Menu

Questões Gerais sobre Apocalipse III

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Por que devemos estudar o Apocalipse?

Porque nele é descrito o futuro de acordo com o propósito de Deus. Assim, Apocalipse, como o livro profético do Novo Testamento, revela o desejo de Deus quanto ao futuro, Seu plano e querer.

Porque nele há respostas às perguntas que todos nós temos feito com relação à eternidade. É um livro profético do Novo Testamento que fala especificamente da eternidade, do céu, ao inferno. O que é uma profecia? É uma predição do futuro, descortinando-o para nós.

Porque é o único livro profético do Novo Testamento.

Porque um estudo profundo do Apocalipse demonstra a obediência do cristão aos ensinamentos e às instruções de Jesus.

Porque conhecer os fatos revelados em Apocalipse nos livra do erro, do pecado e da perdição eterna.

Porque somos abençoados plenamente. Jesus disse que bem-aventurada, feliz, é a pessoa que lê e guarda as profecias deste livro (Ap 1.3).

Porque a volta do Senhor Jesus em Apocalipse é garantida.

Porque passará o céu e a terra, mas a Palavra de Deus não há de passar.

Porque a leitura de Apocalipse renova a nossa fé e a nossa esperança em Deus, enchendo-nos de amor e poder para o servirmos e batalharmos pela causa de Cristo, enquanto aguardamos o estabelecimento total do Seu Reino em nós e entre nós.

Como podemos interpretar o livro de Apocalipse?

Uma palavra-chave em Apocalipse é profecia, a qual aparece sete vezes (ARC) indicando a projeção dos acontecimentos futuros.

Existem vários métodos de interpretação desse livro escatológico, mas serão apresentados a seguir apenas os principais.

O primeiro método é chamado de preterista, segundo o qual tudo em Apocalipse diria respeito ao passado. Em outras palavras, todos os eventos descritos nesse livro já teriam se cumprido com a destruição de Jerusalém e com a queda do Império Romano. Todavia, de acordo com nosso estudo, não podemos fazer uso de tal método, porque entendemos que a maior parte dos acontecimentos em Apocalipse ainda não se realizou, tais como a segunda vinda do Senhor Jesus, a Grande Tribulação, o aparecimento do Anticristo e do Falso Profeta, o surgimento das duas testemunhas, a batalha do Armagedom e a implementação do Milênio.

O segundo método é chamado de historicista, segundo o qual as profecias em Apocalipse se cumpriram no decorrer da história, a partir do momento em que o profeta recebeu a revelação e a tornou pública. De acordo com os estudiosos que adotam esse método, muitos eventos já ocorreram e alguns ainda estão por vir. O problema dessa interpretação é não considerar o sentido espiritual do livro, desprezando os símbolos evocados em Apocalipse. Sendo o cristianismo uma religião histórica e que preza a história, esse método pode ser utilizado por nós apenas parcialmente, uma vez que seu conteúdo simbólico jamais deverá ser desprezado por nós.

O terceiro método é o futurista. De acordo com ele, as profecias apocalípticas se cumprirão no fim dos tempos. Alguns futuristas dizem que os acontecimentos mencionados nos capítulos 1, 2 e 3 de Apocalipse já se realizaram, mas que o restante é para o futuro. Adotando a visão da escola futurista, há três grupos que divergem a respeito da Igreja e da Grande Tribulação. O primeiro grupo, conhecido como pré-tribulacionista, entende que a Igreja, antes do período de sete anos da Grande Tribulação, será arrebatada (1 Ts 1.10). O segundo grupo, conhecido como mesotribulacionista, afirma que a Igreja passará pela ira e pela perseguição do Anticristo na primeira metade da Grande Tribulação (Ap 11.12). O terceiro grupo, conhecido como pós-tribulacionista, declara que a Igreja passará pela Grande Tribulação. Logo, o Arrebatamento e o aparecimento glorioso de Cristo se fundirão em um só evento (Ap 19.11).

O quarto método de interpretação de Apocalipse é conhecido como idealista, simbólico ou místico. Para os estudiosos que o adotam, o livro não possui significado profético. Tudo seria apenas simbólico; nada seria literal nem histórico. De acordo com esse método, o Apocalipse é visto apenas como uma alegoria simbólica da luta entre o bem e o mal, o cristianismo e o paganismo.

O quinto método é o literalista, segundo o qual tudo o que consta em Apocalipse tem um sentido literal, exato e direto; nunca figurado ou simbólico.

Há também o método de interpretação eclético, o qual combina todos os métodos anteriores, tratando cada texto dentro do seu contexto específico e dentro da hermenêutica bíblica, de modo que uma tendência não domine sobre a outra, prejudicando o todo.

Qual o melhor método de interpretação de Apocalipse?

O eclético, pois sendo um livro escatológico, em Apocalipse há frases, palavras e textos simbólicos, enquanto outros são literais. Também existem profecias que já se cumpriram, outras que estão se cumprindo, e outras ainda que se cumprirão mais à frente.

É necessário pesquisar sobre os símbolos, o contexto histórico e o espiritual. Desta maneira, será possível compreender o livro de Apocalipse sem ser extremista e sem encontrar dificuldades.

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:  

https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Erivelton Nunes

Apocalipse: considerações iniciais e gênero literário

A palavra Apocalipse, do grego αποκάλυψις (apokálypsis), significa revelação, formada pelo prefixo απο (apo) “tirado de” e por κάλυμμα (kalumna) “véu”. Portanto, apocalipse, significa literalmente,

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Inferno

281. O inferno existe? Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra

Leia mais

Outras Publicações

Teologia
André Batalhão

SALVE o discipulado

“Discipular é exercitar a compaixão do Reino de Deus na terra. É progredir na verdade e na liberdade, mantendo-nos livres da escravidão do pecado; livres

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

Jesus is the way back to God

“I am the way and the truth and the life. No one comes to the Father except through me.”  John 14.6 The scripture teaches us

Leia mais
Our Faith
Verônica de Souza

I decide to trust God

Commit your way to the LORD; trust in him and he will do this:He will make your righteous reward shine like the dawn, your vindication

Leia mais