O que será a Grande Tribulação?
De acordo com a Palavra de Deus, a Grande Tribulação será um tempo de sofrimento, de juízo, de perseguição, que ocorrerá na terra nos últimos dias.
Esse evento é aludido diretamente em Apocalipse 6.19, mas também é tratado nos livros de Isaías, Jeremias, Daniel, Zacarias e Malaquias.
Quais as finalidades da Grande Tribulação?
A Grande Tribulação será o período em que o Anticristo se manifestará para estabelecer seu governo na terra. Será o momento propício para Deus exercer Sua ira e Seus juízos sobre Israel, sobre as nações ímpias, sobre todos os pecadores. Contudo, segundo o que afirmou o apóstolo Paulo aos cristãos de Tessalônica, Igreja não está destinada para a ira, mas para a salvação por Cristo (1 Ts 5.9).
Tal acontecimento, que marca os últimos dias, terá um propósito especial em relação a Israel. Deus tratará com essa nação que representa o povo escolhido por Ele. Israel está fortalecendo-se.
Não é à toa que tem muitos inimigos. Contudo, o Senhor a convocará na Grande Tribulação, atraindo-a para Ele e para o verdadeiro Messias: Jesus.
De quantos períodos se constituirá a Grande Tribulação?
De acordo com a interpretação mais aceita pelos teólogos, de dois períodos: o primeiro será a Tribulação, e o segundo, a Grande Tribulação, quando os juízos de Deus sobre a terra ocorrerão sequencialmente. Veja Daniel 11.
O que acontecerá durante a Tribulação?
Será um tempo de sofrimento, especialmente para Israel, que receberá o tratamento do Senhor por intermédio do Anticristo, visto que é um povo de dura cerviz, obstinado.
O que ocorrerá na Grande Tribulação?
A manifestação dos juízos de Deus na terra, inclusive sobre a natureza. De acordo com o que está escrito na Bíblia, quando for aberto o sexto selo, o sol escurecerá, a lua se tornará como sangue e as estrelas cairão (Ap 6.12,13). Além disso, quando o terceiro anjo tocar a trombeta, urna grande estrela cairá do céu sobre a terça parte dos rios e as fontes das águas, contaminando-as (Ap 8.10,11).
A Igreja do Senhor passará pela Grande Tribulação?
De acordo com os pré-tribulacionistas, a Igreja do Senhor, pura, que ama o Noivo, não passará pela Grande Tribulação.
Na Bíblia são retratadas várias situações e há várias declarações que apontam para isso.
Noé e sua família entraram na arca antes do Dilúvio. Neste sentido, também a Igreja será levada pelo Senhor antes que venha a destruição sobre a terra.
Ló e sua família saíram da cidade de Sodoma e Gomorra antes que fosse extinta. A Igreja também sairá deste mundo antes que ocorra a Grande Tribulação.
O profeta Isaías declarou que o justo será levado antes que venha o mal (Is 57.1,2).
Em Apocalipse 4.1, é dito que João escutou uma voz que lhe disse: Sobe aqui. Seria uma alusão à Igreja que será levada ao céu.
Em 1 Tessalonicenses 5.9, Paulo afirmou que Deus não nos destinou para a ira, mas para a salvação. Ele tratou de todos os assuntos concernentes à Noiva de Cristo nas Escrituras (salvação, condenação, Juízo, manifestação do Espírito Santo, dons espirituais, casamento, família, relação patrão/empregado, Israel). Logo, se a Igreja tivesse de passar pela Grande Tribulação, certamente o apóstolo teria dito, corroborando tal informação pelo ensino de uma doutrina específica.
Além disso, se a Igreja fosse vivenciar a Grande Tribulação, o próprio Senhor Jesus, que é o Cabeça da Igreja, o Cordeiro santo, avisaria à Sua Noiva, admoestando-a a preparar-se.
Existem diferentes visões no que diz respeito a esse assunto. Alguns entendem que a Igreja poderá passar somente pela Tribulação (os primeiros três anos e meio). Outros declaram que a Igreja passará pela Tribulação e pela Grande Tribulação (um período total de sete anos). Todavia, de acordo com o entendimento da maioria dos teólogos, a Igreja não estará inserida em nenhum desses dois eventos.
Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197