Menu

SERVIR PELO EXEMPLO DO SENHOR JESUS CRISTO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Mc 10:45

O evangelho de Marcos traça o perfil do Senhor Jesus Cristo, “Como Servo”. Embora seja Ele o Senhor de tudo, através do processo de encarnação se fez servo, para poder efetuar o plano da nossa Redenção. A origem da palavra SERVIR vem do latim SERVITUM, que significa “escravidão, servidão” ou ainda servos, escravos.

            Vale acentuar que o Senhor dá uma reprimenda, isto é, uma advertência severa nos Doze, pois naquela noite estiveram debatendo sobre quem era o maior, Ele os ensina que quem quisesse se tornar importante no Reino deveria ser servo, contrariando a cultura da época e dos valores do mundo, em que muitos querem ser servidos e não servir, conquistar posições sociais.   Além disso, Israel estava sob ocupação Romana, toda a nação e incluindo os Doze pensavam em um reino messiânico terreno, mas o Senhor falava do Reino que não tem fim, o Reino que é eterno.    

“E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”
Lc 1.33

De acordo com o evangelho de João (Jo 13.1-5), Jesus Cristo apresenta um padrão do serviço no Reino, Ele dá o exemplo de um novo modo de ver o mundo e de viver nele, isto é,o serviço a Deus e ao próximo como estilo de vida.

Desde os tempos bíblicos é costume, no Oriente, que o anfitrião dispense um tratamento honroso aos seus convidados. Esse serviço era realizado pelos serviçais inferiores da casa.

            Quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, Ele estava no cenáculo, onde celebrava a Páscoa com eles. Este era o momento propício para o ensino de uma prática  imprescindível à Igreja, ou seja, o serviço cristão. Naquele dia, ninguém ofereceu água para lavar as mãos nem os pés, então Jesus aproveitou a ausência do servo e rompeu a regra da sociedade, causando espanto a todos. Em seguida, interrompeu a refeição pascoal para lavar os pés dos seus discípulos. Tal prática imprimiu nos seus discípulos a sua principal marca ministerial: Servir ao próximo.

Jesus deixa bem claro quem é o nosso próximo, segundo o evangelho de Mateus 25.35-45 “quando a um destes pequeninos…”. Quando servimos em presídios, hospitais, orfanatos ou na igreja nos seus diversos departamentos e projetos especiais, desta forma, estamos servindo de forma integral ao nosso próximo e a obra de Deus. 

Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz, façais vós também”. (Jo 13.15)

              Ações de Jesus Cristo como servo nessa passagem bíblicas, servem para todos nós que vivemos o “novo nascimento”, e fomos chamados para servir ao Reino, como modelo e inspiração de vida:

Servir como voluntário

Na carta de Paulo (1Tm 2.6a.) “O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos.” Assim como, Jesus Cristo deu a si mesmo voluntariamente para a morte de cruz por nós, devemos ofertá-Lo a nossa vida. Os cristãos primitivos servem de inspiração para nós hoje, os mesmos se esvaziaram de suas vontades e se dedicaram plenamente aos interesses do Reino.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” Fp 2.5.

Servir com humildade

Na carta de Paulo (Fp 2.8) “E, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz”.

É necessário salientar que o serviço cristão deve ser revestido de humildade, sem a busca por aplausos, reconhecimentos ou posições. Isto significa ,buscar uma dependência contínua do poder de Deus. Por isso, “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” Jo 3.30.

Servir por amor

Consoante o evangelho de João (Jo 13.1b) “Como havia amados os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim”.

Vale acentuar que, é o amor que torna o serviço a Deus e ao próximo mais do que mera obrigação, faz com que o servir, seja uma experiência solidária e autêntica. Ao servirmos na obra de Deus, devemos sempre analisar as nossas intenções, que nossa motivação seja sempre inspirada no amor obediente do nosso Salvador Jesus Cristo . Nesse contexto, “ O amor, tudo sofre, tudo crê , tudo espera, tudo suporta” 1 Co 13.7

Servir com Excelência

Na carta de Paulo (Fp 2.8b) “Sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.

Destaca-se que o Servo terminou a obra redentora com excelência na cruz do calvário, quando disse: “está consumado!”, e foi recompensado! “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”. Fp 2.9

Para servirmos com excelência no Reino, precisamos saber para quem estamos servindo. Dessa forma, conseguiremos ser obedientes, fiéis, prudentes e aplicados, a fim de trabalhar para o bem comum, servindo com alegria, prazer e com o coração cheio de amor e misericórdia. Em resumo, “E tudo que fizerdes, fazei-o de todo o coração , como ao Senhor, e não aos homens. Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo servis.” 1 Ts.3.23,24

O apóstolo Paulo nos exorta: “portanto, meus amados irmãos, sedes firmes e constantes… sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. 1 Co 15.58.
Em suma, meus amados continuem a servir com alegria, obediência, amor e humildade! Tem recompensa!

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais
Teologia
André Galvão

REFLEXÕES E REFUTAÇÕES CARNAVALESCAS

Qual é a primeira imagem que o nosso cérebro nos revela quando mencionamos apalavra “carnaval”? A resposta pode não ser única, mas, certamente, está circunscrita

Leia mais

Outras Publicações

Devocional
Adriana Goulart

Sacudindo o pó e seguindo a viagem

No capítulo 10 do Evangelho de Mateus, vemos Jesus instruindo seus discípulos antes de enviá-los sozinhos em sua primeira grande missão: pregar o Evangelho, anunciando

Leia mais
Fala Malafaia
Silas Malafaia

Alegria Inesgotável

Já vimos que quem permanece na presença de Deus não anda de cabeça baixa, resmungando, ainda que enfrente adversidades, pois Deus lhe dá uma alegria

Leia mais