Menu

A vida e suas responsabilidades

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Uma grande virtude que você deve buscar na vida de alguém com quem quer namorar e casar é esta: uma pessoa que encare a vida e as próprias responsabilidades.

Estudo, trabalho, contas, igreja, compromissos, futuro… Como é que essa pessoa encara todas essas coisas? Há pessoas que levam a vida de qualquer jeito, ou seja, elas não se preocupam com nada.

O rapaz está namorando a moça. Ele já tem seus vinte e poucos anos, não trabalha, não estuda, vive à custa do pai e da mãe, e, quando você pergunta-lhe sobre seus sonhos e seus objetivos, ele diz: “Está nas mãos de Deus!”.

Cuidado que é furada!

Provérbios 10:4-5 ARA diz: “O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se. O que ajunta no verão é filho sábio; mas o que dorme na sega é filho que envergonha”.

Você não precisa procurar uma pessoa rica ou milionária para ser feliz, mas, sim, uma pessoa que possa dizer: “Vou trabalhar e dedicar-me, pois tenho sonhos e projetos para realizar. Vou crescer, quero ser alguém na vida e vou fazer você feliz!”.

A Bíblia diz em Provérbios 6:6-11 ARA: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para cruzar os braços em repouso; Assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”.

Essa virtude você já pode notar agora enquanto namora. Você já consegue ver isso na pessoa que você está interessado(a)?

Quando falamos de responsabilidades, pensamos primeiro no rapaz que, no lar, torna-se o provedor. Mas as moças não estão isentas dessa nobre virtude, principalmente na cultura de hoje.

Quando olhamos para a vida de Rebeca, temos um exemplo clássico de serva de Deus. Em Gênesis 24:16-21, encontramos a seguinte declaração: “E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro, e subiu. Então, o servo correu-lhe ao encontro e disse: Ora, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro. E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se, e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão, e deu-lhe de beber. E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. E apressou-se, e vazou o seu cântaro na pia, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos. E o varão estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou não.

Observe que Rebeca era uma moça dedicada, uma verdadeira serva, a ponto de Eliezer ficar admirado com o tratamento que recebeu dela.

Há moças que não ajudam a mãe nos afazeres da casa, não arrumam nem o próprio quarto e nem lavam as louças depois do almoço. Tudo isso reflete lá na frente, na vida conjugal.

Esteja certo(a) de que seu(sua) namorado(a) será um verdadeiro(a) servo(a) responsável que deseja vencer na vida.

Ore: “Meus sonhos e projetos estão em tuas mãos, Senhor. Por isso, serei ousado(a), terei fé, trabalharei pelo meu futuro e não serei preguiçoso(a). Tua graça será sempre comigo, pois eu confio em um Deus que cuida dos seus. Em nome de Jesus. Amém!”

Publicações Relacionadas

Vida Cristã
Cristian Oliveira

Seja você mesmo

Quando nos comparamos com outras pessoas, podemos cair no erro de nos sentirmos inferiores com nosso próprio resultado. As comparações podem ser autodestrutivas.  É importante

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Cuidado com a imposição

Já falei sobre esse tópico de forma mais rápida anteriormente, mas quero deter-me aqui um pouco mais sobre esse assunto. Como o namoro não é

Leia mais
Vida Cristã
Cristian Oliveira

Respeito

Muitos casais de namorados brigam como gato e cachorro. E o pior: não é só isso. O problema é que passam dos limites de uma

Leia mais

Outras Publicações

Teologia
Sandra Farias

O chamado e suas implicações

“Apronte-se e vá à grande cidade de Nínive. Anuncie meu julgamento contra ela, pois vi como seu povo é perverso. Jonas se aprontou, mas foi

Leia mais
Devocional
Sheyla Cabral

Casa

“Porém alguns creram nEle e O receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus”. João 1.12 Nós podemos até

Leia mais