Menu

Questões Relativas a Israel

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

162. Por que Israel está continuamente sob o foco da mídia e das outras nações? Israel é importante?

Israel é um país com um território pequeno. Entretanto, todos os dias, na maioria dos jornais, no rádio, na televisão, nas revistas e especialmente na Internet, é elogiado, criticado, zombado, acusado, culpado e comentado. Qual é a importância dessa nação?

Israel é o povo de Deus. Foi o Senhor quem o formou, dando-lhe um propósito especial para abençoar todos os povos não somente na dimensão espiritual, mas também nos aspectos social e material. Deus faz Israel crescer em todos os aspectos. Ele multiplica os descendentes de Abraão como as estrelas do céu e jamais deixa de abençoá-los (Dt 1.10-11; Is 26.15).

A) Israel é importante espiritualmente. Deus disse que abençoaria todas as nações por intermédio de Israel. Como? Usando a Bíblia como ferramenta para tal. Seus escritores eram judeus; os sacerdotes eram judeus; os profetas, grandes mensageiros do Senhor, pertenciam ao povo israelita. O homem mais especial e importante do mundo, o mais sublime e incomparável, tem descendência israelita: o Senhor Jesus Cristo. A Bíblia é o best-seller universal,

e Jesus é o Salvador da hun1anidade. No fim dos tempos, a bênção espiritual proveniente de Israel alcançará o mundo inteiro. Todas as pessoas em todas as épocas e em todos os lugares serão abençoadas por Israel.

B) Israel é importante politicamente. A localização geográfica de Israel é estratégica: no centro da terra. A profecia bíblica declara que Israel é o coração dos povos. O panorama político mundial ao longo dos anos tem sido, e continuará sendo até o final dos tempos, profundamente influenciado pelas decisões políticas que acontecem no Oriente Médio, especificamente em Israel. O relógio profético, intelectual, político e econômico do mundo, sem nenhuma dúvida, é a nação de Israel. Todos os segmentos políticos mundiais obrigatoriamente atentam para o que ocorre em Israel.

Algumas vezes Israel, como nação, foi expulsa literalmente do seu território; foi levada cativa, explorada, perseguida e odiada por muitos povos.

Durante 430 anos em que o povo hebreu viveu como estrangeiro no Egito, foi escravizado, saindo de lá para retornar à sua terra sob a liderança de Moisés.

No ano 722 a.C. a população do reino de Israel, representado pelas dez tribos do norte, foi levada cativa pela Assíria, e, entre os anos 605-586 a.C. a população de Judá, reino representado pelas duas tribos do sul, foi escravizada pela Babilônia.

Sob o império medo-persa, Deus usou Zorobabel (539 a.C.), Esdras (458 a.C.) e Neemias (444 a.C.), para reconduzir Seu povo de volta ao seu território.

A última saída dos israelitas do seu território ocorreu no ano 70 d.C., sob imposição dos romanos, e o regresso de Israel à sua terra recomeçou em 1871 d.C.

No dia 2 de novembro de 1917, aconteceu a famosa Declaração de Balfour [uma carta escrita por Arthur James Balfour, secretário britânico de assuntos internacionais, ao Lorde Rothschild, falando-lhe de seu desejo de conceder aos israelitas benefícios para repovoarem Israel, caso a Inglaterra conseguisse derrotar o império otomano que dominava aquela região]. Os americanos concordaram com este termo em agosto de 1918, e a Liga das Nações concedeu ao Reino Unido o Mandato Britânico da Palestina, após a Primeira Guerra Mundial.

Em. novembro de 1947, as Nações Unidas recomendaram que a Palestina fosse administrada por um Estado judeu, um Estado árabe e pelas Nações Unidas, com. a sede do governo em Jerusalém. Essa repartição, a princípio foi aceita pelos líderes sionistas, mas sendo rejeitada pelos líderes árabes, houve uma Guerra Civil de 1947 a 1948, a qual terminou em 14 de maio de 1948, com a declaração de independência de Israel. No dia seguinte, os árabes vizinhos atacaram o país. Desde então, Israel travou uma série de guerras com os países vizinhos.

A despeito disso, de todas as partes do mundo os judeus continuam regressando para sua pátria até hoje. Estes fatos estão registrados na Bíblia e nos anais da história. Apesar de todo o sofrimento do povo judeu, Deus tem um futuro maravilhoso para Israel (Jr 65.21-23).

C) Israel é importante intelectualmente. Qualquer pessoa com uma pequena parcela de conhecimento sabe da importância cultural dos judeus. Como um dos povos mais antigos, Israel vem, dedicando-se ao estudo das ciências humanas. Em todas as áreas de conhecimento, os filhos de Abraão participam ativamente. A maioria dos judeus, ao ser abordada sobre qualquer assunto, tem sempre uma orientação e uma resposta.

O sistema educacional implantado em Israel e em todas as escolas judaicas no mundo inteiro obedece a um padrão de ensino globalizado. O mestre, em companhia de seus alunos ao redor de uma mesa, ministra um ensinamento global. Os estudantes aprendem dois ou três idiomas, geografia, matemática, informática e outras matérias ao mesmo tempo. Esse sistema de ensino vem provando sua eficácia, formando homens e mulheres capacitados,

com cultura geral, preparados para as diferentes funções da vida. A sabedoria é um dom de Deus (Pv 4.1-13).

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:  

https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Inferno

281. O inferno existe? Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Céu

268. O céu é um lugar real? Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo

Leia mais

Outras Publicações

Mulher Vitoriosa
Elizete Malafaia

A importância do cuidado da Alma

A alma é composta pela mente (capacidade intelectual, habilidades, ideia, imaginação, pensamentos e memórias) vontades (ou desejos) e emoções (ou sentimentos). É a partir da

Leia mais
Pregador Bem-Sucedido
Geziel Gomes

Existe esperança para os enfermos

1. Enfermidades existem desde que o pecado entrou no mundo. 2. Antes disto, somente havia saúde e bem-estar. 3. Se Adão e Eva não houvessem

Leia mais