Menu

Série Guardiãs do Lar: Provérbios 31

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Provérbios 31:9  diz: 

“Abre a boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados.”

Sermos mulheres conscientes e posicionadas como guardiãs do lar não é sinônimo de alienação social. Vemos aqui de maneira prática que essa mulher está intencionalmente mentoreando, exercendo sua influência de mãe, para fazer do seu filho um agente de transformação social, consciente de suas responsabilidades.

Ela está chamando a atenção de um rei, que ele deve julgar, aplicar a lei de maneira que defenda os direitos dos pobres e necessitados. Quem usa a palavra de Deus como justificativa para manter a  mulher cristã alheia à realidade que a cerca nunca leu a Bíblia.

As filhas de Zelofeade são exemplos de mulheres que exerceram influência política e social. No livro de Números encontramos a história dessas 5 mulheres que

conquistaram direitos civis. Eram elas: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

Secularmente, movimentos de mulheres usam a rebeldia como método para avançar em questões de direitos civis e de outras ordens. No entanto, não vemos esse “espírito” nas atitudes das filhas de Zelofeade.

A autoridade conferida por Deus ao homem, não é justificativa nem para a rebeldia, nem para a passividade e omissão feminina.

Se aquelas mulheres tivessem se levantado usando como ferramentas confrontação e desrespeito à liderança de Moisés, não seria contra ele que elas estariam se levantando, mas sim contra a autoridade que Deus exercia naquela comunidade por meio da instrução de Moisés.

Ser uma mulher cristã não é sinônimo de omissão e passividade a respeito de questões sociais.

Ser uma guardiã é também ser consciente de que há situações de injustiças que apenas mulheres irão vivenciar e identificar. E Deus pode e quer usar isso como uma influência saudável para a implantação de políticas públicas mais justas. A história das filhas de Zelofeade nos mostra a importância da participação ativa feminina na sociedade e que a rebeldia e confronto feministas não são padrão de comportamento para as mulheres do Reino.

Publicações Relacionadas

Devocional
Veronica Guimarães

Seja forte e corajoso, não tenha medo

Josué foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés. Ao assumir essa grande responsabilidade, Josué recebeu palavras encorajadoras

Leia mais
Devocional
Veronica Guimarães

A oração transformadora de Jabez

A passagem de 1 Crônicas 4:10 nos traz a história inspiradora de Jabez, um homem cuja vida foi transformada por meio de uma simples oração. 

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Aline Brum

Devidamente posicionados

Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à

Leia mais
NPC
André Batalhão

A queda das liberdades

“Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.” (Salmos 119.45)          No mundo ocidental, o direito à liberdade é garantido, e não pode

Leia mais
Teologia
Eliseu Fernandes

Conhecimento de Deus

Introdução No Éden, se buscou o conhecimento de maneira errada, porque nenhum conhecimento verdadeiro se adquire pela desobediência de Deus, e o gosto amargo do

Leia mais