Menu

A serpente de Gênesis e seu fóssil

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Em no nosso artigo anterior, intitulado “O primeiro homem – Homo Sapiens” escrevemos sobre a origem do primeiro Homo Sapiens e as grandes “coincidências” entre o que é descrito na Bíblia e as descobertas mais recentes da ciência, mostrando que o cromossomo “y” mais antigo veio do nordeste da África, região muito próxima ao descrito no relato bíblico, que cita os 4 rios de Gênesis: o Rio Tigre, Eufrates, Pisom e Giom. 

Gênesis 2.7-15: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bódélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

Pois bem, no texto de hoje, aprofundaremos em alguns dados, referentes ao que ocorreu, conforme o relato bíblico, no jardim do Éden. Mas você pode perguntar: mas autores, como vocês, que são médicos com mestrado e doutorado, com cursos no exterior, acreditam realmente que houve Jardim do Éden?! Sim, nós acreditamos! Ah, mas vocês acreditam até na história da serpente?! Sim! E nesse texto tentaremos explicar o porquê e como acreditamos, baseados na Bíblia (fé) e na paleontologia (ciência)! 

Quando a Bíblia fala sobre a serpente, que tentou Adão e Eva lemos: 

Gênesis 3.1-5: Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Após Eva ser influenciada pela serpente e comer do fruto, ela oferece um pedaço ao marido e, então, Deus descobre o que aconteceu. Interroga cada um deles e, então, aplica a pena conforme suas falhas. Para a serpente, lemos que a punição foi a seguinte: 

Gênesis 3.14,15: Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Observamos, claramente, que o castigo aplicado à serpente foi que, a partir daquele momento, a serpente passaria a rastejar. Muitos teólogos questionaram sobre como seria a composição física da serpente antes desse castigo. Ela teria asas?! Poderia ter patas? Ou seria um animal mágico? Pois adivinhem, a ciência vai responder a essa pergunta! 

No site da Revista Nature, uma das maiores revistas científicas do mundo, lemos nas primeiras frases: “O primeiro fóssil de cobra de quatro patas já encontrado está forçando os cientístas a repensar como as cobras evoluíram dos lagartos” (CHRISTAKOU, 2015). Chamado de Tetrapodophis amplectus, o animal tem as fotos de um de seus fósseis evidenciada abaixo e demonstra, claramente, que a serpente já teve patas e que, um dia, as perdeu. Observem as fotos a seguir (na seção Anexos) e tirem suas próprias conclusões. Eram, inclusive, patas articuladas e funcionais! 

Esses fósseis respondem como as serpentes foram punidas por Deus: perdendo suas patas. Então concluímos: a Bíblia tinha razão e a ciência provou isso. O que você acreditaria pela fé, agora pode ser confirmado pela análise científica dos fósseis.

Referências

CHRISTAKOU, A. Four-legged fossil snake is a world first. Nature, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nature.2015.18050

Anexos – Publicações com imagens de fósseis de serpentes com patas

Anexo I: Fóssil de cobra de quatro patas, considerada a primeira do mundo – https://www.nature.com/articles/nature.2015.18050.pdf

Anexo II: Cientistas descobrem fóssil de cobra de quatro patas – https://scitechdaily.com/scientists-discover-four-legged-snake-fossil/

Anexo III: Encontrado fóssil de cobra de quatro patas – https://www.heritagedaily.com/2015/07/four-legged-snake-fossil-found/107775

Publicações Relacionadas

Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Imagem e semelhanças: A anatomia

No relato da criação em Gênesis, capítulo 1, Deus nos formou à sua imagem: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Por que sou objetor de consciência?

Vivemos em uma democracia. Isso é muito bom. Apenas 7,8% da população vive em “democracias plenas”. A EIU (Economist Intelligence Unit) alertou para a regressão

Leia mais

Outras Publicações