os leitores de origem israelita, como os de origem gentílica (não judeus). As profecias neste livro dizem respeito à Igreja, a Israel e a toda a humanidade; daí ser bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Ap 1.3).
Embora a maioria dos judeus ainda não tenha aceitado Jesus como o Messias e, em função disto, Deus esteja tratando com Israel por intermédio da Igreja, tem um plano específico para Israel e outro para a Igreja, a fim de, no final dos tempos, unir judeus e gentios num só rebanho, cuidado por um só Pastor: Jesus Cristo.
Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”.
A obra integral pode ser adquirida em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197