Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14: 27.
Inspiração de músicas seculares, tema de muitas palestras ao redor do mundo, a paz, com toda certeza, é algo buscado pelos homens. Muitos a buscam em lugares, pessoas e prazeres nesse mundo e tudo isso não passa de momentos que dão a falsa sensação de paz, porque é passageira e limitada, muito diferente da que Jesus nos prometeu.
Como viver sem paz? É difícil caminhar sem esse estado de calmaria e tranquilidade.
Deus, quando nos criou e formou, sabia de como ela seria importante e fundamental na nossa vida. Para tomar decisões, para descansar, para os relacionamentos, são inúmeros os benefícios que a paz nos traz.
A Bíblia registra alguns benefícios da paz:
Primeiro, é preciso reconhecer que a paz é um presente. Jesus diz que nos dá a paz dEle, uma paz única e exclusiva de quem se tornou seu discípulo.
A paz de Deus excede todo o entendimento, porque ela não depende de circunstâncias, de momentos, lugares ou pessoas para estar dentro de nós. Independente se estivermos bem ou enfrentando dificuldades, ela será legítima e constante em nosso espírito.
A paz é um fruto. Com a ajuda do Espírito Santo de Deus, precisamos produzir esse fruto e levar a pacificação aonde chegarmos. Bem aventurados somos quando promovemos a paz de Deus em um lugar, através de um abraço, uma conversa ou quem sabe até silenciando a nossa voz.
A paz também é um Juiz. Que segurança maravilhosa a paz de Cristo pode nos trazer sendo árbitro no nosso coração. Aquela certeza de que estamos fazendo o certo, escolhendo o melhor, decidindo de acordo com a vontade de Deus. Como é importante estarmos atentos a esse sinal. Às vezes, pedimos tanto um sinal a Deus, quando podemos ter a paz dEle como um poderoso instrumento no nosso coração.
As Escrituras nos deixam muito conscientes de que a paz de Deus é uma benção para nossas vidas e que só podemos tê-la em Cristo Jesus, Seu Filho. Através da paz, nossa rotina é diferente, nosso coração se alinha ao céu, nos tornamos mais quietos e também mais sensíveis ao Senhor. Que possamos tomar posse dessa benção, entendendo que a paz já nos foi entregue; agora precisamos desfrutá-la.