Menu

Questões Relativas às Duas Testemunhas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quem serão duas testemunhas em Apocalipse 11?

Alguns estudiosos da Bíblia dizem que elas representam o Antigo e o Novo Testamento, a lei e a graça (Rm 3.21). Já outros afirmam que elas são Josué e Zorobabel (Zc 4.3,12), João e Paulo (Jo 21.22,23; Fp 1.22- 25), ou dois pregadores, sendo um judeu, e o outro um gentio. E, para um grande grupo de teólogos renomados, as duas testemunhas poderão ser Enoque e Elias (Gn 5.24;

2Rs 2.11). Mas a resposta mais aceita pelos exegetas bíblicos, teólogos, comentaristas e estudantes da Bíblia é que as duas testemunhas provavelmente serão Moisés e Elias (Dt 34.6; Lc 9.30,31; Jd 1.9), uma vez que:

  • Às duas testemunhas estarão associados os mesmos elementos naturais (a água, o fogo, pragas) que Moisés e Elias (Êx 7.19; Tg 5.17; Ap 11.5,6).
  • Assim como Moisés testemunhou sobre Deus diante do faraó, e Elias, de Acabe, as duas testemunhas profetizarão e testemunharão sobre o poder divino ante o último império satânico comandado pelo Anticristo (Êx 7.1-7; 1Rs 18.7 -15; Ap 11.3).
  • Tanto Moisés como Elias enfrentaram oposição ferrenha da parte dos inimigos do Senhor. As duas testemunhas também enfrentarão (Êx7.10,11; 1Rs 18.19- 40; Ap 11.3).
  • Moisés e Elias apareceram como duas testemunhas a Cristo no monte da Transfiguração (Me 9. 4); Moisés representando a Lei, e Elias, os Profetas (Lc 9.30).
  • Moisés e Elias foram levados pelo Senhor em plena atividade ministerial. As duas testemunhas serão arrebatadas pelo Senhor diante dos inimigos delas (Nm 20.12; 2Rs 19.16; Ap 11.12).

A despeito dessas conjecturas, apenas Deus sabe a real identidade das duas testemunhas. Sendo assim, não deve ser nossa prioridade tentar descobrir isso, uma vez que isto será revelado no tempo oportuno e que saber o nome delas não traz crescimento espiritual aos fiéis que servem ao Senhor.

O mais importante para o cristão é ter a segurança da sua salvação na bendita pessoa do Senhor Jesus e estar atento aos eventos proféticos que atestam a veracidade da volta de Cristo a qualquer instante.

Durante o tempo em que as duas testemunhas estiverem ministrando na terra, haverá salvação. Mas o preço será altíssimo. Devemos, pois, estar vigilantes para não perdemos a nossa salvação (Hb 2.1-3).

Quais serão as atividades das duas testemunhas?

Segundo Apocalipse 11.3-6, as duas testemunhas profetizarão durante três anos e meio (1.260 dias, v. 3), transmitindo as verdades de Deus às nações que pisarão a Cidade Santa por quarenta e dois meses (v.2). Além disso, anunciarão que os reinos da terra passarão a ser do Senhor Jesus, e que Ele voltará para implantar o Milênio.

As duas testemunhas, vestidas de pano de saco (Ap 11.3 NVI), terão poder para falar em nome de Deus e operar milagres. Atente para o que é revelado em Apocalipse 11.5,6, sobre o poder divino concedido a elas:

Se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal) importa que assim seja morto. Estas têm. poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.

Este texto é parte da obra “Mistérios do Apocalipse”. A obra integral pode ser adquirida em: https://loja.editoracentralgospel.com/centralgospel/livro-os-misterios-do-apocalipse-000197

Publicações Relacionadas

Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Escolas de interpretação em Apocalipse

Durante muitos anos, o estudo do Apocalipse vem sendo explicado por diversas correntes, conceitos, pontos de vistas e métodos de interpretação. Esse livro profético-misterioso (o

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Inferno

281. O inferno existe? Quando alguém menciona a palavra inferno, as pessoas de um modo geral sentem medo, curiosidade e fazem questionamentos. Diariamente esta palavra

Leia mais
Mistérios do Apocalipse
Joá Caitano

Questões Relativas ao Céu

268. O céu é um lugar real? Sim. O céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16) de descanso (Hb 4.3-5,8-11), gozo

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Paulo Maskote

Eu no seu lugar

Qual de nós não ouviu isso: “AAAH!!! EU, NO SEU LUGAR…” . Tenho pensado um bocado sobre isso nos últimos dias. A questão não é

Leia mais
Teologia
Silas Filho

O Deus que faz! – Parte I

“Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque os egípcios que vistes, nunca mais vereis para sempre”. Êxodo

Leia mais