Menu

Câncer de mama e a Bíblia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

            Os principais fatores de risco para o Câncer de Mama estão relacionados à idade, fatores hormonais, comportamentais, ambientais e genéticos (INCA)1. Na prática podemos resumi-los como: mulheres acima de 50 anos, menarca precoce (primeira menstruação muito cedo), menopausa tardia (última menstruação muito tarde), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter engravidado), uso de contraceptivos, não amamentação, uso de hormônios após a menopausa, uso de bebidas alcoólicas, excesso de peso, sedentarismo e exposição a substâncias como alimentos processados com conservantes, agrotóxicos e radiações.

            Muitos e distintos são os relatos atribuídos ao mito grego das amazonas, que constituíam um povo composto apenas de mulheres autossuficientes, sendo exímias guerreiras, que rejeitavam homens em suas aldeias, usando-os apenas para a reprodução. De etimologia inconclusiva, amazona pode significar, derivada do grego, sem seios, de α (a = sem) y μαζών (mazòn = mama, seio). O próprio conto revela que elas retiravam uma das mamas para que esta não atrapalhasse o manejo do arco e flecha durante as batalhas.

            Assim, há aqueles que advogam que a filosofia grega estava dizendo, em tom simbólico, que as mulheres que apresentavam comportamento masculino perdiam suas mamas. De certa forma, nos dias atuais, é impossível não fazer a mesma associação, quando se analisa quais os principais fatores de risco para se “perder” a mama, ou seja, ter um câncer. Logicamente que se trata apenas dos casos com risco por fatores comportamentais.

            A sociedade moderna “impõe” que as mulheres casem e tenham filhos apenas em idades mais avançadas. Primeiro elas têm que acabar os estudos escolares, depois fazer uma faculdade, conseguir um bom emprego, atingir a estabilidade, crescer na carreira, depois cursar mestrado e doutorado, para só então pensarem em casamento ou maternidade. Por isso tem se tornado cada vez mais comum o congelamento de óvulos em clínicas de fertilidade.

            A própria dinâmica trabalhista exige que o retorno às atividades seja cada vez mais precoce, a despeito das leis da CLT, uma vez que ainda temos no Brasil muita informalidade e profissionais liberais com fracos vínculos de trabalho. Assim amamentam cada vez menos, terceirizam os cuidados com os filhos, bastando-se observar o alarmante número de creches e antecipação cada vez mais comum das “atividades” escolares em turmas de pré-escolar, pré-maternal e até berçários, alguns iniciando com três meses de vida. Nota-se que em tal idade e período de vida, o Ministério da Saúde e a legislação trabalhista nacional deveriam “garantir” a lactação exclusiva ao seio materno.

            O mesmo ocorre para o consumo de bebidas alcoólicas e aumento do peso. Segundo o IBGE 2, em 2019, 26,4% da população com 18 anos ou mais costumavam consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana, o que representa aumento de 2,5 pontos percentuais em relação a 2013, quando esse percentual foi de 23,9%.

            Em 2019, a proporção de homens que tinham o hábito de consumir bebida alcoólica ao menos uma vez por semana era de 37,1%, superior ao observado entre as mulheres (17,0%). A proporção de mulheres que consumiam bebida alcoólica uma vez ou mais por semana cresceu 4,1 pontos percentuais frente a 2013 (12,9%), enquanto o percentual dos homens ficou praticamente estável (36,3%). Ainda segundo o IBGE, a área urbana consome duas vezes mais alimentos ultra processados do que a rural. A proporção de pessoas que consumiram cinco ou mais grupos de alimentos ultra processados foi de 14,3%. As pessoas residentes em áreas rurais registraram percentual menor (7,4%) em relação aos residentes das áreas urbanas (15,4%). 

            Quanto ao sedentarismo, baseando nos dados do IBGE, em 2019, 34,2% dos homens com 18 anos ou mais praticaram o nível recomendado de atividade física no lazer, enquanto para as mulheres este percentual foi de apenas 26,4%. No mesmo período, a média brasileira foi de 30,1%. Em 2013, esta média foi de 22,7%, enquanto os percentuais de homens e mulheres foram de 27,3% e 18,6%, respectivamente.

            Da população de adultos, 40,3% foram classificados como insuficientemente ativos – ou seja, pessoas que não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana considerando os três domínios: lazer; trabalho e deslocamento para o trabalho. Diretamente proporcional ao sedentarismo, a obesidade também é um fator de risco em destaque. No Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019. Diante dessa prevalência, vale chamar a atenção que, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a frequência de obesidade é semelhante em homens e mulheres. Nestas, a obesidade diminui com o aumento da escolaridade (ABESO) 3.

            Mas o que a Bíblia fala ou aconselha sobre cada um desses fatores?

Sobre ter filhos

            No primeiro livro da Bíblia já há a orientação de Deus sobre a humanidade ser fecunda:

Gênesis 1:28

Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

            Em Salmos há o reforço da importância de se ter filhos e em inúmeras outras passagens sobre como deve ser a educação deles:

Salmos 127:3-5

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.

Mateus 19:14

Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.

Sobre Amamentar

            Semelhantemente não são poucas as referências em que a Palavra de Deus encoraja as mulheres ao aleitamento materno 4. No próprio evangelho de Lucas há um reconhecimento da importância de Maria ter amamentado a Jesus. Para as que se negam a amamentar de uma forma consciente, também há um aviso, comparando sua “maldade” a de feras do deserto. Senão vejamos:

1 Samuel 1:23

E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer a teus olhos; fica até que o desmames; tão-somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim, ficou a mulher e deu leite a seu filho, até que o desmamou.

Salmos 22:9

Mas tu és o que me tiraste do ventre; o que me preservaste estando ainda aos seios de minha mãe.

Joel 2:16

Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo.

Lucas 11:27

E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher de entre a multidão, levantando a voz, disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.

Lamentações 4:3

Até os chacais abaixam o peito, dão de mamar aos seus filhos; mas a filha do meu povo tornou-se cruel como os avestruzes no deserto.

Sobre trabalhar

            A situação é clara quando se relaciona mulher e trabalho na Bíblia. O que a Palavra de Deus preconiza é o equilíbrio e a correta priorização na vida. Tanto para o homem como para a mulher, a prioridade deve ser o Senhor. Em seguida a família, tendo o homem e a mulher funções distintas, mas nunca uma inferior à outra. Assim como a mulher tem útero e mamas, e apenas ela pode gestar, o homem tem a testosterona que dá um pouco mais de força muscular. Já quanto à capacidade intelectual, ambos têm capacidade semelhantes e a união do casal em comunhão ao Criador certamente contribuirá para uma relação equilibrada, com filhos bem-criados e uma família bastante feliz!

            Concluímos o artigo com uma das passagens mais lindas sobre o trabalho e a mulher na Bíblia, e o texto fala por si próprio:

Provérbios 31:10-31

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.

Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.

Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.

Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.

Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.

Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.

Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.

Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

Referências

1. INCA – https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/fatores-de-risco  

2. IBGE – https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013- agencia-de-noticias/releases/29471-pns-2019-cai-o-consumo-de-tabaco-mas- aumenta-o-de-bebida-alcoolica

3. ABESO – https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da- obesidade/

4. Knowing Jesus – https://bible.knowingjesus.com/Portuguese/topics/Peitos%E3%80%B3Seios,- M%C3%A3es-Que-Amamentam

Publicações Relacionadas

Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Por que sou objetor de consciência?

Vivemos em uma democracia. Isso é muito bom. Apenas 7,8% da população vive em “democracias plenas”. A EIU (Economist Intelligence Unit) alertou para a regressão

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Fígado, Rins e Sacerdócio

Em Êxodo, o segundo livro da Bíblia, no capítulo 28 em diante, vemos que Deus escolhe Arão e seus filhos para serem sacerdotes. Durante todo

Leia mais
Ciência e Fé
João Marcos / Lígia Helena

Quem criou tudo isso?

“Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos”. A Palavra de Deus nos mostra os céus estrelados, como

Leia mais

Outras Publicações

Teologia
Ronaldo de Jesus

A Bíblia precisa ser atualizada?

“Seca–se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Is 40.8 Desde queda do Homem, utilizando-se de artimanhas enganosas, Satanás

Leia mais
Defesa da Fé
Tassos Lycurgo

Jesus é Deus! E agora?!

Uma coisa é uma pessoa chegar e dizer que é Deus; outra, bem diferente, é ninguém considerar essa pessoa um doido ou um mentiroso quando

Leia mais
InterBible
Pedro Milen

O exemplo de Noé

A terra estava um caos. Nos versos iniciais do capítulo 6 de Gênesis, é narrado, que toda a terra estava um caos, que havia cada

Leia mais