Menu

Questões Relativas ao Inferno

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

281. O inferno existe?

Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra é mencionada em todo o mundo. Nascemos, crescemos, estudamos e vivemos ouvindo esta palavra ser utilizada de várias formas. Isso assinala que a maioria crê que o inferno existe? De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, 52% das pessoas adultas têm certeza da existência do inferno, e 27% acha possível que esse lugar exista.

Na Bíblia, há inúmeras referências ao inferno. Veja Dt 32.22; Jó 26.6; SI 9.17; 16.10; Pv 5.5; 15.24; Is 14.9,11,15; Ez 31.16; Os 13.14; Mt 5.22,29,30; 10.28; 11.23; 18.9; 23.33; Lc 12.5; 16.19-31; 2 Pe 2.4; Ap 20.13,14.

283. O que é o inferno?

Muitas pessoas gostam de brincar sobre o inferno. Algumas fazem piadas, mas a Palavra de Deus o trata com muita seriedade. Há quem não acredite na existência do inferno. Entretanto, o Senhor Jesus se referiu várias vezes ao inferno corno um lugar real, criado por Deus para punir o diabo, os demônios, os ímpios e todas as nações que se esquecem de Deus (SI 9.17).

De acordo com o que é revelado na Bíblia, o inferno é:

  1. um lugar de trevas onde as pessoas permanecerão na escuridão eterna (Mt 8.12);
  2. um lugar onde o fogo, que representa a ira de Deus punindo todos os   ímpios, nunca se apagará (Is 33.14);
  3. um lugar de aflições e angústias indescritíveis, onde o bicho que não morre é o remorso eterno que sofrerão as pessoas que para lá forem (Mc 9.43,48).
  4. O inferno, segundo as palavras do Senhor, é uma prisão eterna (Mt 5.25,26). Sendo assim, ninguém deve duvidar da existência dele. O inferno é real, e deve ser evitado por todas as pessoas.

285. Existem outros termos que designam o inferno?

Tanto na literatura bíblica como na secular, encontramos vários vocábulos que se referem ao inferno [do latim ínfernum, profundezas; lugares baixos, inferiores], tais como os termos gregos hades e tártaro, e hebraicos sheol e geena. Na maioria das versões bíblicas, esses termos aparecem traduzidos como o abismo, poço do abismo, sepultura. Apesar de os nomes serem diferentes, todos apresentam o inferno como lugar de trevas e tormentos eternos.

A palavra geena, utilizada pelo Senhor Jesus para se referir ao inferno, está associada à ideia de dor e sofrimento, porque o vale do Geena (hb. Geh Hinnóm, vale de Hinon) era um depósito de lixo fora de Jerusalém, onde o fogo estava sempre ardendo, e Jesus disse que o inferno era um lugar de vermes, larvas, fogo e tribulação (in: Bíblia Plenitude, p. 1377).

289. O sofrimento no inferno será eterno?

Na Bíblia é afirmado claramente que o céu é um lugar de gozo, paz e felicidade eterna, enquanto o inferno é exatamente o oposto. Todas as pessoas que lá estiverem sofrerão eternamente.

O ser humano não foi criado pelo Senhor para o inferno. Deus não deseja que ninguém. seja condenado a viver nesse lugar terrível, onde o tormento nunca termina, o fogo jamais se apaga, o bicho nunca morre, e o pranto e o ranger de dentes são eternos (Mt 25.30). O inferno é um lugar preparado por Deus para o diabo e os seus demônios, mas para lá irão todos aqueles cujo caráter e cujas obras se assemelharem aos do inimigo de Deus; aqueles que pecaram, não se arrependeram e não aceitaram Jesus como seu Salvador e Senhor, tendo rejeitado a graça de Deus.

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em:  

https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Céu

268. O céu é um lugar real? Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo

Leia mais

Outras Publicações