Menu

A importante missão da figura masculina na Família

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes”. 1 Co 16:13

No capítulo 11 da primeira carta de Paulo aos coríntios, Paulo põe em destaque a seguinte expressão: quero que saibais que”…

“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”. (1 Co 11.3)

O apóstolo aqui se utiliza de uma expressão que poderia ser traduzida (interpretada, parafraseada) da seguinte maneira: “Olha, eu gostaria que você soubesse” ou ainda, ressaltando a importância do assunto: “Vou chamar sua atenção especialmente para essas considerações, a fim de formar uma opinião correta sobre esse tema”. 

Se você conhece um pouco de Bíblia, sabe que a compreensão dos papéis de cada um, homem e mulher, na família é assunto destacado nas Escrituras. E por conta de não podermos ignorar os princípios divinos para o funcionamento da família (sob pena de cairmos em um erro que nos custará caro, acredite!) é que devemos atentar para tudo o que a Bíblia nos diz. E uma dessas coisas muito importantes é: o homem detém o governo do lar. Senão, veja o que a Bíblia diz:

“Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”. (Ef 5.23)

Continuando a leitura neste mesmo capítulo 5 de Efésios, a coisa fica ainda mais complicada para nós…

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, …”(Ef 5.25)

Você já deve ter percebido que o papel definido pela Bíblia para um homem cristão exercer na família, não é algo para gente fraca: Ele tem que viver com integridade, dando o seu melhor em tudo o que fizer. E isso vai além de sustentar essa família com o fruto do suor de seu trabalho. Para ser um bom marido, um bom pai, esse homem deve:

Ser provedor  -Isto é, dar provisão para a sua família; o que não deve se limitar a questão do sustento financeiro da casa, mas também no que diz respeito às necessidades emocionais e físicas da sua esposa (inclusive sexuais) e filhos;

Ser protetor – Amando a sua esposa como Jesus amou a Sua igreja. E sabe o que isso significa? Que o homem deve amar sua mulher a ponto de, se necessário for, dar sua vida para proteger e guardar sua mulher, assim como Cristo fez pela igreja, bem como proteger as pessoas que estão ao seu cuidado. Se você quer que seus filhos se tornem adultos responsáveis e equilibrados emocionalmente, talvez a melhor maneira de fazer isso acontecer é demonstrando a eles que ama a sua esposa. Fica a dica!

Ser promotor – O que significa ser um apoiador daqueles que estão sob sua responsabilidade; criando os seus filhos e ajudando no seu desenvolvimento físico, intelectual e espiritual. Pais que fazem a diferença, são aqueles que de quem a crianças tem orgulho e com quem querem se parecer. A admiração pela figura do pai é o elemento que promove a “ruptura”, a separação da mãe e o preparo para o mundo.  O contato com uma fonte de identificação masculina é imprescindível para a saúde emocional tanto da menina como do menino. E no caso de ausência do pai biológico, por qualquer motivo, é importante frisar que na falta deste, a criança poderá encontrar outras referências, como tios, avós e mesmo irmãos mais velhos.

Bem, se você é solteiro e já leu até aqui, espero que não esteja pensando em desistir de casar: a missão é árdua, mas é também recompensadora!

Uma outra coisa que merece destaque nesse papel, é que ser o cabeça do lar envolve também o governo espiritual do lar, o que implica em conduzir não apenas as questões naturais da vida familiar, mas principalmente o governo espiritual do lar.

Não é à toa que o apóstolo Paulo, ao falar sobre as qualificações necessárias para quem deseja ser um pastor, ressalta a importância de, antes de desejar governar a casa de Deus, governar bem a própria casa:

E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?”. (1 Timóteo 3.3,4)

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que na família, o resultado de escolhas e decisões erradas, desde o Éden, recaem sobre o homem. Portanto, tudo o que formos fazer( incluindo casar, viver em família, criar filhos e etc) deve ser feito de acordo com a direção da Palavra de Deus.

https://www.semprefamilia.com.br/artigo/a-importancia-do-pai-na-vida-dos-filhos/

OS DEVERES DOS MARIDOS – por Luciano Subirá

Publicações Relacionadas

Teologia
Pr.Junior Ribeiro

HERMENÊUTICA APOCALÍPTICA

Série de estudos sobre o Apocalipse para auxiliar professores e estudantes. Parte II – . Reinterpretação do comentário sobre o Apocalipse Comentadores críticos históricos identificaram

Leia mais
Teologia
Pr.Junior Ribeiro

INTRODUÇÃO TEOLÓGICA

Recentemente, o método narratológico tem sido aplicado ao Apocalipse, levando à análise deste como uma obra literária ou um drama, comparável a uma peça teatral.

Leia mais

Outras Publicações

InterBible
Anna Caroline Gonçalves

Suporte a perseguição

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”. Mateus 5:10 Como cristãos, precisamos viver o que Jesus

Leia mais