Menu

Questões Gerais sobre Apocalipse IV

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Que atitudes temos de adotar para entender os mistérios de Apocalipse?

1ª atitude: comportar-se de modo santo, exemplar, não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado (2 Co 6.3). Temos de assumir uma postura sem escândalos, para que as verdades da palavra profética sejam reveladas a nós.

2ª atitude: proclamar a vinda do Senhor Jesus. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha (1 Co 11.26). Temos de proclamar a volta de Jesus. Não devemos ouvir os escarnecedores. Estes indivíduos, nos dias de Pedro, diziam que Jesus nunca viria. Nos dias de Noé, quando este avisava sobre o dilúvio, sobre a destruição que haveria no mundo, as pessoas blasfemavam, escarneciam, dizendo que tal fato nunca aconteceria. O Senhor disse claramente que voltaria. Ele é fiel e cumprirá tudo o que prometeu.

3ª atitude: estar alerta e alertar todos quanto à volta do Senhor. Em Apocalipse 3.11, Jesus advertiu: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

4ª atitude: anunciar, ensinar e pregar a palavra profética. Observe a recomendação de Paulo em 2 Timóteo 4.1-5:

Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

5ª atitude: ocupar-nos com os negócios do Senhor, conforme a recomendação do senhor que representa Cristo na parábola contada por Ele, em Lucas 19.13: Negociai até que eu venha. Este texto se refere à vinda de Jesus. Nele, vemos a palavra verdadeira do Senhor garantindo que Ele voltará. Logo, devemos envolver-nos na obra de Deus, ganhar almas para Cristo, proclamar o Reino do Senhor Jesus, que se estabelecerá na terra.

6ª atitude: nunca permitir o esfriamento do amor, a fim de que não sejamos repreendidos por Jesus, como a Igreja em Éfeso, a qual ouviu: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor (Ap 2.4). Como o amor esfria? Quando nos envolvemos com coisas que não agradam a Deus e valorizamos demasiadamente o que é material em detrimento do espiritual.

7ª atitude: obedecer às advertências do Senhor. Jesus nos avisou sobre o que aconteceria no futuro. Veja o que é dito por Ele em Lucas 6.46-49:

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.

Devemos não só obedecer a essas advertências, mas também orar e vigiar, como recomendado em Lucas 21.36: Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

Não podemos descuidar nem por um momento. Temos de orar sem cessar, pois a oração é o canal que nos liga a Deus, estudar a Palavra e praticá-la, para que não sejamos apanhados de surpresa na volta do Senhor e condenados à separação eterna dele.

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Inferno

281. O inferno existe? Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Céu

268. O céu é um lugar real? Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo

Leia mais

Outras Publicações

Temas Difíceis da Bíblia
Erivelton Nunes

O que a Bíblia diz sobre o Hamas?

Desde os últimos atos terroristas empreendidos contra o Estado de Israel no dia 7 de outubro, pelo grupo terrorista, autodenominado HAMAS. Muita informação distorcida está

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Procure uma pessoa para casar

            Namoro não é passatempo. Você não pode fazer com pessoas o que se faz com objetos. Nos Estados Unidos, o consumidor tem o direito

Leia mais
Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO DEVOCIONAL

A oração clareia a visão de forma maravilhosa, acalma os nervos, determina funções, firma o propósito, suaviza e fortalece o espírito. S. D. GORDON A

Leia mais