Menu

O que Jesus quis dizer com “deixa os mortos sepultar seus próprios mortos?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Essa passagem que aparece em Lucas 9.51-62, é bem curiosa e certamente chama a atenção de muitos. 

A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus (Lucas 9.59,60).

Antes de seguir a Jesus, o homem fez um pedido que parece ser legítimo, que cumpre ao mandamento de honrar pai e mãe (Êxodo 20.12; Deuteronômio 5.16). Contudo, a resposta de Jesus parece ser ríspida, insensível e talvez até desrespeitosa. Mas antes de tirar qualquer conclusão, é necessário analisar o texto com cuidado e com muita atenção.  

Nesse texto, é evidente que Jesus não está querendo ensinar como é o mundo dos mortos, mas aquele dos vivos, daqueles que o seguem ou que pelo menos assim dizem querer fazer. Para responder a essa questão é importante fazer uso da arqueologia, que é uma das ciências que podem ajudar a esclarecer esse texto e contexto cultural.

Olhando com as lentes da cultura ocidental, dá-se a impressão que o pai desse homem estava morto, seu corpo em um velório e que ele estaria pedindo apenas algumas “horas” a Cristo para que pudesse seguir a cerimônia fúnebre e, logo em seguida, partir com o Senhor. Um pedido, a princípio, bastante justo para não ser atendido. 

As dificuldades desaparecem quando se compreende, através do resgate arqueológico, o que significava, naquela época, e também ainda hoje em alguns idiomas como o árabe e o siríaco, a expressão “sepultar o meu pai”. Essa expressão trata-se de um idiomatismo que nem de longe indicava que seu pai havia morrido recentemente. Tanto o é que o episódio se dá “caminho fora” (Lc. 9:57). Se o pai do jovem tivesse morrido, o que estaria ele fazendo à beira da estrada junto com Jesus? Na verdade, essa expressão idiomática significava que o pai estava sadio e feliz e que seu filho prometera sair de casa apenas depois que ele morresse.

Além disso, segundo o costume oriental, quando o pai morria, o filho mais velho ficava encarregado do seu sepultamento, mas isso também não ocorria imediatamente após a sua morte. Primeiramente o corpo era banhado, perfumado e envolvido num lençol para ser depositado numa gruta tumular onde ficava deitado sobre uma cama de pedra por um ano ou mais, até que a carne houvesse completamente sido decomposta, restando apenas os ossos. Então, em tal dia (depois de um ano ou anos), o filho retirava a ossada de seu pai, colocando-a delicadamente num pequeno caixão de pedra (conhecido como ossuário) e, somente aí, tinha-se finalmente completado o “sepultamento”, isto é, vários meses ou anos após a morte do indivíduo. A figura 1 ilustra muito bem esse cenário. 

Figura 1 – Tumbas na época de Cristo

Veja um exemplo de ossuário da época de Jesus:

Figura 2 – Ossuário da época de Cristo

Em Israel, dar um honroso sepultamento ao morto, era considerado tanto um dever quanto um ato de bondade (Mq 6.8), que tinha a mais elevada prioridade sobre os demais serviços que requeriam atenção. A piedade filial obrigava um filho a atender a esse ato final de devoção. Conforme Gn 25.9; 35.29; 49.28–50.3; 50.13,14,26; Js 24.29,30; etc. Não surpreende, pois, que esse homem solicitasse permissão para primeiro ir sepultar seu pai. Antes de seguir a Jesus, ele queria cuidar de seu pai até sua morte. De acordo com Lopes (2017, p. 326), esse pedido seria uma espécie de atraso indefinido. Depois de sepultar o pai, então, estaria pronto a segui-lo. Mas Jesus deixa claro que pregar o reino é a maior de todas as prioridades. Nenhuma outra agenda pode se interpor entre o discípulo e a pregação do evangelho do reino.

Com esse pano de fundo trazido dos estudos arqueológicos, o diálogo de Jesus com aquele jovem passa a ter outra dimensão. Esclarece-se a questão e torna o texto mais compreensivo e agradável de se ler, ficando evidente que o homem estava arrumando uma desculpa para não seguir a Jesus naquele momento. Quantas pessoas estão fazendo isso ainda hoje? Quantos jovens estão postergando a sua decisão de entregar a sua vida a Cristo? O chamado de Jesus é urgente, é para todos, é para HOJE! Não entregue a Jesus as sobras, se coloque inteiramente à sua disposição! Responda positivamente ao chamado como o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Publicações Relacionadas

Temas Difíceis da Bíblia
Erivelton Nunes

O que a Bíblia diz sobre o Hamas?

Desde os últimos atos terroristas empreendidos contra o Estado de Israel no dia 7 de outubro, pelo grupo terrorista, autodenominado HAMAS. Muita informação distorcida está

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Renata Santana

Transformar

Deus deu à borboleta a oportunidade de se transformar… Ela não tem opção, a não ser deixar sua condição de lagarta e adquirir asas. Mas

Leia mais
Teologia
Carlos Queiroz

Jesus, o Messias prometido

        A pessoa de Jesus é vista por muitos historiadores e cientistas da religião da era pós-moderna apenas como uma figura histórica de grande relevância

Leia mais