Em João 14:5-6
Vemos que Tomé, um dos 12 discípulos, após ouvir um discurso de Jesus sobre sua ida aos céus, para preparar lugar para nós futuramente, ele simplesmente pergunta: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?”
Então Jesus, responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”
Aqui nós vemos uma das frases mais emblemáticas de Jesus.
Eu sou o caminho – Ele é o único meio que nós podemos acessar para se salvar, não é a religião, não são as obras, não é a lei, é Jesus. Sem caminho não temos nenhum avanço.
Eu sou a verdade – A verdade está ligada, a sinceridade, a ausência de mentira, a verdade exerce importância em todos os julgamentos e atitudes do ser humano. Jesus é a verdade em que devemos confiar, temos de acreditar em tudo que Ele prometeu, pois Nele não há mentira, e Ele deve ser nossa base de julgamento e atitudes. Sem a verdade não existe conhecimento, e vivemos na mentira.
Eu sou a vida – A vida é o período que decorre entre a concepção e a morte, a vida é o estado que não acaba de ser organizado. Se não nos fosse dada a vida, não haveria vida. Jesus é a fonte originária da vida, Ele é o Alfa e o Ômega, Ele é o princípio de tudo! A fonte de tudo!
O que aprendemos? Jesus nos deu vida, para que escolhêssemos ir pelo Seu caminho ou ir ao inferno, porém primeiro devemos conhecer sua verdade, que Ela liberta todo jugo, e nos livra de toda condenação.